Decreto da discórdia - Cancelamento e restrições no feriado de carnaval


 

Um decreto da Prefeitura de Maracanã com data retroativa a 04 de fevereiro e publicado ontem no Portal da Transparência do município CANCELA o carnaval de rua, proibindo blocos, cortejos e veículos automotivos, para evitar aglomerações. A decisão segue a linha geral na maioria dos municípios do Brasil, que também já haviam cancelado as festas momescas.

Entre os "CONSIDERANDOS" do Decreto, o avanço da covid 19 por meio da variante Ômicron com o consequente aumento de casos ativos identificados.

PROIBIÇÕES E AUTORIZAÇÕES

Além do carnaval de rua, o município definiu a venda de comidas e bebidas por ambulantes até a meia-noite no período de 25 de fevereiro a 03 de março de 2022.

Já no caso de local de shows, clubes e salões, será liberado a realização de matinês até a meia-noite, não podendo ultrapassar 50% da capacidade máxima do local onde o evento é realizado e será obrigatório o uso de máscaras e a manutenção de funcionários na entrada com termômetro infravermelho de pulso para a aferição da temperatura dos participantes do evento.

APRESENTAÇÃO DO COMPROVANTE VACINAL

Nas sedes com autorização para a realização de matinês, os participantes somente poderão ingressar no local após apresentação do comprovante vacinal físico ou digital.

A fiscalização será feita por servidores municipais designados para a ação e as forças de segurança pública.

REPERCUSSÃO

Pequenos empreendedores e ambulantes, bem como, promotores de eventos, reclamaram bastante em grupos de aplicativos ontem mesmo à noite após a divulgação do decreto, quanto ao aviso vir em cima da hora, o que compromete acordos com sons, bandas, depósitos de bebidas e aluguéis de casa de eventos, definidos previamente e causam prejuízos, já que não havia qualquer restrição na cidade quanto a eventos, uma vez que as festas vêm acontecendo seguindo o novo normal do momento com as devidas precauções sanitárias.

Na verdade muitos reclamam que precisamtrabalhar e os governos estão evitando as restrições maiores, em razão do acesso e aceleração da vacinação. Muitos especialistas dizem que o momento não é de restrição total, mas de cuidar de vacinar ao máximo possível a população, principalmente, com campanhas vacinais para crianças que já estão nas escolas.

Postar um comentário

0 Comentários