A travessia de dona Filoca em Fortalezinha



"Amo essa ilha, não pretendo sair daqui para lugar algum, nem para ir ao médico. Essa ilha é meu lugar e só saio daqui para o cemitério!”. Dona Filoca, que já é uma linda estrela no céu...

 

Dona Filoca nos deixou aos 90 anos de idade, eternizada no álbum "IDENTIDADE", no ano de 2019, quando o Blog - com sempre faz - reconheceu a importância dela na história de Maiandeua e Maracanã, deixando um grande legado, pois levantou a bandeira da mulher praiana, pois reunia a fibra, garra e determinação do nosso povo!

Creusa Teixeira
★1935
† 2022

In memoriam 

 

Creuza Teixeira ou Dona Filoca - como ficou conhecida - chegou à ilha de Fortalezinha com 11 meses de vida e residiu na localidade desde então; tinha como oficio a agricultura e trabalhava na roça cultivando milho, mandioca, produzindo farinha, carvão e tudo mais que a terra lhe propiciava.

 

Relato de Dona Filoca para Sávio Lima


O trabalho que eu tinha era árduo e cansativo, mas eu gostava do ofício e ficar parada não era comigo; eu plantava, colhia e cuidava do terreno. Antigamente aqui em Fortalezinha tudo era bastante calmo, não tinha eletricidade e eu gostava de dançar o Carimbó, cuidar das minhas galinhas que ficavam soltas pelo terreiro. Hoje eu sinto falta, pois quase não saio de casa, porque tenho medo de cair na rua. Eu tive seis filhos homens, mas só um sobreviveu: ele nasceu prematuro e hoje ele tá ai um homem forte, o meu porto seguro. Eu não sei o que seria de mim sem ele; e tem esse gato, a minha companhia. Ele apareceu por aqui e foi ficando, eu gosto dos bichinhos, tenho uma galinha e se ela botar os ovos eu vou deixar ela chocar todos pra encher o quintal de pintinho. Amo essa ilha, não pretendo sair daqui para lugar algum, nem para ir ao médico. Essa ilha é meu lugar e só saio daqui para o cemitério!”.

Dona Filoca nos deixa aos 90 anos de idade, Foi eternizada no álbum identidade no ano de 2019.
Dona filca nos deixa um legado e levantou a bandeira da mulher praiana a fibra trazia consigo a garra e a determinação do nosso povo!
Creusa Teixeira
★1935
† 2022
Fortalezinha-Pa/2022

Postar um comentário

0 Comentários