Ruínas de Fortalezinha em Maracanã - Mito ou verdade?


 

A charmosa praia de Fortalezinha na ilha de Maiandeua, município de Maracanã, tem se tornado conhecida e agora com o asfaltamento da rodovia PA 430, poderá ser um dos principais destinos turísticos da região salgada paraense.

O poeta e fotógrafo Sandro Barbosa esteve na ilha, sempre produzindo muito material para o memorial do Blog e encontrou as ruínas, que segundo alguns moradores seria de uma Fortaleza construída pelos Jesuítas e então a origem do nome Fortalezinha.



 

Porém, o BlOg procurou o professor, escritor e historiador Emanuel Pereira, que nos mandou a seguinte aula sobre o assunto:


"Como diria o saudoso Elizel, nos alfarrábios que consultamos sobre a história maracanaense, não encontramos nenhum registro sobre essa fortalezinha de pedra no Maiandeua.

Talvez tenha surgido no correr do tempo e de forma simples sem influenciar qualquer evidência histórica.


 

A única relíquia dos tempos jesuíticos no munícípio, são restos de uma gamboa, melhor dizendo, um curral de pedras para capturar crustáceos, moluscos e peixes pequenos, localizada na ilha da Coruja, quase na confluência do rio Marapanim com o Furo do Mocoóca.

Presume-se que a tal gamboa tenha originado o nome do povoado da Camboinha, localizado naquelas imediações.

 

Segundo relatos históricos, as gamboas eram construídas pelos escravos durante o período colonial ou por populações indígenas indígenas no período pré-colonial.

Quanto a mini-fortaleza da Fortalezinha, deveria ser mais estudada quanto sua orígem, material utilizado na edificação, até porque, na época dos jesuítas não havia cimento.

A massa era na base da cal e óleo de baleia"
.
 

 
TExto: Emanuel Pereira
Imagens: Sandro Barbosa

Postar um comentário

0 Comentários