A despedida de mestre Gudengo em Algodoal

 


"...Mestre Gudengo morreu e não vai voltar, só deixou saudades, para a cultura do Pará", a frase é de um carimbó em homenagem ao mestre José Cristo, 72 anos, conhecido por Gudengo, que faleceu ontem na ilha de Algodoal e hoje seu velório aconteceu na sede do Praianos, clube do coração do mestre, que teve a urna mortuária coberta com as bandeiras do clube e também da instituição "Alcóolicos Anônimos", fundada na ilha com a ajuda do mestre.

Após o velório com apresentação de grupo de carimbó, houve cortejo fúnebre até o cemitério Santa Rita, no coração da Ilha de Maiandeua.

QUEM ERA MESTRE GUDENGO?

José Cristo era pescador, poeta e compositor de célebres carimbós. Gudengo como é conhecido na ilha de Algodoal, era um grande contador de histórias e causos. Pioneiro na praia da Princesa onde tinha um bar, isso há mais de 30 anos atrás, junto com mestres - como Chico Braga e Montana - animava as noites da ilha, que na época não possuía energia elétrica.

Uma autarquia da cultura popular paraense que vive e é transmitida de geração em geração, foi tema de homenagem na coluna IDENTIDADE DO BLOG em 25 de janeiro de 2019, em postagem produzida pelo fotógrafo nativo Sávio Lima, talvez sendo a última homenagem em vida. Antes, o mestre foi homenageado pela escola da vila "Maria de Lourdes" no desfile escolar no dia 07 de setembro 2018.

Descanse em paz, Mestre!

Postar um comentário

0 Comentários