A "dieta da fome" aplicada aos estudantes de Maracanã com merenda semestral

 

O Kit semestral de junho

 

Por Ícaro Gomes


Seria até cômico, se a situação não fosse tão trágica, MAS, os melhores alunos do planeta - quando avaliado o quesito fome - são mesmo do município querido de Maracanã, um paraíso encravado às margens do rio de mesmo nome no belo salgado paraense.. O BlOg até gostaria de evitar a abordagem de assunto tão complexo, porém, diante do silêncio sepulcral do Poder Legislativo; considerando a falta de trombone ao Conselho Municipal de Merenda Escolar e outros penduricalhos responsáveis pela fiscalização pública, cabe a nós o dever de gritar no meio do ensurdecedor silêncio. Um grito que ganha muitas vezes a inimizade gratuita alheia e o rosto torcido, mas traz liberdade à consciência ao - talvez - último dos moicanos, que se incomoda sim com o desrespeito à educação e à dignidade das crianças. Sempre foi viva voz dos nossos ancestrais: "quem meu filho beija, a minha boca adoça".

ENTENDA O CASO DA MERENDA

De ponta cabeça

 
Sem aulas presenciais em razão da pandemia, os Tribunais de Contas em todo o Brasil autorizaram os gestores a transformar a dinheirama da alimentação escolar repassada constitucionalmente pelo governo federal em "kits merenda" para entregar as famílias dos estudantes matriculados na rede de ensino. Ora se a criança não vai à escola, a merenda deveria chegar ao "bucho" da criança em casa, já que conforme a Lei o dinheiro constitucional da alimentação escolar é para tal fim.

Muitos governos e prefeituras adotaram o cartão digital, estipulando um valor para que a mãe do estudante sacasse o dinheiro e transformasse em merenda. Outras prefeituras, realizavam mensal ou bimestralmente as compras numa só licitação e transformando em Kits distribuindo nas escolas conforme a relação de matrícula.

E EM MARACANÃ?

Nenhuma ação foi pensada, não houve cartão, não houve distribuição mensal e nem bimestral. Aliás, o prefeito com essa nova dinâmica da alimentação escolar no Brasil nos tempos de pandemia, descobriu foi a roda e inventou uma dieta semestral, onde os alunos receberam no fim de junho um "miado" kit e agora - já bem perto do natal - receberão o segundo kit merenda semestral.

Isso é uma vergonha. Uma afronta aos estudantes de São Miguel de Cintra, que está deixando o índio Cupiúba se revirar no túmulo. Como pode? Um ano de recursos federais depositados fielmente transformados numa cestinha semestral?

Veja no Portal do FNDE a gama de recursos federais repassados

 
Quase 800 mil em recursos repassados no ano



Conforme o leitor pode acompanhar no quadro do Governo Federal são R$ 791 mil que quando acrescidos dos complementos municipais obrigatórios devem chegar bem pertinho de um milhão de reais. A merenda milionária de Maracanã que se transforma em poucos produtos de marcas questionáveis e compradas de forma mais questionável ainda.


Em 30 de junho, O Blog publicou a seguinte postagem: "Kit de merenda - Muito tempo, muita verba e "miado" para seis meses" - Espia lá -https://www.icarogomes.com/2021/06/kit-de-merenda-muito-tempo-muita-verba.html

O objetivo era claro: os erros praticados no primeiro semestre poderiam ser consertados e finalmente um caminho mais sério adotado para sanar o problema e fazer chegar a merenda escolar digna às crianças. Porém, fora o kit de junho e outro prometido agora em dezembro, podemos dizer que o restante do ano foi na base da farofa de vento.

O governo municipal tem acertos com certeza, mas muitos e muitos erros. Terminamos alertando que agora ultrapassou a linha da vergonha e se lançou ainda mais no lamaçal das suspeitas de "gatunagens" e "maracutaias" se banhando no dinheiro mais sagrado que existe, qual seja o das crianças.

 

Termino o texto com palavras de Jesus: "Mateus 19,13-15: Naquele momento, foram-lhe trazidas crianças para que lhes impusesse as mãos e fizesse uma oração. Os discípulos, porém, as repreendiam. Jesus, todavia, disse: "Deixai as crianças e não as impeçais de vir a mim, pois delas é o Reino dos Céus"


Postar um comentário

6 Comentários

  1. Difícil sair desse buraco que maracanã caiu.. temos uma secretária de educação que pouco sabe sobre educação. Na verdade foi considerada uma da piores vereadoras que passou pela casa da corrupção.
    Outrora pouco fazia naquela época de ditadura, onde a mesma, juntamente com o prefeito da época ajudou a debochar e perseguir muitos professores, que foram remanejamento para os confins do interior de maracanã. E hj quer dar uma de boa moça. Vergonha para nosso município, pois nela não existe sensibiliadade, existe falta de respeito para com a educação de maracanã. A pergunta que nao quer calar. Como uma secretária que nunca soube oque realmente passa pela mente dos alunos , vai saber se os mesmos tm fome ou cede? #forasecretariametirosa

    ResponderExcluir
  2. Essa gestão a cada dia que passa vem mostrando que incompetência e falcatruas é a sua marca.
    É a gestão do calote!!!
    Toda essa dinheirama e eles não pagam os fornecedores da merenda escolar.
    Nunca em toda história de Maracanã se viu tanto calote, corrupção, falcatruas e máfias de todo tipo.
    Pior é a gente assistir esses "vereadores de merda" de braços cruzados.
    Tenho pena da minha cidade, povo trabalhador, acolhedor, porém BESTA E ACOMODADO.

    ResponderExcluir
  3. Essa grana da merenda escolar só deve tá indo pro bolso dos puxa sacos, pq eles são os únicos que dizem que tá tudo lindo.
    Acho que é a catarata na visão. Kkkkk
    Deu cegueira

    ResponderExcluir
  4. Ainda não fez um ano de mandato, o que temos de escândalos, corrupção e incompetência é um absurdo:
    ALUGUEL DE CARROS (FACHADA)
    LICITAÇÕES FRAUDULENTAS
    NEPOTISMO
    SUCATEAMENTO DE VEÍCULOS
    CALOTE EM FORNECEDORES
    DESTRUIÇÃO DA SAÚDE
    DESVIO NA MERENDA ESCOLAR
    EVENTOS ESPORTIVOS SUPERFATURADOS
    IRREGULARIDADES EM CONTRATOS
    CALOTE EM ALUGUEL DE IMÓVEIS
    OBRAS ILEGAIS (ORLA E REIZAO)
    CRIME AMBIENTAL
    FALTA DE REMÉDIOS NO HOSPITAL
    FUNCIONÁRIOS FANTASMAS
    FUNCIONÁRIOS SEM FORMAÇÃO OCUPANDO CARGO DE NÍVEL SUPERIOR
    CALOTE
    CALOTE
    CALOTE
    CALOTE

    ResponderExcluir
  5. O governo Reginaldo nas eleições se viu trabalhou com uma campanha recheada de muita promessa de mudança, porém o primeiro ano de mandato provou que não passou de promessas.
    O círculo vicioso da política nepotista, corrupta e suja continua, forte, moderno e aperfeiçoado

    ResponderExcluir
  6. O governo Reginaldo em campanha jogou muita pedra no telhado de vidro da ex-prefeita sem saber como era a casa chamada prefeitura. A noção de administração pública, controle de gastos, planejamento, projetos, plano de governo. Estamos há 1 ano de governo praticamente e não se vê o mínimo de noção do que é essencial do que é facultativo em termos gestão de gastos.
    Prefeito, Secretários e Diretores de Departamento ainda não se situaram que os serviços essenciais ao invés de tratados de qualquer jeito mantém a vida do povo e do município em ordem

    ResponderExcluir