Seu Bastico e as notas de esclarecimentos reais



Por Ícaro Gomes *


Para os novos leitores e leitoras do BlOg que se avolumaram em 2021, temos que apresentar SEU BASTICO, que vez por outra, dar o ar de sua graça em nossas páginas. Seu Bastico é um morador ribeirinho aposentado das margens do rio Maracanã, que tem seu "curralzinho" ali pelas bandas da vila Bom Jesus e complementa sua rendinha com os seus artesanais beijus. Apaixonado completamente pelo Rei de Cintra, confia em tudo o que o REINO divulga em suas redes sociais e no que os integrantes da corte espalham pelas esquinas do reino. Mas, a grande paixão momentânea do velhinho que mora do outro lado do rio, são as NOTAS DE ESCLARECIMENTOS DO REINO. Seu Bastico acha fantástico: explicativas, diretas, bem escritas e solucionadoras de tudo. Sim! como se num passe mágico através de uma varinha de condão, tudo se resolve, tudo se confirma, tudo se esclarece e a calmaria volta ao REINO DE CINTRA, após uma nota de esclarecimento.

Noutro dia, uma criança - segundo uma família do reino - morreu no hospital de CINTRA por falta de estrutura em equipamentos e condições básicas de atendimento, mas Seu Bastico sabe muito bem que isso acontece em todo canto, recém-nascidos morrem mesmo e estão dentro da estatística média oficial dos reinos, bastando a Nota de Esclarecimento para o povo entender que isso é assim. Por que? Porque sim! como dizem as inocentes crianças!

Noutro dia, o povo protestou numa estrada real de barro lá pras bandas dos campos das mangabas e dos vales dos Mocoocas. Queriam profissionais de saúde, insumos e carruagem branca de saúde. Tudo foi negociado por um emissário do REI e depois uma bela nota de esclarecimento disse que se tratavam de súditos "DO CONTRA" que estavam lá pra continuar sendo "DO CONTRA", "DO CONTRA" e "DO CONTRA".

Pois não é que eu ia me esquecendo. O REINO DE CINTRA tem um blog. Isso mesmo! um espaço na internet que só serve pra falar mal do rei, segundo diz Seu Bastico. Seu Bastico não ler o Blog, afinal seu celular ainda é o laterninha e não faz questão de ler mesmo. Porém, fica sabendo das postagens através dos vizinhos e vive "xingando" e "mal dizendo" o blogueiro, como se o mal fosse divulgar com olhar critico as lambanças da corte. O Blog tem a mania de estar onde não deve, o blogueiro narigudo enfia seu nariz onde não é chamado e ainda é ajudado por um mal pago estagiário que flagra tanta coisa indiscreta. Sabe, Seu Bastico tem toda razão: acredita que o REINO precisa divulgar uma nota de esclarecimento com os dizeres explicando que tudo o que o BlOg publica é mentira, é engodo! O hospital do reino está mil maravilhas com o povo feliz num mar de flores e céu de brigadeiro, pois tem muitos médicos, medicamentos e os insumos são abundantes. Tão abundantes que cada criança atendida pelo pediatra do reino recebe uma luva cheia em forma de balão para brincar. Quando a situação é mais complexa e o paciente precisa ser transferido para outro reino mais distante e com atendimento mais adequado e digno, carruagens confortáveis, reluzentes e embaladas por sirenes seguem na velocidade pela estrada e logo, logo, tudo já é resolvido.

Seu Bastico sempre tem toda a razão: as notas de esclarecimentos resolvem tudo mesmo!

Agora, durante as festividades da padroeira do Reino, devia-se publicar, além da nota de esclarecimento, um Decreto real proibindo os súditos de ficarem doentes e até morrerem. Afinal, por que é necessário dar tanto trabalho ao REI de Cintra, um homem simples, sem maldade, tão gentil e trabalhador? 



. O autor é especialista em educação, administrador, blogueiro, compositor e ativista social.

Postar um comentário

4 Comentários

  1. A gestão RT é um legítimo CIRCO
    Com vários "espetáculos" de bizarrices:
    Enquanto o hospital de Maracanã vive o caos por falta de ambulâncias, materiais, funcionários capacitados e todo tipo de precariedade, a Gestão RT se dedicava a organizar eventos esportivos.
    Enquanto pessoas sofrem com negligência, bebês e idosos morrendo, um jovem perdeu o braço, a Gestão Circo RT emite apenas Nota de Esclarecimento.
    A "nova" ambulância chegou ao estilo da Gestão RT, toda maquiada, surrada e ficando no prego.
    O circo RT é bem diferente, a cada espetáculo de bizarrices os palhaços espalhados pelo se contorcem de raiva quando público não bate palmas

    ResponderExcluir
  2. Falando em Circo,
    Como de costume seguindo o estilo ridículo, incompetente e ineficiente de governar.
    Até hoje fica uma dúvida ao povo que votou no Reginaldo.
    Caíram ou não num golpe?
    Porquê?
    Votaram nele e quem governa são os puxasaco.
    Um pau mandado borsal que se acha o modelo de beleza, foi aprovado como vigia no concurso agora se comporta como prefeito dando ordens.
    Esse governo é uma palhaçada sem tamanho

    ResponderExcluir
  3. Tem politiquinhos e puxa saquinhos todos babados de êxtase porque o prefeito Zezao resolveu impressionar no Cirio. Rápido apareceu ambulâncias, lixeiras e o famoso cal nas sarjetas. Que pena que o Zezao mandou só passar cal, remendar que é bom, nada.
    Secretário de Obras, faz teu trabalho direito

    ResponderExcluir
  4. O mais legal de tudo isso, é ver a cara dos críticos de plantão das gestões passadas,ficarem caladinho e com vergonha de tantas merdas que estão acontecendo nessa gestão,que bom que o esporte está indo de vento em popa kkkkkkkkkkk,pelo menos o cara lá não precisa no momento ir de porta em porta dos comércios da cidade pedir patrocínio, como fazia antes.ele já tinha até apelido, olha o ex pedinte tá todo chato kkkkkkkkkkkkk.e até a tradição da Regata do cirio mudaram agora é em dezembro, mais foi bem esclarecido em uma notinha .

    ResponderExcluir