Círio de Nazaré nas águas do rio Maracanã

Os fotógrafos Sandro Barbosa e Davi Nunes apontaram suas lentes para o salgado rio Maracanã, registrando a partir da vila São Tomé, toda a devoção dos fiéis à Nossa Senhora de Nazaré que foi a protagonista de mais um Círio fluvial singrando o rio em direção a cidade e de lá no trapiche municipal seguiu em caminhada até à Igreja Matriz.

Fato inusitado



Tradicionalmente, o prefeito ou a prefeita da cidade, recebe à imagem peregrina de Nossa Senhora na chegada ao trapiche municipal, vinda da região praiana, mas em 2021, a recepção não aconteceu pelo mandatário nº 1 da cidade de Maracanã, porém, muito bem representado pelo secretário de cultura, Pedro Rogério Federe. A Prefeitura não divulgou comunicação oficial se a ausência do prefeito foi por doença ou compromisso agendado no mesmo horário, já que como se sabe o Estado é laico e quem assume função pública deste porte precisa saber respeitar a pluralidade de crenças.

A força da fé embarcada



São barcos de pesca, de passageiros, canoas de todos os tipos, assim se faz a festa da fé no Círio de Nazaré, que é dedicada a devoção católica, mas conta hoje com a simpatia de todos que têm a sensação de bem estar quando estão diante da berlinda.

O colorido das embarcações fez brilhar novamente o rio Maracanã e o evento de 2021 será coroado hoje a partir das 17 horas em grande carreata vinda da estrada, do KM 36, para a cidade, como forma simbólica de procissão, não realizada em razão dos perigos da pandemia de covid 19.



































f




Da Redação

Ícaro Gomes

Imagens: Sandro Barbosa e Davi Nunes.

Postar um comentário

0 Comentários