Entenda o que causou a chuva de granizo na estrada de Maracanã








As atipicidades do clima na Amazônia e em outras regiões do país se intensificaram em 2021. Até mesmo o nosso famoso verão amazônico geralmente marcado pelo sol forte, tem sido mesclado de chuvas torrenciais.
Não muito comum no estado do Pará, sendo mais um fenômeno do sul brasileiro, a chuva de granizo de ontem nas áreas às proximidades da rodovia PA 127 no município de Maracanã surpreendeu os moradores das vilas e chegou a assustar outros. Na vila KM 17, conhecida por Parazinho, houve até mesmo danos nos telhados.

Chovia forte, muitos raios e de repente as pequenas pedras de gelo começaram a cair, surpreendendo motoristas na estrada e os moradores em suas casas.
Na vila União, um vídeo de um morador ganhou as redes sociais, assim como, outro vídeo de motociclistas que tiveram que se abrigar na cobertura de um bar na estrada.

Fenômeno



De acordo com o Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia, o granizo se forma em um tipo específico de nuvem, chamada de cumulunimbus, a mesma responsável por trovões e relâmpagos. Essa nuvem costuma aparecer em regiões mais quentes e com altos índices de umidade.

Ainda segundo a meteorologia, quando as nuvens atingem altitudes elevadas, com temperatura abaixo de zero, a água liquida congela. Devido às fortes correntes de ar que existem dentro da nuvem é possível que a água congelada se precipite como pedaços de gelo. O fenômeno, no entanto, não é comum no Pará, devido as altas temperaturas da região amazônica.


Da Redação
Ícaro Gomes
Vídeos: Grupo de Noticias do Blog 24 horas.

Postar um comentário

0 Comentários