Rio Grande do Norte assina acordo para “estocar vento”


Projeto de armazenamento de energia em larga escala é o 1° do tipo no Brasil.

Por Marcia Sousa


 


Foto: Divulgação/Copel



No primeiro trimestre de 2021, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) apontou alta na geração de energia eólica no Brasil. O Rio Grande do Norte, maior produtor deste tipo de renovável, desponta com um projeto-piloto de armazenamento de energia produzida pelo vento. 




Estocar vento” foi a expressão inesquecível usada pela ex-presidente Dilma para salientar a dificuldade tecnológica para armazenar energia eólica. Na época, o CicloVivo explicou que isso já era possível, apesar de ainda ser uma alternativa cara e desafiadora. Agora, o Rio Grande do Norte assume no Brasil uma posição de liderança ao firmar parceria com a empresa EV Brasil Consultoria Ltda, representante brasileira da suíça Energy Vault SA, para desenvolver um projeto de armazenamento em larga escala e de longa duração.

Segundo o governo do estado, a solução da Energy Vault foi vencedora do Prêmio “Pioneiros de Tecnologia 2020” do Fórum Econômico Mundial (Davos) e já passou por experimentações. “A tecnologia que a empresa pretende trazer para o RN já foi testada na Suíça e utiliza blocos de concreto empilhados em torres de até 120 metros de altura para armazenar energia potencial gravitacional. O plano é associar o projeto à produção de hidrogênio verde, que poderá ser viabilizada no estado nos próximos anos graças à abertura do mercado eólico offshore”, afirma a gestão em nota.

Além de apostar em energia limpa e renovável, a governadora Fátima Bezerra destaca o papel desta tecnologia neste momento crítico que o país vive em termos de segurança energética. O Brasil aposta sobretudo em energia hidrelétricas, mas a falta de chuvas faz com que o país aumente sua dependência em termelétricas, que são mais poluentes e mais caras.

“Estamos vivendo tempos difíceis num país com um potencial como o Brasil, ameaçado hoje até de apagão e crise no sistema elétrico. Então é mais um motivo para a gente valorizar e celebrar o momento que estamos vivendo hoje”, declara a governadora.

O CEO da EV Brasil, João Fernandes, afirma que “as energias renováveis eólica e solar são eminentemente intermitentes e sua utilização massiva 24×7 requer o desenvolvimento de soluções de armazenamento que sejam confiáveis e flexíveis. Nossa solução da Energy Vault adota um projeto mais eficiente, durável e ambientalmente sustentável que outras opções, com eficiência de ciclo de 80 a 85%, vida útil superior a 35 anos, sem geração de resíduos químicos e sem degradação de sua capacidade de armazenamento ao longo do tempo”. Foto: Nicholas Doherty | Unsplash

O representante destaca um potencial da ordem de 400 MW a 600 MW em unidades de armazenamento de energia verde gravitacional até 2024 no Rio Grande do Norte.

Com 194 parques em operação, 47 em construção e 79 já contratados, o RN segue como líder nacional na produção de energia renovável. Somados todos os projetos, são 9,6 GW de potência, segundo os dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Postar um comentário

0 Comentários