Seu Bastico e o helicóptero


 

Seu Bastico, como todos os leitores já sabem é um morador ribeirinho aposentado das margens do rio Maracanã, que tem seu "curralzinho" ali pelas bandas da vila Bom Jesus e complementa sua rendinha com os seus artesanais beijus. Apaixonado completamente pelo Rei de Maracanã,  confia em tudo o que o governo divulga em suas redes sociais e no que os integrantes da corte espalham pelas esquinas do reino de Cintra.

No passado, quando o Rei ainda não era Rei, mas um príncipe em pré-campanha, buscava fazer aparições interessantes e numa delas resolveu trazer para sobrevoar o reino um imponente helicóptero. Pagou de seu próprio bolso e o "aparelhão" levava súditos para um passeio sobre o rio Maracanã, pousando sempre ali pertinho da feira num belo gramado. Foram voltas e voltas, muitos retratos e assim o príncipe ficava ainda mais conhecido, sua cordialidade e simplicidade ganhavam destaque no meio do povo. Nunca na história de Cintra poderia ter um rei tão simples, popular e muito rico, rico, capaz de trazer um helicóptero para que seu povo pudesse ver tudo lá de cima, como num belo sobrevoo de pássaro.

Bastico ficou encantado, nunca tinha visto um helicóptero de perto. É verdade que não teve coragem de voar e nem tampouco embarcou na bela máquina, mas só de saber que era uma realização do príncipe transbordou-se numa sensação gostosa de estar diante de alguém diferenciado e capaz de conduzir os súditos do reino a um futuro de prosperidade e bons ventos.

...Na primeira vez, o príncipe tentou ser rei e gastou uma fortuna, até hoje não se sabe ao certo, mas ao final da campanha malabarística até mesmo carruagens foram ofertadas de presentes para súditos mais devotados. Infelizmente, a vitória não chegou, mas chegaria na próxima oportunidade eleitoral e não demorou muito. O homem havia ficado conhecido, já nem precisava mais de helicóptero e não precisou mais gastar seus vinténs. O povo todo estava apaixonado e via no novo possível Rei um estadista.

...O tempo passou e o Rei venceu e muito bem! 

Assumiu o reino com sangue nos olhos, mas logo demonstrou o fraquejamento, não tinha as habilidades necessárias para reinar como parecia ter. Sua primeira atitude foi complementar a renda de seus assistentes com o fretamento mensal das carruagens. Mesmo carruagens simples ganharam o título de lustrosas e bem pagas.

Mas, o que tudo isso tem a ver com seu Bastico?


Seu Bastico não acredita que o Rei alugou carruagens superfaturadas, nem na cidade e nem da ilha distante do centro do reino. Seu Bastico tem certeza fiel da honestidade do rei e o que quer mesmo é que se alugue um helicóptero para passeios sobre o rio Maracanã. Não quer apenas por um dia, mas para todos os dias. Um aluguel mensal, para que o aparelho voe toda hora e esteja sempre à disposição dos súditos. Não existe nada melhor para completar o show de horrores de pão e circo na corte real.  

Sabe, seu Bastico tem toda razão!


Por Ícaro Gomes

. O autor é pedagogo, administrador, blogueiro, compositor e ativista social.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. O nome desse seu "Bastico" é Cleidielson, secretário de obras.
    Exatamente!!!
    Como descreve a história!
    Kkkkk
    Não tem quem diga que é outro

    ResponderExcluir
  2. Essa gestão tem seus puxa Sacos ferrenhos, estilo seu bastico. Fecham os olhos pra tudo de errado que tem acontecido. Apenas batem palma é puxam o saco.
    Dá nojo

    ResponderExcluir