De Santarém a Manaus, uma viagem de barco pelo Rio Amazonas

Por Emanuel Júlio Leite




Fiz uma viagem de barco, do jeito que muitos amazônidas costumam fazer como parte de suas rotinas, utilizando o meio de transporte mais usual para a região, mas com os olhos atentos ao que o turista, que passou usar mais o barco em suas viagens na região Norte, gostaria de saber.

 Num deslocamento que durou cerca de 51 horas, aproveitar os momentos a bordo é o mínimo que se busca em uma viagem como essa. Aproveitar a paisagem que se descortina diante dos olhos é algo que surpreende até aqueles que já estão acostumados com a rota. Para os ‘de fora’, o peso é ainda maior, já que tudo é novidade, além de ficarem extasiados com o gigantismo do rio, que é considerado o maior do mundo em volume de água.

No caminho, escalas em Óbidos e Juruti, no estado do Pará, e Parintins e Itacoatiara, no estado do Amazonas. Como curiosidade, a atuação de vendedores ambulantes, nos portos paraenses. Eles vendem todo tipo de iguarias, que vão de queijo, banana e batata frita, chope (também conhecido como sacolé, em outros regiões do Brasil) a salgadinhos. Sem dúvida, as paradas atiçam a curiosidade dos passageiros, que sempre ficam ligados na entrada de saída de cargas e passageiros.
A segunda parte da viagem, de Parintins a Manaus, no Amazonas

Além dos passageiros, os barcos transporte veículos, encomendas e gêneros alimentícios. Os ferry boats, como o Ana Beatriz V, que viajamos, melhoraram o padrão da logística pelos rios da Amazônia, uma vez que a capacidade de carga aumentou consideravelmente, o que tem permitido que o abastecimentos entre as várias cidades seja potencializado. Chegada a Parintins, no Amazonas


Aqui, os preços dos principais serviços durante a viagem:

Base no dia 12 de julho de 2021

Passagem Santarém para Manaus: 180,00 | Passagem Santarém a Óbidos: 30,00 | Passagem Santarém a Juruti: 55,00 | Passagem Santarém a Parintins: 102,00 | Passagem Manaus a Parintins: 110,00 | Passagem Manaus a Juruti: 128,00 | Passagem Manaus a Óbidos: 146,00 | Parintins a Juruti: 33,00 | Parintins a Óbidos: 53,00

Café da manhã: 8,00 Almoço: 15,00 Jantar: 15,00 e a sopa, 10,00

Camarote com beliche para até 3 pessoas: 1.000,00

Transporte de veículos: Moto: 150,00 Carro pequeno: 700,00 Camionete: 1.000,00 Caminhão: 3.000,00

Postar um comentário

0 Comentários