A travessia do Ratinho da Amazônia


 

Estudei na mesma escola em Marituba lá pelo início da década de 80 com o Raimundo Nonato Nogueira França, o cara polêmico, mas muito inteligente e sagaz. Para os colegas de bancos escolares ele era simplesmente o "Ferrugem", apelido da época em que não existia o policiamento do politicamente correto e retratava as pintas pelo corpo. Cresceu e fez muito barulho. E tome barulho!


 

Ainda em Marituba, tornou-se líder da grandiosa invasão de terras chamada à época de "Che Guevara" e hoje o bairro "Almir Gabriel" - o mais populoso da cidade. Sua liderança barulhenta deu frutos.


 

Em Brasília orbitou muito políticos de renome e tornou-se amigo de uns tantos - sejam paraenses ou de outros estados. Em Brasília também na época do programa da Bandeirantes CQC com quadros de humor com políticos sempre fazia aparições repentinas e surpreendia a repórter Mônica Iozzi.

CQC com a repórter Monica Iozzi

 

Ratinho era uma figura. Um grande cara! A bebida talvez não o deixou fazer mais coisas grandiosas. Por outro lado, reconhecido como folclórico por muitos, tinha na verdade um senso jornalístico e de inteligência inconfundíveis. Escrevia de todos os jeitos, não importava nada. Porém, sempre estava informado.


 

Quando servi como secretário de Administração e Finanças em Salinópolis, Ratinho sempre aparecia para dar o ar de sua graça na praia do Atalaia e na vila de Cuiarana, onde criou poesias maravilhosas. Quando servi ao município de Maracanã como secretário de Educação, lá estava Ratinho a me visitar e conferir de perto o trabalho. Era amigo dos amigos...

Ontem à noite, quando pedalava sua bicicleta nas margens da rodovia BR 316, quase na entrada do Mosqueiro, seguindo para um bar que havia instalado em Santa Barbara do Pará, Ratinho aos 58 anos foi colhido por um veiculo e não resistiu aos ferimentos e faleceu. Seu velório acontece em Marituba, onde será sepultado amanhã às 9 horas no Cemitério José de Arimatéia.


Sinceramente, Marituba perdeu muito de sua graça!


Descanse em paz meu amigo!

 

Ele se despediu no dia 20 de junho de mim, como de fato era um grande brincalhão lançou meu nome ao cargo de governador do estado. Sempre MDB como eu fez uma brincadeira como se tivesse dando um adeus. Só mesmo você Ratinho. Siga em paz, irmão! 

Postagem de ratinho no dia 20/06


Gerson Ícaro Gomes

Postar um comentário

0 Comentários