Igarapé-Açu é a nova capital do turismo na rota da antiga estrada de ferro de Bragança

 


Rota turística

O governo do estado do Pará há algum tempo pavimentou o trecho da rodovia PA 242 que interliga as cidades de Igarapé-Açu e Nova Timboteua e criou a rota turística que refaz o caminho da antiga estrada de ferro de Bragança, saindo da capital Belém. No caminho, várias construções e ruínas da época áurea em que o transporte de passageiros e carga era realizado de trem.


 

Logo em Marituba, há a caixa d'água que abastecia a locomotiva e os prédios onde funcionavam as oficinas, hoje ocupados pela Emater. Em Castanhal, tanto na vila do Apeú, como no centro da cidade, tem registros históricos como a locomotiva instalada na praça do Estrela.

Ponte de ferro do Livramento


Mas, em Igarapé-Açu os traços são mais presentes com pontes, ruínas, caixa d'água do livramento e uma bela ponte toda em ferro que retrata muito bem por onde passava o famoso trem.

 Pensando no turismo, o prefeito de Igarapé-Açu trabalha em ritmo acelerado para colocar a cidade como um dos destinos de turistas e aventureiros da natureza. Normando Riachão comanda a revitalização do balneário "Pau Cheiroso" - o maior da região - que recebe novo paisagismo, iluminação, dragagem do igarapé, passeio para caminhadas e outros equipamentos. O evento de inauguração acontece amanhã com show de Daniel do Acordeon.

 


No centro da cidade, na antiga delegacia, Riachão instalou um centro de monitoramento com câmeras instaladas na cidade e que garantem mais segurança aos moradores e turistas.

 

Eco Park Aquático São Joaquim


 

 E o que fazer em Igarapé-Açu? Na área urbana da cidade tem o maior parque aquático da região com várias opções de lazer, piscinas naturais e restaurante. O passaporte de acesso é simbólico de R$ 5,00 e o local charmoso e integrado com a natureza.



 Lagoa Azul


 

Um lago com coloração diferente e charmoso, fica muito pertinho da cidade e oferece um banho diferenciado para os visitantes. Os olhos d'água formam a lagoa em meio a vegetação. Nos fins de semana a proprietária do lugar recebe a todos com precinhos módicos.

Trilhas

O município é cortado por rios e igarapés e mantém muitas trilhas para os amantes do ciclismo de aventura. Nos arredores há grandes plantios de dendê - sendo um dos maiores produtores de óleo de palma do Pará - mas, as áreas preservadas são muitas.

ONDE FICAR?


 

Há três hotéis na cidade, mas bem no centro, no coração da cidade, tem o hotel super econômico Samaúma, que pratica tarifas baixas para os turistas e visitantes. Também tem pacotes especiais para grupos de ciclismo, turistas religiosos, frequentadores do Eco Park e representantes comerciais. Mesmo com preços acessíveis o hotel inclui café da manhã.




Da Redação

Turismo - Ana Paula Tenório

Imagens: Odair Souza, Google Reprodução, Redes sociais dos empreendimentos.

Postar um comentário

0 Comentários