A batalha contra o lixo na praia do Atalaia em Salinas



Nas mídias paraenses e de âmbito nacional tem repercutido imagens da sujeira deixada nas praias de Salinas, principalmente, da Ilha do Atalaia, após os fins de semana de julho. Geralmente são registradas antes que a Prefeitura da cidade realize a limpeza para receber a outra marezada.

Entretanto, um grupo de voluntários do Instituto Manguezal com a ajuda de parceiros vem trabalhando nas praias da ilha do Atalaia a educação ambiental, buscando justamente diminuir a quantidade de lixo que banhistas insistem em lançar nas areias e no mar. Nos dias 10,11, 17 e 18 de julho aconteceu respectivamente na Praia do Atalaia e do Farol Velho, a mais nova edição do Projeto "Tenda Verde" que desde 2015 atua no combate ao lixo no litoral.

 

No ano de 2021, pela primeira vez uma grande parceria acontece entre Instituto Manguezal, Governo do Estado do Pará, através da Secretaria Estadual de Turismo do Pará, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Prefeitura de Salinópolis, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Limpeza e Urbanismo, Cooperativa de Reciclagem de Salinópolis com mesmo objetivo de diminuir o descarte irregular de resíduo nas praias. 


Cerca de 19 toneladas de resíduos sólidos foram retiradas em dois dias. Além da ação de limpeza seletiva, há também as aulas de stand up, surf e caiaque com bastante segurança e cautela.  

Neste fim de semana também haverá a presença do grupo com: 40 catadores de materiais recicláveis envolvidos, 12 fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Salinópolis, 6 instrutores de surf, stand up e caiaque e 12 arte educadores.

 








 Da Redação

Ícaro Gomes

Postar um comentário

0 Comentários