Seu Bastico e o Rei de Maracanã


 

No governo anterior de Maracanã, havia a personagem da "Tia Lucila' - uma senhora rabugenta que acreditava em tudo o que a gestão dizia que fazia. Era fã do governo. Agora conhecemos o "Seu Bastico", um caboclo que mora em um dos beiradões ribeirinhos do rio Maracanã, ali na ilharga da vila Bom Jesus. Seu Bastico é aposentado sagrado do INSS, mas como ainda é sassariqueiro e gosta de "apertar uma pinguinha" quando vai lá pras bandas da taberna do Vadico no querido Santo Antônio do Urindeua, complementa a renda com a venda dos beijus - molhados e sequinhos - produzidos em seu retiro com todo carinho. Bastico não tem "um pinto pra dar água", já que sua amada esposa morreu faz tempo e nunca tiveram filhos. Ele dizia que a mulher tinha o útero baixo, mas nos arredores todo mundo e até a "preguiça Mimosa" que vive numa mangabeira na entrada da Boca da Onça sabe que seu Bastico é que é "peco" e nunca fez filho na vida.

Muito bem, Seu Bastico é apaixonado pelo Rei de Maracanã, a quem diz que é caboclo simples, bacana, conversador e sonha ainda que é bom de gestão e fará um trabalho maravilhoso, de mudança, com grandes ideias, criatividade e honestidade. Todo mundo diz que em Maracanã o Rei é Rei, assim como na Europa. Na Inglaterra tem a rainha Elizabeth II - aquela que já viu tudo quanto é rei e presidente morrer e segue "vivinha da silva" e feliz. Até o marido dela, o Principe Phillip, faleceu recentemente com 99 anos - que não manda nada no governo, mas é chefe de estado e sustenta a família, os papagaios e os cachorros com o dinheiro do contribuinte. Quando tem uma festa nem se fala, tem desfile na avenida e sua casa de verão que fica num palácio recebe muita gente para degustar vinhos e cervejas na pérgula da piscina.

Na Inglaterra - assim como em Maracanã - quem manda mesmo, de verdade, "di rocha", é o Primeiro Ministro, um homem polido, sábio, leitor de grandes livros, estudioso dos tempos idos em que o Iraque não era o Iraque, mas a Macedônia. É um homem poderoso que tem o dom das palavras e sabe mesmo mandar, tem pulso forte. Seu Bastico não sabe que tudo o que tem no primeiro ministro falta no Rei, que é considerado de pulso fraco, titubeador nos assuntos sérios e pouco alinhado com a postura de um verdadeiro líder. Porém, nada disso importa, para Seu Bastico o Rei é o rei e é bom ser amigo do Rei. Podem falar o que for do Rei, mas ele é um cara bacana e já definiu claramente o mote de seu glorioso reinado: estratégia "Pão e Circo". Já fez até um arena bonita, vistosa, com bons candieiros onde o povo irá se divertir por muito tempo. Ia esquecendo, Seu Bastico já tem uma foto lá bem abraçado com a letra R que representa REI.

Na perca a próxima coluna com Seu Bastico.

Postar um comentário

0 Comentários