GALERIA VIP - MARACANÃ 368 ANOS - IN MEMORIAN

A coluna Galeria Vip que registra gente da nossa região salgada que faz pela boa terra, se destaca ou anônimos pela simplicidade espetacular de vivenciar uma região apaixonante.

A galeria Vip já esteve com você leitor no natal, nas festas de fim de ano, no verão em Julho e também as várias comemorações do aniversário da cidade. Em razão da pandemia, não há festas, porém, aproveitamos o momento para registrar algumas personalidades de Maracanã que já estão em outro plano espiritual e do céu seguramente estão felizes por terem contribuído na construção de uma grande história de Maracanã que completa na sexta-feira (28) 368 anos.

 
 
 
O saudoso professor Elizel Nascimento foi um dos grandes historiadores da região do salgado paraense, expressivo escritor e incentivador da cultura popular. Atuou na Caixa Econômica Federal e também exerceu de forma exponencial o cargo de Secretário de Cultura de Maracanã, comandando grandes comemorações de aniversário da cidade. 
Um grande parceiro do Blog que deixou saudades!

Henrique Botelho, o Henriquinho, uma das maiores expressões políticas da região, elegeu-se vereador de Maracanã e foi suplente de deputado estadual pelo partido Liberal. Hábil, democrata, municipalista e bom de diálogo. 

Sua filha Natália Botelho segue seus passos na política.


 
O médico Raimundo Queiroz de Miranda era bom, era espetacular, elegeu-se três vezes prefeito de Maracanã e deixou um legado maravilhoso de obras e serviços na cidade e no interior. Em muitas paragens do município, há uma marca administrativa do Dr. Queiroz.

Elzeman Almeida é o nome da Escola da vila do KM 36 da rodovia PA 127 de Maracanã, uma justa homenagem ao "Ximango", comunicador afiado e que levava alegria por onde passava. Querido do prefeito Queiroz, chegou a dirigir como secretário a promoção social de Maracanã. O amigo Bobô do Bacanas Bar diz que se o blogueiro o tivesse conhecido seriam parceiros seguramente. Salve!


Raimundo Raiol da Costa, o Raiol, vereador por cinco mandatos consecutivos, antes do falecimento passou o bastão para seu primogênito o atual vereador Rafael Raiol. Raiol foi um craque no futebol e na política, tendo inclusive passagens por times da capital e campeão no campeonato Intermunicipal do Pará.

Arnélio Santos, o "Nerito", foi um vereador diferenciado em Maracanã e seu fusca era transformado em ambulância e utilizado para outros serviços a favor da comunidade.. Inspirou seu filho Tinô dos Santos, que foi prefeito por dois mandatos seguidos em Maracanã.

Agenor Raiol, ajudou a construir coisas diferentes em Maracanã. Ao lado de sua esposa Marlene Raiol, ergueram o melhor hotel da cidade, bem em frente à Orla da cidade. Seu Agenor foi gerente da agência bancária pioneira da a cidade, o Banco do Estado do Pará.

A qualquer momento outras homenagens.

Parabéns, Maracanã!
 
 
 
Da Redação
Ícaro Gomes
Fonte de imagens: Emanuel Pereira

Postar um comentário

0 Comentários