QUEREMOS SUA MAJESTADE A GÓ NA ORLA

 


Não há dúvidas que a iniciativa do prefeito Reginaldo Carrera (PL) em modificar a orla da cidade de Maracanã é fantástica. Primeiro, a limpeza, a calçada mais alargada e o letreiro produzido magnificamente pelo artesão maracanaense Eládinho - cara maravilhoso com dons incríveis. Agora, em nova obra de arte assinada pelo Eladinho, haverá uma pescada amarela na orla. Só que o historiador, professor, poeta Emanuel Pereira, resolveu fazer seu protesto virtual, devido a ascensão da pescada amarela - um peixe nobre - em detrimento da pescadinha gó ou corvina gó, como seja, ou ainda pescadinha foguete, aquela que o blogueiro Ícaro Gomes, numa das composições de sambas enredos do bloco "Os Quase Santos" eternizou: 'Sou pescador, eu sou praieiro, sou papa gó de coração, na região eu sou primeiro, Maracanã Minha Paixão"...


VEJA O QUE DISSE O POETA EMANUEL PEREIRA:

 

Há dias, teciamos comentários sobre o novo "point" da cidade que está em andamento nas imediações da orla e que já desperta a atenção popular.

Reiteramos nossos cumprimentos a gestão municipal pela iniciativa, abrindo uma janela para a bela paisagem marinha.

De repente, uma pescada em modelo de arte, obra do versátil artesão Eladinho Ferreira, a quem refuto elogios, fará menção no referido espaço público.

Em letras garrafais pinto o meu protesto. POR QUÊ a nossa apetitosa musa foi preterida?
Sim! Fazemos referência a corvina GÓ - que de janeiro a janeiro marca presença na mesa do maracanaense, e que já foi cantada em verso e prosa no corredor carnavalesco.
 
"Sou pescador, eu sou praieiro,
Sou PAPA GÓ de coração..."

Alimento sadio no cardápio do povão, este ano, sua chegada está retardada, ausência sentida nos currais e nas nossas mesas. Deve estar de quarentena.

Hoje, integrando o bloco do eu sozinho, faço nesta tribuna virtual um "protesto" impar, empunhando meu azol em prol da corvina GÓ que merece ir para o pódio também.

Não me reporto como mensageiro do ofício literário, sem buscar evidências e longe de qualquer deboche contundente.

Lembramos que a cidade da Vigia é reconhecida com a terra da Gurijuba. Cametá realiza o festival do Mapará, e São Caetano de Odivelas se ufana de produzir o mais saboroso caranguejo.
E nós... arruma a mesa que tem GÓ assada na brasa, frita, cozida com alfavaca e chicória, gocalhau, poqueca, GÓ assada no forno, ou conforme a moda da casa.

Nesse "pitiú", a matinta fuxica que a pescada furou a fila!

Postar um comentário

0 Comentários