Maracanã - 100 dias de novo governo

 



Por Ícaro Gomes *


Discorrer acerca dos cem primeiros dias do novo governo em Maracanã é necessário, sobretudo, separar as figuras do prefeito e do gestor. O prefeito de Maracanã é um cara extraordinário, incrível por sua sensibilidade social, super do bem e uma das pessoas mais simples que conheço. Gente do meio do povo, um ser humano de coração grande. É justamente o uso somente do coração que tem atrapalhado, pois a gestão exige também a razão. Nos primeiros 100 dias de governo, Reginaldo Carrera demonstrou ser a pessoa maravilhosa que é e com o coração generoso inspirou os auxiliares a organizar a festa de 15 anos de uma garota de família carente. Mas, fez vir à tona também o gestor Reginaldo, demonstrando pouco pulso e sofrível vocação para o cargo. É tradição observar os 100 primeiros dias de governo para que haja parâmetros relevantes no sentido de saber qual será o rumo tomado ou mesmo perceber a famosa 'amostra grátis" de como será o futuro do município nos próximos quatro anos. O novo governo de Maracanã sob a administração do prefeito Reginaldo Carrera, quando avaliamos os primeiros dias podemos dizer que não é RUIM; RUIM era o governo da professora Dica; o de Reginaldo até o momento é MUITO RUIM!

A figura de Reginaldo de coração generoso e gestão imprudente nos leva até a enfraquecer os conceitos democráticos e remete aos tempos do filósofo grego Sócrates que viveu em Atenas A.C. questionador do voto colegiado e um dia para ilustrar seus pensamentos usou a seguinte metáfora em forma de indagação: "O que seria melhor para conduzir o barco: um estudado especialista em náutica ou um corsário qualquer conhecido e admirado pela tripulação?"

O novo gestor de Maracanã iniciou o governo demonstrado inaptidão administrativa e uma sofrida falta de planejamento e conhecimento, o que o fez perder o pulso forte e o comando de voz. Na hora da lotação, por exemplo, se atrapalhou por inteiro e deixou nas mãos de terceiros, delegando poderes para o aumento significativo da folha de pagamento e o resultado nos parece vivaz: farra nas contratações temporárias, nos aluguéis de imóveis, de carros e distorções nunca vistas nos salários. A primeira consequência - já há dias anunciada na coluna do Blog - será o afastamento de dezenas de servidores temporários que figuram numa lista organizada por auxiliares do gestor. Um processo de demissão que já começou na virada do mês e que trará um desgaste certo, já que algum simpatizante foi convidado para a função e repentinamente desconvidado

De início também tem pecado nos cargos estratégicos e nomeou alguns capengas de vocação para a função, o que tem arruinado parte de segmentos administrativos. Concentrou o poder em poucos, perdendo a capacidade de gerir aliando a política e o respeito às leis. Para piorar caiu na tentação do nepotismo e instalou muitos parentes na rede da administração, o que causa temor para as decisões futuras. Já que nossos ancestrais não cansaram de ensinar: "Nunca nomeie quem não possa ser demitido".

Contrapondo tudo isso tem a sensibilidade do prefeito, que olha os mais carentes com o coração e tem buscado ações que personifique tal condição. Outro exemplo foi a transformação de parte de seu salário em peixes, doados na semana santa para as famílias em maior estado de vulnerabilidade, o que pouco se via na bela terra.

Reginaldo iniciou a gestão em primeiro de janeiro como todos: limpando a cidade. É natural que a administração da nova casa lave, limpe e pinte o que for possível. Tem levado ações de roçagem e substituição de luminárias nas vilas, serviços importantes e que havia tempo não eram realizados. Escolheu três obras para demonstrar que é um gestor diferenciado: reformar a orla da cidade, construir o muro da secretaria de agricultura - antiga Fbesp - e reconstruir o estádio Reizão. Requisição pra cá, requisição pra lá, tijolo, areia, tinta e tais. Logo no fim do mês de janeiro percebeu que as coisas em administração não são bem assim. A conta das estâncias de aliados do prefeito - sem licitação, aliás - chegou e o salgado débito no posto de combustíveis mostrou ao prefeito que o "buraco é mais embaixo" e o dinheiro precisa de melhor natureza de gasto e de planejamento para as despesas respeitando as receitas mensais.. No início de março veio a decisão de paralisar - por falta de dinheiro - as obras. O novo prefeito também percebeu da pior forma que precisa de apoio fora das fronteiras do município - deputados, senadores e o governador. Logo em fevereiro, juntou sua comitiva e saiu na caça ao governador Helder Barbalho, bateu em Nova Timboteua e Primavera, se fez visto, afinal "quem não é visto, não é lembrado" dizem os antigos. Registrou o encontro em fotos e finalmente conseguiu por meio da deputada Paula Gomes uma audiência com o governador. Mas, lhe falta gente também que apresente emendas e traga os recursos financeiros que precisa. Pois, os recursos do município são contados e em sua grande parte comprometidos com o custeio da máquina - folha de pagamento, energia, água, combustíveis, impostos, logística, saúde, educação...e a salgada conta com advogados e contadores que consumirá a cada aninho de seu governo mais de 600 mil, isso mesmo, muito mais que meio milhão.

Penso que Reginaldo tem tudo para ajustar seu governo e precisa fazer isto rapidamente e com planejamento e prática. O descontrole nos salários e contratos precisa ser sanado; as revisões administrativas e financeiras precisam chegar antes de julho quando os repasses federais minguam; ele tem a inspiração da simplicidade para o cargo, mas precisa de voz, pulso e senso razoável de gestão. Trocando em miúdos: precisa saber liderar e mandar!

Também nossos ancestrais diziam que todo gestor tem seis meses de crédito com a população e no período pode errar de todo jeito que será perdoado. Mas lá em agosto, quando o crédito acabar, então descobriremos afinal se será mesmo a "Maracanã para Todos" ou a "Maracanã para Tolos". Oremos que aconteça o melhor. Deus nos abençoe!


* O autor é especialista em educação, administrador, blogueiro e ativista social.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Análise perfeita e fidedigna dos fatos!!!
    Concordo em grau e gênero!!!

    O político Reginaldo é bem diferente do administrador Reginaldo Carrera.

    Espero que ele coloque a cabeça no lugar e tome as rédeas do seu próprio governo.

    O populismo destrói todo comprometimento com metas e resultados porque visa apenas agradar o povo. O não faz parte do vocabulário dos verdadeiros líderes.

    ResponderExcluir
  2. Avaliação perfeita, mas incompleta! Faltou dizer que ele entregou a prefeitura para pessoas que estavam desesperadas pelo poder, pior, pelo poder de resolver seus próprios problemas! Em alguns casos, ele entregou o galinheiro para a raposa! O Reginaldo é muito ingênuo, não aprendeu nada de política, mesmo tendo tantos exemplos! Já se perdeu! Ele é o novo Rafael Reis! Caiu na cova dos leões e está sendo devorado!

    ResponderExcluir