Prefeitura de Maracanã decreta "Lockdown" por 15 dias


 

A Prefeitura de Maracanã publicou decreto e só falta mesmo constar no Diário Oficial para iniciar um período de 15 dias de fechamento das atividades não essenciais. O prefeito Reginaldo Carrera (PL) decretou Calamidade Pública considerando o aumento dos casos de covid 19 no município e também a super lotação do hospital municipal que passa de 100%, já funcionando com leitos improvisados.

O QUE FUNCIONA ?



A Prefeitura listou no anexo do Decreto as atividades essenciais que podem funcionar com os devidos horários: mercados de alimentos e higiene, feiras, farmácias, padarias, postos de combustíveis, materiais de construção, lotérica, banco, transporte de passageiros, transporte de cargas, entre outros.

O QUE FICA PROIBIDO ?



- A circulação de pessoas nas localidades sem comprovação de que estão se descolando para compra de alimentos, medicamentos e outros produtos essenciais;

-  Estão suspensos os atendimentos em órgãos e entidades da administração pública;

- As aulas continuam suspensas;

- As igrejas não poderão realizar eventos, a não ser remotos e com 30% da capacidade do espaço;

- Proibido o funcionamento de bares, academias e balneários. E as bebidas alcoólicas em supermercados só podem ser vendidas até às 18 horas.

 

Mais detalhes do Decreto

 

- As vans só podem circular com lotação sentada e pessoas residentes no município com a devida comprovação que precisam fazer a viagem como consultas médicas, compra de medicamentos, saques de numerário em bancos, etc...

- Na barreira sanitária no KM 26 da rodovia PA 127 só poderão passar pessoas que comprovem residência no município ou estejam em trabalho de atividade essencial como transporte de cargas.


AÇÕES QUE FALTAM

No ano passado, no auge da primeira onda de covid 19, uma ação se destacou com comandos médicos nas vilas, antecipando o tratamento e evitando a lotação do hospital. Além disso, há os agentes comunitários de saúde que precisam ser vacinados todos para que possam empreender um trabalho junto com equipes da saúde formadas para as testagens descentralizadas e buscar tratar na casa. Assim, só recorrerão ao hospital os casos mais agudos.


Da Redação

Ícaro Gomes



Postar um comentário

0 Comentários