ANDANDO PELAS VILAS DE MARACANÃ - A ILHA DA MAGIA



Por Emanuel Pereira
Imagens: Sávio Lima


Qualquer palavra que se escreva sobre Algodoal não é capaz de descrever a magia de uma das mais paradisíacas ilhas do litoral brasileiro, e que a partir de 1990, foi transformada em Área de Proteção Ambiental, juntamente com a ilha de Maiandeua.







Situada no extremo Norte do Brasil, município de Maracanã, um exemplo de que a convivência com a natureza ainda é possível.

Inserida no Programa Estadual de Incentivo ao Turismo, a vila de Algodoal sempre aguarda por investimentos do poder público, apostando nas suas riquezas naturais como alternativa viável de desenvolvimento socioeconômico.




A ilha é sol e mar - no cotidiano da vila, figuras conhecidas fazem parte desse enredo praiano, que dispõe de um considerado parque hoteleiro, que se estende entre hotéis, pousadas, restaurantes e outros afins, capaz de bem atender o visitante.
Grupo de carimbó "Nativos do canal"



Ilha bela - sempre com sorriso largo, dispõe de educação de qualidade, saúde e segurança pública a contento, além de um serviço ativo de limpeza urbana.

Algodoal é tudo. Romantismo ao pôr-do-sol, barqueiros e canoeiros, sons e tons coloridos; carimbó, reggae, gente de perto e de longe atraída pela beleza cênica encravada na Amazônia.

ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL - APA

ALGODOAL / MAIANDEUA
Lago da Princesa




Lei 5.621 de 27 de novembro de 1990.

A unidade de conservação é constituída por duas ilhas denominadas ALGODOAL e MAIANDEUA separadas pelo Furo Velho, ambas subordinadas administrativamente pelo município de Maracanã. A APA abrange uma área de aproximadamente 3.100, 34 hectares, onde a ilha de Algodoal ocupa 605, 52 ha.






A ilha de Maiandeua ocupa 2.494, 82 ha, onde se localizam as comunidades de Fortalezinha, Mocoóca e Camboinha.




MAIANDEUA


Banhada de frente pelo Oceano Atlântico e cercada pelas águas dos rios Maracanã e Marapanim - um santuário ecológico, cartão postal do cenário Norte do Brasil.

Praias, dunas, lagos, restingas, mupéuas e lendas. O universo dos manguezais desperta a curiosidade pela riqueza natural, tão vital para o equilíbrio ambiental da zona costeira. Um berçário marinha onde a vida se reproduz esbanjando encantos e fascínios.


FORTALEZINHA





Um lugar exótico e de exuberante beleza natural, protegida pelas leis ambientais, concentra uma rica paisagem de diversos biomas da Amazônia - mangue, praia, igapó e dunas.

Lá funciona o Grupo Ambiental da Fortalezinha - GAF, que tem como proposta de trabalho a preservação ambiental da ilha de Maiandeua.

Muito mais que isso - Fortalezinha é sol, brisa atlântica, chamego caboclo, gente hospitaleira e encantos da natureza.





Polo turístico do Estado do Pará reconhecido pela EMBRATUR, Maracanã sempre se ufanou de suas belezas litorâneas, apresentando um variado roteiro com áreas ainda imune às invasões turísticas.

* O autor é poeta, historiador, professor. Fará uma parada nas histórias das vilas para tratamento de saúde.

Postar um comentário

0 Comentários