Pix também é importante para tocar os negócios; entenda como proceder!


Entre as facilidades destacadas ainda está o fato de reduzir o uso de outras modalidades de pagamento, como o cartão e o dinheiro em espécie.

Autor: Alexandra Cavalcanti


| Reprodução


Lançado em novembro do ano passado pelo Banco Central para dar mais celeridade e mais segurança às operações financeiras – como pagamentos, recebimentos e transferências -, o Pix tem atraído cada vez mais adeptos entre os micro e pequenos empreendedores de todo país, especialmente por tornar os pagamentos mais dinâmicos. E, no Pará, não tem sido diferente. As facilidades proporcionadas pelo novo sistema, no entanto, ainda têm gerado dúvidas entre aqueles que ainda não se sentem seguros para aderir a essa ferramenta.

O analista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae/PA), Daniel Berg explica que grande parte do setor ainda está se familiarizando com o novo sistema. “Muitos micro e pequenos empreendedores têm nos procurado para tirar dúvidas sobre o Pix e estamos fazendo esse trabalho de orientação, tanto por telefone como pelos nossos outros canais de atendimento e na própria sede do Sebrae”, destaca.

BENEFÍCIOS

A principal preocupação, segundo ele, tem sido fazer com que esses empreendedores entendam os benefícios do novo sistema para os seus negócios. “São inúmeras as vantagens, que vão desde o pagamento instantâneo de qualquer valor passando ao fato de funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana e 365 dias do ano. É mais rápido, simples, seguro e transparente, permitindo inclusive que a pessoa descreva o que está fazendo (se um pagamento, uma transferência, etc)”, ressalta.

Entre as facilidades destacadas ainda está o fato de reduzir o uso de outras modalidades de pagamento, como o cartão e o dinheiro em espécie. “As pessoas estão usando cada vez menos dinheiro até por uma questão de segurança e no caso do cartão é necessário um tempo entre o pagamento e o recebimento e ainda tem a necessidade do uso das maquininhas. O Pix elimina tudo isso”, compara.

Para o analista, os microempreendedores que ainda não aderiram ao novo sistema devem procurar orientação e passar a utilizá-lo o quanto antes. “A tendência próxima é de que eles não consigam mais trabalhar sem o Pix. Para se ter uma ideia, no mês de novembro de 2020 quando foi lançado foram registradas 129 milhões de contas Pix e apenas 5 milhões de estabelecimentos, ou seja, os empreendedores demoraram um pouco mais para aderir, mas acredito que agora isso está mudando”.

ENTENDA O PIX

- O Pix é um novo sistema que serve para pessoas e empresas fazerem transferências de valores, realizarem ou receberem pagamentos. Com ele, é possível fazer essas transações em menos de 10 segundos, usando apenas aplicativos de celular.

- Para cadastrar o Pix é preciso criar uma chave Pix. Ela representa o endereço dessa conta no Pix. Para criar essa chave é necessário usar uma dessas quatro formas de identificação: CPF/CNPJ, e-mail, número de telefone celular ou a chave aleatória. A chave aleatória é uma forma de receber um Pix sem precisar informar dados pessoais.

 

Postar um comentário

0 Comentários