ANDANDO NAS VILAS - SANTA MARIA - KM 26

 

 


Por Emanuel Pereira

 

Segundo a municipalidade e os apontamentos do IBGE, esse é o verdadeiro nome da localidade, mas que adotou a marca quilométrica da rodovia como identidade do lugar - KM 26.


Elevado a categoria de distrito ou vila, é um importante polo agrícola da região. Presume-se que tenha surgido com a abertura da estrada Maracanã / Igarapé-Açu, por volta de 1922.


Doravante, a comunidade dispõe de serviços básicos, como ensino de segundo grau, posto de saúde, água canalizada, energia 24 horas, telefonia comunitária, viabilidade de transporte para o ir e vir, campo de futebol, associação esportiva, casa de oração, capela da santa padroeira da vila, e ginásio de esportes - além de um comércio regular que atende as necessidades do dia a dia.



A Escola Santa Maria é o logradouro de referência na vila, construída na gestão do prefeito Gregório Sá, e que ao longo do tempo vem recebendo melhorias de restauro e revitalização.
Com um forte contingente eleitoral, o KM 26 já teve o seu representante na Câmara Municipal - Marcos de Quadros Martins, exerceu o mandato de vereador.
Cercada pelo verde natural, a localidade é cortada pela PA 127, e destaca um pequeno traçado de travessas em seu perímetro urbano.


Assim é a vila de Santa Maria - ou melhor: o KM 26.


Um lugar alegre e festivo. Uma comunidade de gente simples e amiga - com certeza!

O território de Maracanã é composto de nove distritos ou vilas. A cidade é o distrito sede, além de mais oito distritos a saber:


Algodoal, São Roberto, Boa Esperança, Bom Jardim, São Benedito (Km 19), Santa Maria (Km 26), Santa Maria do Caripí e Tatuteua.

Postar um comentário

0 Comentários