ANDANDO NAS VILAS DE MARACANÃ - BOM JARDIM, um dedinho de prosa!

 Por Emanuel Pereira





Agasalhada entre duas rodovias estaduais (PA 127 e 395), a vila charmosa acomodou-se nos estirões do tempo. Assim está a bucólica Bom Jardim, distrito de Maracanã, muito embora dispor dos serviços essenciais comunitários, pouco floresceu, a exemplo das demais vilas.


Limita-se com o município de Marapanim e é vizinho da cidade de Igarapé Açu, onde recorre às suas necessidades mais urgentes.


Sem muitos atrativos, a comunidade conserva seu dia de evidência por ocasião da festividade de Nossa Senhora da Conceição, venerada no lugar.


Bom Jardim de ontem - agricultura sustentável, empório comercial abastado. O porto do Canavial nas imediações, tornava-se referência para aqueles que cruzavam o rio Caripí e de lá seguiam para apanhar o trem na parada Maracanã ou até mesmo em Igarapé Açu.


Muito embora os avanços da modernidade, o Bom Jardim conserva a feição de uma comunidade parente, onde todos se conhecem e cultivam a lição da boa convivência.


Ainda é comum encontrar as chamadas roças nos arredores da vila, que teve um alento no campo por volta dos anos 70, com a expansão da cultura da pimenta do reino naquela região. Em contrapartida, a localidade oferece produtos da roça, vendidos nas feiras da cidade, além de um variedade de igarapés, convite para um entretenimento diferente.


Envolta no agrado caboclo, o Bom Jardim é sossego, já acostumado com a rotina do dia a dia, espiando o passar do viajante pra lá e pra cá.

 

Imagens: Reprodução Facebook Bom Jardim

Postar um comentário

0 Comentários