Água em Maracanã - O que já era ruim ficou pior







O Sistema de Água de Maracanã tem mais de 50 anos, ainda construído pela extinta Fundação Sesp e que pouco recebeu investimentos no decorrer dos anos. O sistema conta com um poço tubular profundo no centro da cidade, em frente à antiga delegacia e ainda com a captação no Loureiro efetivada em poços rasos.

O abastecimento de água é um dos mais precários da região, já que não há desinfecção ou quaisquer outros tipos de tratamento, sendo a população consumidora da água bruta como captada, certamente imprópria para consumo e somente para o uso doméstico em lavagens.





Porém, aliado a falta de investimentos, há um problema maior que é a rede de distribuição muito antiga e ainda com tubos em cimento amianto, já proibidos na atualidade. Em 2017, o deputado federal José Priante (MDB) a pedido da ex-vereadora Fernanda Cristo alocou recursos da ordem de 4 milhões para investimentos no sistema de Maracanã, porém, a Prefeitura não se habilitou com o projeto. Os recursos foram realocados via FUNASA para os municípios de Magalhães Barata e Santarém-Novo, onde os novos sistemas já estão funcionando.

REDE ESTOURANDO





O ano de 2021 começou com complicações no sistema de água de Maracanã, muitos tubos em diversos pontos da cidade têm estourado e geram imensos vazamentos na rede, o que necessita de reparos para repor a pressão do abastecimento e as interrupções tem sido constantes. Leitores do Blog têm enviado mensagens reclamando que a falta d'água tem sido diária, diferente do ano passado.

FALA PREFEITURA




O Blog solicitou via a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Maracanã, aliás, sempre com o bom atendimento do Rafael, que informa que são vários pontos de captação e está verificando para saber o que ocorre no sistema.

 

Atualizando: Nota da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Maracanã:

 

"O fornecimento de água  em Maracanã na manhã  de hoje(12), em decorrência da oscilação de energia na cidade, que ocasionou problema mecânico na injeção da bomba  que faz captura de água  do SAEE. O fornecimento de água na cidade foi normalizado próximo das 12h.

HISTÓRICO:  o constante interrompimento no fornecimento de água em Maracanã é um problema que se arrasta a mais de uma década.  Com ausência dos governos passados na manutenção e modernização do sistema de  fornecimento de água,  os equipamentos foram se deteriorando e hoje precisam de troca quase que integral"
.

Da Redação

Ícaro Gomes

Imagens: Estagiária do BlOg 

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Madruga, aparece aí pra puxar o saco do prefeito. Afinal, tu só sabe fazer isso e nada mais.
    O cara mais chato da gestão RT, ninguém pode reclamar de nada que aparece pra justificar. Tá na profissão errada(puxasaco). Faz um curso de direito e vida advogado

    ResponderExcluir