Maracanã - A última eleição do emprego como moeda de troca do voto

Por Ícaro Gomes 




O município de Maracanã pode ter tido sua última eleição em que a promessa do emprego ainda foi utilizada como moeda de troca do voto. O Concurso Público que não era realizado desde 2005 trouxe luz para for fim à essa prática nefasta que ainda funciona em muitas cidades.

O empregado temporário tem sido a ferramenta mais usada nas últimas eleições, obrigando centenas de pessoas a seguir a linha política da gestão de plantão na disputa do voto. O Pleito desequilibrado pelo favorecimento da máquina pública elege também representantes no Poder Legislativo, guindados por votações que têm o carimbo oficial do emprego.

Nas últimas décadas tem sido assim. Mas, a partir deste momento, o cenário ganhará novos tons, já que servidores concursados serão efetivados no quadro pessoal da Prefeitura, determinados à servir efetivamente a população, sem a necessidade de acompanhar as escolhas de cores e tons partidários. A convocação do concurso será um divisor de água neste campo que compõe o novo cenário político na cidade.

Piadas como a da "eleitora que não sabia escrever e o prefeito nomeou e aposentou de pronto" deverão sair do imaginário do povo que observará obras e serviços no momento do voto.

Dois exemplos na região ajudam a ilustrar sobre o que falo: as cidades de Capanema e Salinópolis. Chico Neto, o prefeito reeleito de Capanema venceu às eleições com mais de 70% dos votos, tendo hoje um quadro de quase 85% de servidores efetivos na Prefeitura, mas com um rol de obras estruturantes como o novo terminal rodoviário municipal, shopping popular, centro comercial revitalizado, muito asfalto nos bairros e um inovador plano de atração de empresas gerando milhares de empregos e renda.

Já em Salinópolis, Paulo Henrique Gomes, o atual prefeito elegeu seu sucessor: um primo - Kaká Sena - com significativa diferença para o segundo colocado e tem em sua base de folha de pagamento a maioria de concursados. Mas, muitas obras que mudaram a cara do município como novas feiras e mercados, novos sistemas de água nos bairros, muito asfalto, nova avenida paralela, escolas climatizadas, novas unidades de saúde, clinica de especialidades e forte investimento no turismo para gerar emprego e renda. Seu trabalho dedicado repercutiu tanto que levou os ventos para a cidade vizinha de Pirabas, onde foi eleita a sua esposa Kamilly como prefeita. 

Os dois exemplos refletem administrações pautadas na coletividade em que obras pela cidade e investimentos em saúde e educação, geram mais votos que atender certas individualidades como o emprego de um temporário.

Que seja essa a nova realidade de Maracanã e que os ventos do desenvolvimento soprem ao nosso favor.


* O autor é Pedagogo, blogueiro, administrador e consultor em educação e desenvolvimento.

Postar um comentário

0 Comentários