Diga-se de Passagem - Extra

A foto da hora



Uma imagem que circulou ontem à noite em perfis e stories de alguns vereadores de Maracanã oficializou a candidatura do vereador Cacaia Rabelo (PL) à Presidência da Câmara. Na foto há a presença dos vereadores do PSDB Antônio Júnior, Ivaney Ricardo e Rato da Massa; do MDB Louro e Rafael Raiol e o próprio Cacaia.

O encontro surpreendeu o universo político local, pois defini a mesa diretora com as bençãos da atual prefeita Dica Costa (PSDB) que assim - se nada acontecer até a manhã de sexta-feira - aplicará um drible na articulação do prefeito eleito Reginaldo Carrera que trabalha outro nome na Câmara. 

O drible



Apesar do vereador Cacaia ser do mesmo partido do prefeito eleito, a articulação para sua eleição conta com os votos de oposição do PSDB, numa bancada de três e que foram autorizados pela atual prefeita, inclusive o vereador Ivaney Ricardo, seu sobrinho.

Mesmo em fim de mandato tenta ainda demonstrar força interferindo diretamente na composição da nova mesa, afinal são muitas prestações de contas para serem votadas.

O articulador



Sexta-feira, 01 de janeiro, após a posse dos novos vereadores de Maracanã, haverá a eleição da mesa diretora com Presidente, Vice-Presidente, Primeiro e Segundo Secretários. Na disputa, a cadeira principal da casa de Leis. Um encontro na capital do estado, selou ontem uma parceria das bancadas do PSDB-MDB e um vereador do PL e que já pertenceu aos quadros tucanos.

Segundo o Estagiário do Blog, o vereador do MDB, Rafael Raiol era o favorito e mantinha boa articulação, mas foi surpreendido pelo abandono do sexto voto e numa reunião de grupo resolveram optar pelo nome do vereador Cacaia Rebelo(PL) como presidente.

O candidato do prefeito



O vereador Guto Santos do Partido Liberal e que traz o possível voto do atual presidente Casseb (PROS) com o aval do prefeito eleito Reginaldo Carrera, ainda trabalha na busca para conseguir viabilizar sua candidatura a presidente da Câmara.

Correndo por fora segue o vereador Andrey Siqueira. A virada de jogo ainda poderá acontecer, haja vista, que ainda tem dois dias para as articulações e como se sabe, às vezes, milhares de motivos para mudar uma opinião e consequentemente um voto.


Os Republicanos



Ainda sem saber as razões republicanas os vereadores Ailton e Beto da Serraria já estão muitíssimos alinhados com o prefeito eleito Reginaldo Carrera e deverão na sexta-feira, acompanhar o voto indicado do novo governo na presidência da Câmara.

Os dois vereadores devem seguir a orientação da nova gestão e votar no candidato oficial do governo municipal..

 Estranheza



Nos bastidores políticos a foto de ontem causou alvoroço, posto que divulgada muito cedo e sem o conhecimento do prefeito eleito. Não se sabe se algum integrante da reunião deseja com a aparição na foto mandar um recado direto ao novo gestor e forçar uma nova conversa mudando os destinos da eleição da Presidência no Poder Legislativo.

O estagiário do Blog ainda não sabe se os vereadores se isolaram em algum lugar distante, rodeado de natureza e sem comunicação para chegar na hora da votação ou estão livres e soltos para ouvir cânticos encantadores.

 A chapa



A composição da nova mesa diretora em Maracanã - se nenhum fato novo acontecer até dia 01 - obedece rigorosamente a proporcionalidade de partidos, sendo muito plural com a participação de três legendas e as duas maiores bancadas.

Mas, como todos sabem o apito final ainda está longe e o novo prefeito deve entrar em campo ainda para corrigir o assunto e demonstrar sua força.

A secretária é Dona Edna



Cotada anteriormente para dirigir o hospital, ontem na rede social do Max - ex-secretário de Agricultura -uma postagem anunciou de forma não oficial o nome de Edna Barros Ribeiro como a nova secretária de Saúde de Maracanã.

Experiente e de pulso firme, já dirigiu o hospital municipal e é competente.

Inaugurações



A atual prefeita de Maracanã tenta de todas as formas maquiar sua saída do governo, mas duas obras marcam esse apagar das luzes: a Prefeita inaugura hoje a partir de 17 horas a nova Estratégia Saúde da família do KM 38 e a Escola de Educação Infantil na entrada da cidade, ambas construídas com recursos federais.

O nome da Creche é uma justa homenagem à uma das referências da educação municipal. São obras importantes e que serão lembradas, mas o abandono completo das vilas no interior mancham de forma significativa a gestão tucana.

Estabilidade financeira



Do ponto de vista orçamentário e financeiro, o governo de Dica foi organizado, mantendo pagamentos, verdade muitos com atrasos, mas como há a Lei de Responsabilidade Fiscal não haverá dividas deixadas, a não ser as dívidas já contratadas e parceladas como o INSS, Equatorial Celpa, IGEPREV, entre outras.

Dizem que a prefeita também prepara um desfile de veículos conseguidos com emendas de parlamentares para colocar às proximidades da Prefeitura no dia da posse. Como diz Naldo Lobo: À conferir! 


Postar um comentário

0 Comentários