ENTREVISTA EXCLUSIVA - GEOVAN DO MDB, CANDIDATO A PREFEITO DE MARACANÃ


  

O Blog Icaro Gomes entrevista os candidatos e a candidata à Prefeitura de Maracanã, com um formato de 10 perguntas iguais para todos, abordando os temas principais do município.

E nosso terceiro entrevistado é o comerciante do ramo de granitos, Geovan Martins, que já disputou a eleição passada e agora coloca seu nome à disposição do povo em nova candidatura, confira abaixo o que pensa o concorrente a principal cadeira da cidade:

 

Um dos pontos da gestão Municipal atual mais questionado pelo Blog é o vício do nepotismo na Prefeitura de Maracanã. Caso venha a se eleger sua gestão terá parentes em cargos públicos importantes?

GEOVAN: O atual governo é um exemplo claro de que não se deve misturar família com a gestão pública. A educação, gerida por um sobrinho da prefeita, está aí para provar. Basta consultar o IDEB para verificarmos o quanto estamos atrasados, parados no tempo. Os indicadores são tristes. Como exemplo maior, uma em cada 30 crianças sai do ensino fundamental sabendo o suficiente em matemática, as outras 29 saem sem aprender o que deveriam aprender. É triste este retrato.

Sei o quanto o nepotismo é danoso, já pensávamos em fazer um vídeo sobre esse tema e desafiando os demais candidatos a fazer o mesmo compromisso por Maracanã. A prefeitura de Maracanã é do povo, não uma empresa familiar.

Portanto, firmo compromisso de que, caso eleito, não haverá nepotismo na prefeitura de Maracanã. Fico feliz do Marivaldo ter pensamento semelhante e desafio os demais candidatos a virem a público e firmarem o mesmo compromisso.


Agricultura familiar, Turismo, Pesca, parecem ser os eixos das vocações econômicas do município. O que esperar do seu plano de governo sobre os assuntos?

GEOVAN: Neste ponto, discordo. Em meu plano de governo, além desses três eixos, teremos um quarto, que será o fortalecimento dos comerciantes locais para fornecer a órgãos públicos, um deles, a prefeitura de Maracanã.

Mas, tratando especificamente deste tema, teremos algumas políticas gerais, que abarcarão a todos, como o Incentivo à criação e fortalecimento das cooperativas: Espero que tenhamos cooperativas municipais para cada atividade produtiva, inclusive o Turismo. Estas terão seus cooperados qualificados e poderão contar com o suporte da Prefeitura para sua atividade, pelo menos no começo. Temos certeza que, passado o momento inicial, as cooperativas da cidade de Maracanã andarão com seus próprios pés e alçarão voos maiores.

Além desse ponto, temos outros como:

1 – Aquisição de produtos da Merenda Escolar: Para as atividades de pesca e agricultura, garantimos que elaboraremos um cardápio de merenda escolar regional, baseado na produção do município. Tudo que pudermos será adquirido aqui;

2 – Apoio à produção: Não só com qualificação, também apoiaremos as cooperativas de agricultores, pescadores e marisqueiros com equipamentos e maquinário. Caso seja necessário, ao menos no momento inicial, também forneceremos transporte para escoamento da produção. Como disse várias vezes em minhas declarações, eu quero três meses, apenas três meses de mandato e comprarei máquinas para ajudar os pequenos produtores de todas as regiões de nossa cidade a produzir.

3 – Manutenção de ramais: Boa parte de nossa produção está e estará concentrada em nosso riquíssimo interior, é essencial que nossos ramais estejam sempre em condições de trafegabilidade e, para isso, teremos um plano, um programa de manutenção periódica de nossas vias de acesso.

4 – Verticalização da produção e comercialização de produtos pela internet: O pouco que nossa cidade produz ainda é primário. O que temos de beneficiamento é rudimentar. Procuraremos mudar essa realidade, vendendo, por exemplo, ao invés de somente as frutas, geleias, polpas e doces feitos com elas. No caranguejo, procuraremos vender não somente o animal in natura, mas produtos derivados dele, como unhas de caranguejo e salgados congelados. Buscaremos alcançar consumidores com vendas em nossos diversos pontos turísticos, como, também, anunciaremos pela internet.


Há um passivo de chamadas do concurso público. Caso eleito(a) o que fará?

GEOVAN: Aqui não cabe discussão. Não esperaremos o Ministério Público bater em nossa porta, como fez o atual governo. É direito de quem foi aprovado e dever de quem estiver no governo. Realizaremos a convocação.

Os vices não têm sido grandes auxiliares dos titulares nos últimos tempos. O seu vice é o melhor e será diferente?

GEOVAN: Não desmerecendo os vices de outras chapas, mas o nosso, Valter Filho, é diferenciado e representa bem a voz do nosso povo do interior. Ele será nosso representante na região do campo da Mangaba/Ilha de Maiandeua, onde teremos uma subprefeitura. Além desta, também teremos subprefeituras na região da Penha e na estrada, para facilitar e descentralizar a gestão.

Nova orla, novo hospital ampliado e com especialidades, problemática da água. Caso se torne gestor(a) o povo pode contar com que sobre essas questões?

GEOVAN: Quanto à água, ainda como vereador, construí diversos microssistemas de abastecimento. Sei que foi pouco, mas também sei que, graças a isso, muitas famílias puderam ter uma água de qualidade um pouco melhor. Como prefeito, será nosso foco resolver essa questão, que já perdura há décadas e ninguém faz nada.

Aliás, após vir em Maracanã, o governador Helder foi para Curuçá assinar um contrato para reforma da orla da cidade. Talvez, pudesse já ter sido aqui em Maracanã, mas, como a prefeita não mantém um bom trato com o Governo do Estado, esse benefício foi perdido para uma cidade vizinha.

O Governador Helder é nosso amigo e tenho certeza que brindará Maracanã com boas parcerias, caso sejamos eleitos. Pode ser a orla da cidade, a reforma do hospital ou a tão sonhada pavimentação da estrada do 40 do Mocooca. Virão coisas boas de nossa aliança.

As vilas e comunidades se ressentem de estrutura: não há asfalto, nem saúde boa e nem praças e ginásios como áreas de lazer. Nos municípios vizinhos já está bem avançada essa pauta. Sua possível gestão pode mudar essa realidade? Como? De onde virá o dinheiro?


GEOVAN Essa talvez seja a principal diferença de nossas propostas. Somos a coligação com mais propostas para o povo do interior e que mais anda pelas vilas e comunidades.

Certamente, mudaremos essa realidade, e não só com equipamentos públicos como praças ou iluminação, mas outros. Pensamos em construir subprefeituras com orçamentos próprios, para poder atender a algumas das necessidades de nossa população praiana e rural. Essa, aliás, é uma das reivindicações de nosso Vice, Valter Filho, e que atenderemos.

Quanto ao dinheiro, além do orçamento municipal, buscaríamos parcerias com as próprias comunidades e, também, com o governo estadual, federal ou através de alguma emenda parlamentar.

Uma coisa é certa, ficar parado, não ficaremos.

Como será sua relação com o parlamento Municipal?

GEOVAN: Já fui parlamentar e respeito a câmara e seus representantes. Teremos uma relação amigável e respeitosa, cada um no seu espaço, sem invadir a competência e as atribuições do outro.

Como será a merenda escolar, o transporte de alunos e a valorização da educação?


GEOVAN: Merenda Escolar: Cardápio regionalizado e adquirido junto aos comerciantes e produtores locais;

Transporte de alunos: Há algum tempo, a Prefeitura de Maracanã recebeu alguns ônibus do Governo Federal, (uns amarelos que estão parados, sabe lá porque)... Vou ordenar que façamos um levantamento para saber quais estão em condições de uso e os que não tiverem, verificar a possibilidade de consertá-los. Estes veículos voltarão a rodar e serão responsáveis pelo transporte de alguns de nossos jovens. O que não der para ser feito dessa forma, será licitado e contratado.

Fora isso, também colocaremos uma política de manutenção programada de ramais. Nossas máquinas só pararão para manutenção ou conserto. Se estiverem em condições de uso, estarão em algum ponto de nossa cidade, funcionando, trabalhando, dando condições de tráfego para nosso povo. Não faremos, como o atual governo, que só efetua algum reparo às vésperas de eleições.

Valorização da Educação: A primeira proposta que divulgamos foi justamente a valorização de nossos professores. Meu primeiro ato, como disse, será formarmos uma comissão para rediscutir a remuneração dos professores, que, infelizmente, foi reduzida pela atual administração com o aval de 7 vereadores.  Além disso, também teremos a escola de governo, que, entre outras coisas, ficará responsável pela qualificação dos docentes.

Para os alunos, temos o PRO-ID, nosso programa de inclusão digital, que abrirá portas para as oportunidades que a internet oferece atualmente, bem como nossa política de incentivo através de bolsas de estágios. Por meio desta, realizaremos o pagamento de uma bolsa mensal aos estudantes que, em troca, desenvolverão projetos junto à Prefeitura.




Saúde para todos ou para alguns? Haverá unidades 24 horas nas vilas polos das duas regiões distantes (Penha e 4 Bocas)?

GEOVAN: Junto às subprefeituras, instalaremos polos de saúde da família e de pequenas emergências, que ficarão responsáveis pelo atendimento da região. Além disso, nestes locais também teremos postos de coleta para exames laboratoriais.

Nosso povo do interior não vai mais ter que se deslocar até Maracanã/PA para fazer a coleta de um simples frasco de sangue ou urina. Fará no polo mais próximo, que acondicionará o material e encaminhará diariamente ao laboratório central da cidade.

Fora isso, adquiriremos uma van e adaptaremos para torná-la um consultório itinerante, onde faremos, por toda cidade, mutirões de consultas em diversas especialidades, como oftalmologia, dermatologia, entre outras.

Você prefeito(a) o que Maracanã pode esperar?


GEOVAN: Um governo para todos, com projetos e programas para cidade inteira, da sede aos interiores. Um governo que brigará diariamente para melhorias em prol de seus cidadãos, que intercederá continuamente junto ao governo estadual para cumprir o que nos prometeu, o pavimentação da PA-430, o asfaltamento das ruas da vila da Penha, entre muitos outros.

Por fim, o povo maracanaense pode esperar uma gestão honesta, transparente e livre de irmãos, parentes, primos, tios ou tias. A prefeitura será do povo e para o povo, não propriedade familiar.


Postar um comentário

1 Comentários

  1. Projeto bom estamos juntos, gostei da parte de pedir ajuda das comunidades isso e muito um gestor perto do povo e Geovan Martins e 15

    ResponderExcluir