ENTREVISTA EXCLUSIVA - AUGUSTO PINTO DO PSD, CANDIDATO A PREFEITO DE MARACANÃ


 

O Blog Icaro Gomes entrevista os candidatos e a candidata à Prefeitura de Maracanã, com um formato de 10 perguntas iguais para todos, abordando os temas principais do município.

E nosso segundo entrevistado é o biomédico Augusto Pinto e que exerceu mandato de vereador em Maracanã. Agora coloca seu nome à disposição do povo no cargo majoritário. Confira abaixo o que pensa o concorrente a principal cadeira da cidade:



1.    Um dos pontos da gestão Municipal atual mais questionado pelo Blog é o vício do nepotismo na Prefeitura de Maracanã. Caso venha a se eleger sua gestão terá parentes em cargos públicos importantes?


AUGUSTO – Caro repórter é com  prazer e respeito ao seu atendimento ao questionário que eu Augusto Pinto, candidato a prefeito de Maracanã com o numero 55, candidato da renovação,  sinto-me honrado ao ser lembrado por vossa senhoria que já contribuiu com este valoroso município e responder suas perguntas. Sua primeira pergunta é de fato muito interessante que fala sobre o nepotismo; Icaro, você é sabedor que eu nunca quis que minha esposa e meus filhos votassem em Maracanã, por que? Por que, eu quero ser gestor do meu município, daquele município que a gente não escolhe pra nascer, mas a gente escolhe pra morar, a gente escolhe pra amar e viver, eu escolhi Maracanã; respondendo sua pergunta, afirmo: não vou colocar   em cargo publico nenhum dos meus parentes, nem esposa, nem filhos, já reuni com eles, já deixei bem claro isso. A minha esposa será sim a primeira dama do município, mas não será secretária de assistência social, ela contribuirá para o desenvolvimento do município de forma voluntária não com numerário de retorno algum, por que eu preciso valorizar os funcionários capacitados do nosso município...
   
2.    Agricultura familiar, Turismo, Pesca, parecem ser os eixos das vocações econômicas do município. O que esperar do seu plano de governo sobre os assuntos?
 


AUGUSTO – Em relação a sua segunda pergunta: na agricultura familiar eu tenho no meu plano de governo o que na realidade é lei que dispõe sobre a politica nacional de desenvolvimento sustentável, bem como na pesca que é formulada, coordenada e executada com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável.
No momento da organização dos projetos, levarei  para a Câmara e vamos estudar isso juntos com muita habilidade e competência, seria muito bom valorizarmos os nossos agricultores, capacitarmos, concedermos condições mecanizadas pra eles, teremos um melhor aproveitamento, nós temos a farinha, temos o mexilhão, temos a mandioca, a macaxeira, temos o frango, o jambú, temos o caranguejo, o peixe, a própria carne, certamente temos que aproveitar o que temos de melhor no nosso município, assim dessa maneira faremos girar o dinheiro dentro de nosso municipio, fazer com que as famílias possam se sustentar. Em relação à pesca temos discutido em nosso plano de governo que temos que conversar com os pescadores, ver um eixo, uma forma de que o melhor peixe não seja vendido lá fora, que uma cota parte venha abastecer nosso município, aconselharemos nossos pescadores que não abasteça os outros municípios sem primeiramente abastecer o nosso, por que os mesmos peixes que abastecem os municípios vão voltar mais caro e congelados de dias, isso é fato, envidaremos esforços para construirmos uma fabrica de gelo ali pela Camboinha ou até mesmo Algodoal porque seria muito mais viável para nossa malha viária para os pescadores irem ali abastecer seus barcos de pesca, com isso deixar um pouco de seu valoroso pescado; eu sei o quanto é difícil estar dia e noite debaixo de chuva no mar, falo por experiência, fui criado dentro de uma colônia e a beira do rio e é por isso que eu gosto de pescar, quando estou em Maracanã gosto de pescar no 40 do Mocoóca, Curuçazinho, no Penha, naquela região do Mota, Bom Jesus, sempre em boas companhias na pesca.
Com relação ao Turismo como fator de desenvolvimento social e econômico – você me faz uma pergunta muito pertinente ou anexa ao futuro de Maracanã, “ nosso município é lindo, tem um potencial inigualável, uma atração formidável,  o que falta é infraestrutura, na hora que nós pegarmos o campo da mangaba e transformá-lo similarmente um são paulino que vai pra Salinas,  nós vamos crescer o município. Quando nós pegamos as nossas praias de Algodoal, Fortalezinha, Penha, Marieta, na estrada nossos igarapés, Apeteua, da Mina, rio Caripi, rio escuro, Martins Pinheiro  nós vamos puder colocar em evidência nosso município.  Você  lembra, o que pode ser loucura – o que era Fortaleza há anos atrás, não era conhecido, era muito menor que Belém do Pará, mas eles criaram um projeto de visualidade do turismo, realmente é muito bonito, posso dizer com convicção eu tenho casa lá, vi que é possível, então se é possível lá, é possível aqui também,  por isso que a nossa proposta não é pra ser prefeito, é pra ser Gestor. Maracanã precisa de um Gestor e puder aproveitar a população local, a mão de obra local – já imaginou uma praia de Marieta, Algodoal a gente conseguir um projeto pode até dizer que é sonho, não, não é sonho, é realidade, já imaginou fazer um Beach Park da vida, onde as pessoas vão estacionar seus carros e comprarem um pacote onde elas vão atravessar ali no 40 do Mocoóca, e elas possam fazer uma trilha ecológica em Fortalezinha, comprando esse pacote, ela vai ter um guia turístico que vai mostrar as belezas naturais daquela bucólica, com pontos pra almoçar ou lanchar ou até mesmo se refrescar nas águas puras das lindas praias de Maracanã, assim o nosso mercado interno vai crescer, o nosso comércio cresce, e a gente gera emprego e renda, isso é investimento.

        
3.    Há um passivo de chamadas do concurso público. Caso eleito o que fará?

AUGUSTO – Icaro,  estou preocupado com isso, porque creio no Deus que está no Céu que o povo de Maracanã vai nos colocar nessa cadeira, não pra ser prefeito e sim pra ser Gestor e o bom gestor é aquele que estuda estatisticamente estudos contábeis e juridicamente todas as situações, eu venho conversando com alguns juristas, já me aconselhei com alguns desembargadores, me aconselhei com o Tribunal de Contas, com o TCU, já conversei sobre isso na CGU, quero conversar com o Dr. Júlio que é o promotor do nosso município, quero conversar com o Dr. Líbio que é o Juiz do nosso município como vai ficar tudo isso,  temos que fazer um governo com responsabilidade, como vou inchar uma prefeitura, eu vou pagar só funcionário? Eu não vou ter dinheiro pra fazer uma infraestrutura pra fazer obras? É preocupante, então nós temos que buscar isso na lei, a lei é que nos diz o que é o certo, por que se for desse jeito que está não conseguimos avançar, o que adianta eu encher uma folha e não poder pagar. Você já sentiu isso na pele, é por isso que temos que criar um mecanismo para puder desenrolar esse entrave para gerar emprego, agora não é só colocar no papel não, é botar pra funcionar.
      
4.    Os vices não têm sido grandes auxiliares dos titulares nos últimos tempos. O seu vice é o melhor e será diferente?

 

 
AUGUSTO – Amigo Icaro, eu orei três meses pra que Deus me mostrasse um vice, hoje o nosso vice é o diácono Flávio Trindade, do km 24, um homem que nunca se envolveu em politica e nunca aceitou, mas, eu lembro que a  seis meses atrás lancei a proposta pra ele e disse pra ele orar pra Deus e perguntar,  e, esse homem me deu um sim como resposta, isso foi um grande sinal de Deus e eu já disse a ele e foi bem claro quais são as funções de um vice, o vice é pra ser um auxiliar, aquele que está lado a lado do prefeito, por que amigo Icaro eu acho que todo mundo tem direto a férias, quando esse amigo aqui que vai ser prefeito, por que assim vai ser a vontade de Deus.  Quando chegar o mês de férias a gente vai comunicar a Câmara, vamos passar o comando para o vice e ele vai seguir na integra, vou te dizer o grande problema são os vices, mas acreditamos e confiamos no nosso vice, parabéns seu ao seu Flavio por ser ele um homem de caráter e de responsabilidade, eu creio que Deus colocou um homem probo, preparado e capacitado para ser o vice.

5.    Nova orla, novo hospital ampliado e com especialidades, problemática da água. Caso se torne gestor(a) o povo pode contar com que sobre essas questões?

 



AUGUSTO – Meu caro,  Deus vai me colocar como gestor não tenho duvida. Quando estive vereador nós formamos uma comissão, o prefeito, no entanto era o Agnaldo, eu reunido com os vereadores viemos até a Cosanpa pra devolver esse sistema que é de amianto, muito fraco e muito antigo, e que hoje não se usa mais, nós vamos trabalhar com um sistema de tecnologia  na hora que sentarmos ali um dos nossos projetos  vamos mandar pra Câmara que aprecie sempre com muita responsabilidade pelo erário publico, com  isso não haja duvida para que ela (câmara) venha aprovar o projeto e juntos vamos chegar até ao governo do estado ou até mesmo uma emenda parlamentar, ou com o presidente da republica não sei, mas vamos ter que apelar porque o povo sofre com esse sistema de água, vejo eu o sofrimento do nosso povo com esse sistema arcaico de água.
Eu sempre digo, que temos que estar bem planejado, temos que ser gestor e temos que solucionar de uma maneira viável por que água é vida, nosso corpo é 70%  composto de água, água é necessidade, nós precisamos resolver esse problema, não é só fazer promessa de campanha, não estou aqui prometendo, estou dizendo que na hora que sentarmos naquela cadeira é pra solucionar problemas e vamos forçar e se tiver que trazer a população  para pleitear junto comigo, nós vamos fazer isso. 


Sobre o hospital: Amigo, a saúde de nosso município não precisa ser estruturada, ela precisa ser alavancada 100%,  nós precisamos de médicos 24 horas 7 dias por semana, precisamos ter pessoas nas comunidades, precisamos ter pelo menos um enfermeiro e um técnico de enfermagem, as ambulâncias tem que estarem toda equipadas, imaginem se o pescador, o curralista que sofrer um acidente no seu trabalho, ele não tem pra quem recorrer, ele vem pra cidade e as vezes é uma pequena cirurgia que pode ser resolvida rápida no local. Vamos acabar com esse negócio de um posto abrir às 8  e fechar às 11 horas, o posto tem que funcionar dia e noite, agora é claro para isso teremos que fazer uma restruturação, um remanejamento com responsabilidade para que aquele profissional de saúde seja valorizado, vamos trabalhar com tabelas, um médico vai receber o que ele merece, o enfermeiro vai receber o que tem que receber, o técnico vai receber o que é de direito, os ACS toda a equipe da saúde dos serventes ao diretor principalmente eles tem que ter responsabilidades, uma coisa é certa vão receber certinho no dia certo.
A Orla: realmente é um caso sério vejo a erosão chegando devido o assoreamento, devido o nosso canal a frente da cidade estar cheio de entulho,  aí amigo  sabe-se que isso não é barato, isso é um projeto que será pedido para nossas autoridades e é uma das coisas que será pedido na emergência que é um pedido ao presidente da republica queremos no nosso governo Augusto Pinto 55 fazer uma comissão e ir até o presidente da republica e dizer a ele “presidente nós não precisamos do dinheiro na conta pra fazer asfalto, pra fazer o sistema de água, pra fazer estradas, pra fazer hospital, não precisamos do dinheiro na conta pra fazer a nova orla, pra fazer um novo hospital, nós precisamos é do beneficio, a gente precisa que o senhor mande o exército fazer, pra mim não vai importar se o dinheiro cair ou não na conta da prefeitura,  o que vai importar é do beneficio que será feito e eu duvido se alguém terá essa coragem.
Caro amigo o meu compromisso é com Deus e levar o beneficio ao povo de Maracanã e verem que o beneficio chegará.
          
6.    As vilas e comunidades se ressentem de estrutura: não há asfalto, nem saúde boa e nem praças e ginásios como áreas de lazer. Nos municípios vizinhos já está bem avançada essa pauta. Sua possível gestão pode mudar essa realidade? Como? De onde virá o dinheiro?


 
AUGUSTO - Em relação as vilas e as comunidades que não tem estrutura que não há asfalto não há saúde, eu acho que já respondi na quinta pergunta, eu consegui responder que isso é possível o dinheiro vem através de programas e você sabe disso,  vem até mais, mas estou aqui e jamais direi que o gestor A, gestor B, gestor C não fez, não me interessa o que os outros não fizeram, o que interessa o que nós vamos fazer, é o nosso compromisso com o povo.
Amigo Icaro  autor desse Blog valoroso, que tem uma visibilidade que fala a realidade de Maracanã conta a história do município sabemos que você é uma pessoa que gosta desse município.

7.    Como será sua relação com o parlamento Municipal?

 
AUGUSTO – Já  fui do parlamento e tive uma boa relação com todos os vereadores e você sabe que sou solidário, eu sei de que cada vereador precisa, eu tenho que atender as reivindicações de um parlamentar, eu tenho que olhar para o parlamentar com respeito, acabou as eleições desmancharemos  os palanques e baixemos  o cabo da bandeira partidária, chamarei logo após as eleições pra conversar e dizer “amigos nós vamos trabalhar assim, assim e assim, me ajude a construir este novo munícipio, eu preciso da ajuda de vocês, eu preciso da Câmara, eu preciso de cada vereador em prol desses projetos, porque cada vereador é fiscal de tudo isso. Que vocês venham somar comigo não me importa mais a cor do partido, me importa é o município, o que importa é o bem estar do povo que me elegeu e elegeu vocês. A nossa relação com o parlamento será de amigo, de parceiro mesmo. Não me importa se alguém defendeu A, B ou C, no nosso governo não vai existir isso, você vai conversar com qualquer amigo, bater a porta de qualquer amigo, porque não estamos numa ditadura, estamos numa democracia, e o PSD o governo do 55 vai ser bem democrático, vai ser aquele governo que vai ouvir, sou uma pessoa muito obediente e consigo ouvir as pessoas.  
 
8.    Como será a merenda escolar, o transporte de alunos e a valorização da educação?
 


AUGUSTO – Como vereador lutei muito pelo reajuste daquele PCCR, você professor, você profissional da educação sabe disso e foi aprovado naquela época e vamos fazer um reestudo com o SINTEPP com os professores locais e chamar os professores,  eu quero conhecer a realidade de cada vila, e você diz,  você não conhece? sim eu conheço, mas eu quero saber o que dói em cada gestor da educação, de cada professor em que se pode melhorar, eu quero te ouvir professor, hei, eu quero te ouvir eu não digo servente, mas um colaborador que prepara a merenda escolar. Você  falou muito sobre o programa nacional de alimentação escolar. Icaro,  concorde comigo, você foi gestor dessa área, você sempre quis dar refeição em vez de merenda e você sabe que hoje é possível a gente fazer isso, quando nós fazermos um bom programa de conscientização, basta nós pegarmos a agricultura familiar, basta nos valorizar o comércio de nosso município, para que possamos fazer em vez de uma merenda, uma alimentação! Temos que criar polos de uma instituição de nível superior que não seja Maracanã, mas seja quem sabe Igarapé-Açu, mas que tenhamos transporte escolar de qualidade, agora também eu vou pedir, vou entrar em cada ônibus pra conversar com o aluno pra conscientiza-lo, pra passar um vídeo e dizer; “olha se você depreciar isso aqui vai ser pior, precisamos de qualidade de vida, quanto melhor e mais adequado,  é melhor pra cada aluno, isso aqui é de vocês, vamos seguir rigorosamente o que o FNDE fala, vamos ter transporte de qualidade, vamos colocar transporte atualizado. E você vai dizer: (e aqueles amigos que tem os ônibus?), vamos dar oportunidades para que eles adquirirem transporte de qualidade, por que vamos atender rigorosamente o que diz a lei.     

9.    Saúde para todos ou para alguns? Haverá unidades 24 horas nas vilas polos das duas regiões distantes (Penha e 4 Bocas)?

AUGUSTO: Creio eu que já respondi, mas para o Penha e 4 Bocas temos que enviar para a Câmara com os parceiros vereadores pra criar dois distritos: o município tem que ter mais duas sub prefeituras - uma na região do Penha e outra na região do 4 Bocas, o município é grande e nossas estruturas são precárias, temos que melhorar os ramais para que a omissão de socorro não venha atingir a população, você sabe que omissão de socorro é crime, nós temos que fazer com que os nossos munícipes  saibam que eles podem contar conosco, quando eu falo em eleitor não é só aquele que votou no 55 não,  é o todo,  é o geral, pois serei prefeito de todos, nós temos que dar uma maior  atenção pra eles, médico 24 horas e sete dias na semana e nos postos da vila fiquem abertos diuturnamente, porque a doença ela não conta dia e nem hora pra acontecer e nem a necessidade, temos que ter respeito e ajudar esse povo.
    
10.    Você prefeito o que Maracanã pode esperar?
 

AUGUSTO: Primeiramente quero agradecer a Deus pela oportunidade que me foi concedida, no qual me expressei nessa rede de noticias e dizer que podem esperar:  respeito a população que confiou no novo, uma nova expressão de verdades políticas, servir sempre será nosso lema, estima e consideração, muito trabalho e dedicação, construção de uma grande família, pode esperar a atenção dobrada, quando sentarmos naquela cadeira, Maracanã pode esperar, quero contar com você nessa caminhada, um forte abraço....Augusto Pinto, Servo de Deus!

Postar um comentário

0 Comentários