ENTREVISTA EXCLUSIVA - MARIVALDO DO PSOL, CANDIDATO A PREFEITO DE MARACANÃ

 


O Blog Icaro Gomes entrevista os candidatos e a candidata à Prefeitura de Maracanã, com um formato de 10 perguntas iguais para todos, abordando os temas principais do município.

E nosso primeiro entrevistado é o gerente do INSS em Maracanã, Marivaldo Casseb, que se encontra afastado devido à sua candidatura, confira abaixo o que pensa o concorrente a principal cadeira da cidade:

 

1. Um dos pontos da gestão Municipal atual mais questionado pelo Blog é o vício do nepotismo na Prefeitura de Maracanã. Caso venha a se eleger sua gestão terá parentes em cargos públicos importantes?

MARIVALDO - Em nosso governo a estratégia de gestão utilizada será a gestão por competência em todos os níveis hierárquicos, tendo como foco a boa gestão dos recursos públicos. Para a escolha de secretarias e demais cargos/funções de confiança faremos uma seleção por critérios técnicos e níveis de aptidão para os cargos sendo desconsiderado o grau de parentesco de qualquer dos pretendentes.

2. Agricultura familiar, Turismo, Pesca, parecem ser os eixos das vocações econômicas do município. O que esperar do seu plano de governo sobre os assuntos?

MARIVALDO - Agricultura e pesca: Criação de 04 polos de desenvolvimento nas regiões do Campo da Mangaba, Derrubado/Mota, sede do município e estrada(km 26); Viabilizar a regularização fundiária das áreas do município; Promover o levantamento produtivo; Promover o cooperativismo para participação em licitação; Priorizar o pequeno produtor na compra dos itens da merenda escolar; Promover o cadastro de todos os agricultores e pescadores do município nas bases do governo estadual e federal para dar acesso às demais políticas públicas (benefícios previdenciários, assistência técnica, financiamento rural, etc); Fornecer veículo para transporte da produção agrícola quando necessário; Viabilizar a construção das casas de beneficiamento de marisco e pescado oriundos da pesca artesanal; Viabilizar a criação de selo de produto extraído em reserva para os produtos oriundos das APA`s e da RESEX; Fortalecimento da apicultura e outras culturas alternativas para geração de renda; Fortalecimento dos projetos de criação de ostras na área do Município; 

Turismo: Criação da Rota Turística e Calendário de Eventos Municipais com recuperação/revitalização de todos os pontos com potencial turístico bem como implantar a infraestrutura necessária para o atendimento dos turistas como instalação de caixas 24hs, revitalização da orla, construção da nova praça de São Miguel e rampas/pontes de acesso nas comunidades; Implantar o sistema de lancha rápida; Realizar divulgação da rota e calendário no sítio oficial na internet, facebook e através de outdoors nas rodovias de maior circulação do Estado vinculando na propaganda os locais turísticos ao município de Maracanã.

3. Há um passivo de chamadas do concurso público. Caso eleito(a) o que fará?

MARIVALDO - Será realizada a convocação de acordo com a classificação assegurando o direito dos concursados.

4. Os vices não têm sido grandes auxiliares dos titulares nos últimos tempos. O seu vice é o melhor e será diferente?


 

MARIVALDO - O Vice do PSOL Duylyo Aleixo é gestor de recursos humanos e acadêmico do curso de direito. Atualmente trabalha na área de Recursos Humanos no setor privado. Em Maracanã foi conselheiro tutelar. Participou da construção do plano de governo da plataforma 50 e está apto para contribuir com o Prefeito na gestão do município.

5. Nova orla, novo hospital ampliado e com especialidades, problemática da água. Caso se torne gestor(a) o povo pode contar com que sobre essas questões?

MARIVALDO - A plataforma 50 contempla a revitalização dos locais turísticos conforme resposta do item 2. Quanto à saúde defendemos o aparelhamento do hospital municipal permitindo a internação e realização de cirurgias, criação do centro de especialidades disponibilizando médicos das especialidades mais procuradas na sede e atendimento nas comunidades em sistema de escala. Nossa proposta quanto ao abastecimento de água é a construção de microssistemas de abastecimento de água nos bairros em virtude da estratégica de manutenção para que não haja falha no abastecimento de toda rede quando houver necessidade de reparos em parte do sistema. Além disso, a limitação orçamentária poderia inviabilizar um projeto de maior escala. Nas comunidades iremos dar prioridade àquelas que ainda que não possuem seus microssistemas, como a comunidade da Mina por exemplo e melhorar aquelas que já possuem mas que funciona de forma precária.

6. As vilas e comunidades se ressentem de estrutura: não há asfalto, nem saúde boa e nem praças e ginásios como áreas de lazer. Nos municípios vizinhos já está bem avançada essa pauta. Sua possível gestão pode mudar essa realidade? Como? De onde virá o dinheiro?


 

MARIVALDO - Podemos mudar essa realidade através de uma gestão honesta, responsável e comprometida com o bem comum. Diante da situação de precariedade em que o município se encontra será necessária, além da boa gestão dos recursos próprios, ajuda externa para que possamos, de forma mais célere, realizar obras estruturais. Por esse motivo nosso governo NÃO REALIZOU NENHUM TIPO DE ALIANÇA NO PERÍODO ELEITORAL para que possamos ter a liberdade de recorrer aos auxílios do governos estadual e federal e aceitar todas as emendas parlamentares que necessitarmos para o nosso município independente de onde possam vir.

7. Como será sua relação com o parlamento Municipal?

MARIVALDO - Será uma relação de trabalho em busca de atender as prioridades do município. Caso necessário trabalharemos com o sistema de convocação popular para evidenciar essas prioridades.

8. Como será a merenda escolar, o transporte de alunos e a valorização da educação?

MARIVALDO - Trabalharemos com o processo de compra da merenda escolar voltada para um cardápio regional dando prioridade aos produtos da agricultura familiar. Procuraremos também destinar uma complementação do município na verba destinada a alimentação escolar. Quanto ao Transporte daremos prioridade à recuperação da frota do município para que o serviço seja realizado diretamente pela prefeitura. Caso a frota se mostre insuficiente haverá a terceirização. Quanto à valorização da educação trabalharemos na reforma e ampliação de escolas na zona rural e urbana; Garantia de alimentação escolar de qualidade; Implantação dos projetos Segundo tempo e Jovem aprendiz; Convênio para oferecimento de cursos profissionalizantes para jovens; Inclusão no calendário escolar de visitas externas a locais históricos e turísticos do município; Priorização das disciplinas diferenciais estimulando as gincanas escolares com premiação para alunos, professores e escolas com melhor desempenho; Fortalecer o vínculo da família com a escola promovendo competições esportivas em família no ambiente escolar; Valorização dos profissionais da educação garantindo o pagamento de suas contribuições sociais em dia e promovendo a revisão do plano de cargos com a participação da categoria; criação do Centro de inclusão social que terá entre outras funções o apoio aos alunos de ensino superior na modalidade EAD que necessitarem de computador e internet.

9. Saúde para todos ou para alguns? Haverá unidades 24 horas nas vilas polos das duas regiões distantes (Penha e 4 Bocas)?

MARIVALDO - Saúde para todos. Nosso plano de governo não contemplou a criação das unidades 24 hs. No entanto, considerando que nosso governo será democrático e baseado no atendimento das demandas comunitárias por prioridade, faremos adaptação conforme a necessidade.

10. Você prefeito(a) o que Maracanã pode esperar?

MARIVALDO - Maracanã pode esperar um Prefeito honesto, responsável e comprometido com a boa gestão dos recursos públicos. Que fará uma administração para todos os maracanaenses independente de bandeira partidária, sem perseguição política, com respeito aos servidores públicos, com respeito a autonomia dos Conselhos, escutando os anseios da população através das audiências públicas e implementando a gestão participativa no município. Fé em Deus e foco na missão! 



Nota do Partido: As Respostas do candidato são extraídas da Plataforma 50: Marivaldo Casseb Prefeito.

 Confira a íntegra de nossas propostas na nossa página do facebook Marivaldo Casseb.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Em resumo, será a gestão do improviso.
    A questão da água é um projeto que deve ser solicitado ao governo estadual, coisa que nenhum gestor até agora fez, não sei se por falta de informação ou se por preguiça mesmo.

    ResponderExcluir