ANAC autoriza primeiro serviço experimental por drones

Eixo Monumental, Plano Piloto, Brasília, DF, Brasil 22/1/2018 Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília. 
 
Em um mês de testes com dois drones, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) flagrou 382 infrações nas vias em 30 atuações com os equipamentos para auxiliar o monitoramento e a fiscalização. As principais violações às regras que os agentes identificaram com ajuda da tecnologia foram não sinalizar para mudar de direção (132) e o uso do celular ao volante (90).

Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

A Agência Nacional de aviação (ANAC) autoriza o uso de drones para serviços de entrega. A licença foi concedida à empresa Speedbird, que deve prestar serviço através do popular aplicativo de alimentação IFood. A ação ainda segue rumo experimental, ou seja, alguns testes devem ser realizados para comprovar a eficácia dos equipamentos.

Segundo o IFood, entregas diretas não devem ser feitas pelos drones, mas devem facilitar o transporte de cargas entre fornecedores de alimentos e entregadores que levam os produtos para os clientes.

Ele vai ser utilizado no Shopping Iguatemi de Campinas (SP), para percorrer caminhos da praça de alimentação até ponto de repasse das refeições para entregadores. Em um segundo momento, o equipamento segue até condomínios próximos ao shopping.

Em relato à Agência Brasil, o gerente de Inovação em Logística da IFood, Fernando Martins, afirma que existe otimismo em aplicar novas rotas e instalar o sistema em outras cidades, mas que os próximos passos vão depender da fase de testes.

O modelo utilizado é um DLV – 1 com peso de 9 quilos, capacidade de carga de aproximadamente 2 quilos e velocidade máxima de 32km/h. Por conta da pandemia do novo coronavírus, a empresa segue sem data definida para o início dos testes com drones.

Por Matheus Mascarenhas, Bacana News

Postar um comentário

0 Comentários