Grupo "Guardiões de Maria" completou 19 anos em Maracanã



O Grupo "Guardiões de Maria", fundado 2001, por Dom Felipe, o então pároco da época, completou 19 anos no último dia 05 de junho. Seu primeiro Coordenador foi o senhor João Raiol, havendo então a troca de coordenação a cada dois anos por meio de eleição em Assembleia Geral.


O Grupo foi criado com a finalidade de zelar por todo e qualquer item ou objeto usados nas Romarias (Transladação, Carreata, Procissão Fluvial, Círio de Nazaré e o Recirio), do Círio de Nazaré em Maracanã - um dos mais tradicionais e antigos do estado do Pará. Assim, o grupo organiza e coordena todas as Romarias e, principalmente, a do Círio de Nossa Senhora Nazaré; tem a tarefa da guarda da Imagem Peregrina onde quer que vá.

O tempo acabou por se encarregar de criar novas funções para o grupo católico e atualmente, além organização do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, Guardiões de Maria participa das procissões de São Miguel Arcanjo, São Benedito, Nossa Senhora Aparecida, entre outros. 

Na linha espiritual há todas as semanas a "Quarta Orante" com estudos e Oração ao Santo Evangelho. Na linha mais social, uma vez ao mês é realizado o projeto "SOPÃO SOLIDÁRIO" - parceria com alguns comerciantes, açougueiros e feirantes. Já no último sábado de cada mês há a missa oficial dos Guardiões de Maria.

Há dois anos, iniciou-se a tendência de intercâmbio e seminários entre as Guardas de Salinópolis, Santarém Novo, Pirabas e Belém. Hoje o Grupo Guardiões de Maria é composto por 36 integrantes.
















Da Redação
Ícaro Gomes
Imagens: Arquivo dos Guardiões

Postar um comentário

0 Comentários