A data da eleição
Hoje será provavelmente votado no Senado, o relatório do senador do MA, Weverton Rocha (PDT) que definirá a data da eleição 2020 em todo o Brasil. Há diversas propostas como a mais divulgada de 15 de novembro, ou ainda 6 de dezembro.
O Senado ouviu autoridades de saúde e deve embasar a decisão para que vidas sejam salvas, evitando aglomerações muito comuns nas eleições.
Prazos
A pressa no Senado para votar hoje e enviar à apreciação da Câmara dos Deputados, diz respeito aos prazos que estarão vencendo no início de julho, como a desincompatibilização de servidores públicos e comunicadores, bem como, o início do prazo de convenção a partir de 20 de julho.
A ideia é que os prazos acompanhem proporcionalmente a nova data da eleição. O exemplo é um professor que teria que se afastar no início de julho, deve permanecer por mais tempo de acordo com a nova data.
Live do Turismo
O especialista em turismo no Pará, Marco Romero, vem realizando Lives em forma de entrevistas na plataforma Instagram com ativistas do setor de várias cidades, entre as já realizadas, a diretora do departamento de turismo de Bragança, Natasha Vaiana e a ex-secretária de turismo de Curuçá, Tiziane Matos.
Sobre Maracanã e as praias salgadas das ilhas oceânicas de Algodoal-Maiandeua e Marco, com boas pitadas de lendas e estórias de visagens, a entrevista foi com o blogueiro e professor Ícaro Gomes, na última quarta(17). A entrevista fica grava na página de Instagram @marcoromerotur.
A patrulha agrícola
Dois tratores estão em atividade na zona rural da estrada de Maracanã, realizando os serviços de preparação de terra dos pequenos agricultores na expectativa de realizar um grande plantio. O serviço não é realizado há muito tempo pela Prefeitura Municipal, que abandonou os programas de fomento da agricultura familiar.
Os equipamentos foram articulados junto ao governo do estado pelo assessor especial, Geovan Martins.
O MDB reuniu
A tradicional legenda de Maracanã reuniu os pré-candidatos e candidatas num sitio no KM 40 da rodovia PA 127, com todos os cuidados de distanciamento social e higienização, bem como, a obrigatoriedade do uso de máscaras.
O cunho da reunião foi a apresentação da chapa para o legislativo. Os integrantes da chapa proporcional resolveram definir data para convocar a Executiva Municipal e definir os pré-candidatos à prefeito e vice-prefeito.
Clima favorável
Entre os pré-candidatos emedebistas ouvidos pelo Blog, há a tendência de definir pela chapa Tinô-Geovan já nos próximos dias, mesmo com o provável adiamento das eleições.
A líder do partido na Câmara, vereadora Fernanda Cristo, disse ao Blog que "não há mais tempo para espera e ensaios, a chapa majoritária precisa sair da união Tinô e Geovan respaldada numa grande aliança com PRB, PSC e as Executivas dos partidos precisam atrair outros possíveis aliados como PROS, PT, entre outras agremiações".
A prévia dos Vices
Segundo o Estagiário do blog, não há mais possibilidade de consenso na escolha do candidato a vice do comerciante Reginaldo Carrera, pré-candidato a prefeito pelo PL. O presidente do partido, Mamede Costa disputará com a ex-vereadora Neide Carrera a vaga na convenção.
O ex-prefeito Rafael Reis, grande engenheiro das articulações do grupo, saiu na frente e já realiza visitas nas casas dos filiados do PL, buscando votos para o seu preferido: Mamede!
Rafael continua sagaz na política e sabe onde vai!
Serão apenas boatos?
Não há confirmação de fato, mas os boatos pelos corredores do prédio da Magalhães Barata dão conta que a vereadora Nathália Botelho - pré-candidata tucana nas eleições 2020 - anda pensando em abdicar a condição e voltar a se dedicar à sua reeleição como parlamentar.
Segundo fontes, a Loirinha não está nada satisfeita com a falta de apoio efetivo para sua pré-campanha por parte do governo municipal.
Será que a Loirinha terá a coragem acertada que faltou ao blogueiro em 2012? afinal é melhor prevenir do que remediar. Tenho dito!
O vice
Adicionar legenda |
Já o professor e bombeiro Robson Nunes, cotadíssimo para ser o vice da Loirinha na chapa tucana - fato antecipado pelo BlOg no ínício da pandemia - vem se dedicado nas conversas com aliados do governo, buscando articular seu nome e já organizar a campanha que pelo andar da carruagem será mesmo adiada.
Na proposta do Senado, o horário da eleição também poderá ser de 8 às 22 horas, preservando o distanciamento e uma forma de abonar os que estão acima de 60 anos e não comparecerem para a votação.
Surpresa Luziense
Em Santa Luzia do Pará, o prefeito Edno Alves (MDB) resolveu desistir de sua campanha de reeleição e abriu caminho para o mega empresário da construção, Edinaldo Lucena. O novo candidato que é empresário com atuação forte no Maranhão e Pará, é filho de Santa Luzia do Pará e já começou a organizar o rol de aliados para a disputa.
O novo normal
A adaptação das pessoas nas ruas e nos locais públicos já iniciou no estágio atual da pandemia e que ainda é muito grave no país inteiro. Alguns estados - como o Pará - em razão da agilidade nas medidas como o Lockdown, estão mais perto do pós-pandemia.
O novo normal é o novo padrão de sobrevivência da humanidade que contará com acessórios como máscaras, luvas, distanciamento e uma série de medidas de higienização.
0 Comentários