Cem anos do jornalista e poeta Ruy Barata são celebrados

Autor: Diário do Pará



O ano de um dos maiores nomes da cultura paraense do Século XX, Ruy Barata, será celebrado ao longo de 2020 | Divulgação


Além da programação cultural capitaneada pela família e artistas, o ano de 2020 também foi instituído pelo Governo do Pará como o “Ano Cultural Ruy Barata”, após iniciativa da deputada Marinor Brito (PSOL) aprovada na Assembleia Legislativa do Pará. Também devido à situação atual, todas as celebrações oficiais chanceladas pelo “Ano Cultural Ruy Barata” foram adiadas.

“O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), reconhece o legado imenso deixado pelo poeta, advogado, escritor e compositor paraense Ruy Barata, permanentemente homenageado no Parque da Residência, no canto Paranatinga, e em várias programações e eventos realizados durante a atual gestão”, diz nota oficial da Secult, citando a realização, já no ano passado, do espetáculo “99, quase 100 de Ruy Barata”, que uniu as cantoras Andréa Pinheiro e Renata Del Pinho fazendo uma retrospectiva da produção musical do homenageado e de seus parceiros, especialmente o filho Paulo André Barata.

A Secult também diz que para este ano estavam previstas, por parte do Governo do Estado, homenagens na “Feira Pan-Amazônica do Livro e Multivozes”; patrocínio da nova edição da obra “Anjos do Abismo”, livro de estreia de Ruy, lançado em 1943; e “uma grande programação para celebrar o centenário de Barata, mas devido o cenário atual, provocado pela pandemia, precisaram ser adiados”. “Em breve, o Governo do Estado, por meio da Secult, prestará a homenagem justa e merecida”, assegura.

Postar um comentário

0 Comentários