Postagem eleitoral - Prazos validados pelo STF

Por Lázaro Falcão

Datas das Eleições 2020: Calendário Eleitoral, Atualizado!! - Sete ...


Em sessão virtual (videoconferência), o Supremo Tribunal Federal - STF, semana passada, rejeitou, por maioria, proposta do Partido Progressista PP, em face da pandemia do coronavirus 19, para que fossem prorrogados os prazos que envolvem o Processo da eleição de 4/10/20.

Assim, tudo o que especifica o calendário eleitoral, já de conhecimento geral, permanece inalterado.

Da escolha de candidatos à diplomação dos eleitos para vereador e prefeito, vigora o que foi estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral -TSE, com base na Constituição Federal e na legislação eleitoral de regência.

Nas justificativas de voto, os ministros deixaram bem claro, que, mesmo que o Congresso Nacional venha a proceder modificações no calendário eleitoral, não terá respaldo constitucional, por ferir o princípio da cidadania - o direito de votar e ser votado, que a Carta da República inscreve como Direitos Políticos.

Inclusive o decano da Corte lembrou que durante a segunda guerra mundial - 1940/1944, os Estados Unidos realizaram eleições legislativas.


Preparemo-nos!


CONVENÇÕES: 20/7 A 5/8/2020.


* O autor é advogado com especialização em Direito eleitoral, Professor, Palestrante, Escritor, ex-delegado de Polícia civil e ex-presidente da Câmara Municipal de Ananindeua.



Postar um comentário

0 Comentários