O Céu é FELIZARDO, recebeu mais cedo o artista Reinaldo Costa...

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto e atividades ao ar livre


Hoje tem duas celebrações em intenção da alma do artista Reinaldo Felizardo e Costa, às 12:00 e às 18;00 na Basílica Santuário de Nazaré, em Belém, transmitidas nas redes sociais como: Facebook e Instagram e na TV e Rádio Nazaré de Comunicação ao vivo, ambas presididas pelo Arcebispo de Belém, Dom Antônio Taveira.

Ontem foi o sétimo dia de falecimento de REINALDO FELIZARDO e COSTA (Nascimento: 07.01.1970 e Falecimento: 08.05.2020), um artista maracanaense incrível - autor das artes dos cartazes do Círio de Nazaré de Maracanã e designer gráfico das famosas camisas nas procissões. Era apaixonado pelo Igreja e por sua terra raiz.


A origem
A imagem pode conter: 1 pessoa

Com um dom nato, herdado do avô materno, começou a ler e escrever aos dois anos de idade, quando foi o início do desenvolvimento do talento insubstituível de artista. Nascido de um casal de guerreiros e grandes seres humanos:  o pai, pescador, analfabeto - mas muito inteligente. A mãe estudou até a quarta série primária, com o sangue de Índia nas veias, também de inteligência peculiar, morava na roça e tinha um trabalho muitíssimo árduo. 

Mudaram-se para a cidade grande como tantos outros irmãos que migram buscando o melhor para os seus…


O artista em Ananindeua
A imagem pode conter: 5 pessoas, incluindo Ana Lúcia Felizarda, área interna, texto que diz "Família Nosso melhor porto seguro!"
Família Felizardo

A necessidade financeira o obrigou a ir para Ananindeua junto com a sua família, onde se estabeleceu e se tornou um designer gráfico reconhecido por seu talento e trabalho. De uma família muito religiosa, católica, manteve os laços diretamente com as festividades de todas as religiões. Sem nenhum curso, apenas com a curiosidade, pensou e criou trabalhos fantásticos no universo da arte gráfica.


O MOJUCAM

A imagem pode conter: 2 pessoas

Reinaldo foi um dos fundadores do Movimento da Juventude Católica de Maracanã (MOJUCAM) ao lado do professor Beto Raiol e do Sérgio Pereira, há mais de duas décadas, com efetiva participação nas ações solidárias e evangelização na Igreja Católica de Maracanã. Reinaldo e as irmãs Costa sempre apaixonados pela Igreja já participavam em Maracanã dos movimentos de jovens ligados à igreja católica, nos idos tempos de padre Marcos, padre Franco e irmã Maria de Deus.
A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, sapatos e atividades ao ar livre

Nos anos de 2013 e 2014, com a facilidade de reencontros nas redes sociais, Reinaldo encontra novamente Sérgio Pereira e decidiram refundar o movimento MOJUCAM. Buscaram os outros amigos como o professor Beto Raiol e depois de reuniões refundaram o Mojucam agora com o nome de Movimento da Juventude Católica e Cidadania Amigos de Maracanã. E o primeiro projeto nasceu impactando a todos com alegria e solidariedade: Água na Corda - uma ação solidária dos amigos do Mojucam que arrecada água mineral e distribui durante todo o percurso do Círio de Nazaré em Maracanã entre os romeiros e promesseiros da corda.

"FÉ E AMIZADE NUNCA SE ROMPEM"
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas


O lema do Mojucam estará presente em muitas procissões dos Círios históricos de Bela Cinta e os jovens que fundaram o movimento lá atrás, já são senhores cinquentões hoje, mas mantêm o mesmo coração solidário e de fé que contribui para a sociedade e certamente será continuo o projeto de ação solidária no Círio distribuindo água na corda e como um grande legado e lições deixadas por Reinaldo, o cara bem felizardo que retornou à sua terra natal como corpo, mas no Céu a festa foi garantida por anjos que entoaram cânticos ao bom artista.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, multidão e atividades ao ar livre


O BlOg sempre procurou registrar os feitos - às vezes anônimos - de gente simples, de gente de bom coração que é nascida ou habita nossa região salgada. Agora, intensificamos, porque temos percebido que a dor por um ente perdido multiplicou "n" vezes, já que não há despedidas, não há o último olhar e nem a possibilidade no cemitério de lançar uma flor sobre a urna. A dor multiplicou! sabemos disso e, portanto, nosso BlOg vem sempre a público reconhecer que não são números, não são somente estatísticas, que são amigos, que são irmãos, avós, tios, pais, filhos. Hoje postamos um tributo à memória do Reinaldo, o irmão da Berna Costa - minha amiga de alma - da Ana Lúcia - a nova amiga de alma - e te todos os maracanaenses.


A imagem pode conter: 6 pessoas, incluindo Icaro Gomes II e Fernanda Cristo, pessoas sorrindo, atividades ao ar livre
O blogueiro Icaro Gomes e a vereadora Fernanda com camisas criadas por Reinaldo no Círio de Maracanã em 2019

A educadora Vanessa Lobo postou diversos trabalhos que guarda do artista Reinaldo Costa

Para editar a postagem contamos com textos da irmã do Reinaldo, Ana Lucia Costa, que também informou que seu irmão faleceu acometido por Covid 19, após lutar por oito dias internado no Hospital Abelardo Santos, em Belém.

Da Redação Integrada
Ícaro Gomes
Texto base: Ana Lúcia Costa
Imagens: Facebook, Beto Raiol, Ana Lúcia, Arquivo do Blog

Postar um comentário

0 Comentários