No aniversário de Maracanã ontem, o retrato do abandono da cidade e vilas voltou a repercutir na rede




O retrato do abandono do município de Maracanã veio das imagens da orla da cidade que é a mesma desde a década de 90.
Avanço da erosão já ameaça a primeira rua.
No dia de aniversário de 367 anos o estagiário foi registrar.


O município de Maracanã completou 367 anos ontem, sendo um dos entes municipais mais antigos do estado do Pará. Por ser histórico e município mãe de outros na região, a cidade que ganhou o nome de um pequeno papagaio berrante sofre com o abandono de ações pelo Poder Público. A maioria das grandes obras no município nos últimos 10 anos são do governo do estado: Escola Izidório, pontes e pavimentação da rodovia PA 127, asfalto na cidade, reforma da escola Taurina Botelho, construção de Trapiches em Algodoal e 40 do Mocooca (Já receberão novas reformas).
Já a Prefeitura Municipal dedicou-se a reparos e pequenas reformas, sem uma grande obra marcante que possa ser celebrada de importância para a transformação do povo local.



A orla é a mesma desde a década de 90, recebendo nos últimos anos apenas pintura; a estrutura do hospital não aumenta e somente pequenos reparos em anos; o sistema de abastecimento de água da cidade é um horror e tem mais de 50 anos, ainda construído pelo SESP. No interior, as vilas sofrem sem ruas asfaltadas, sem posto de saúde bem equipado e com profissionais de saúde, sem praças, sem áreas de lazer, sem escolas boas.

O tempo tem sido cruel com Maracanã, em vez de progredir, sofre diante de falta de projeto e plano sólidos para agir. Eleições acontecerão em dezembro próximo, mas a expectativa quanto aos novos planos de governo é pífia, já que não há um debate claro sobre o que será feito para as demandas do município e esse passivo de obras.



O município nos últimos anos tem se acabado em saldar altas folhas de pagamento baseadas em troca de votos por empregos temporários. A chamada dos novos concursados, que deve acontecer por força judicial, pode colocar um freio neste tipo de moeda de troca e então os agentes políticos poderão discutir finalmente economia, educação, saúde, infraestrutura, turismo, meio ambiente e outras temáticas que realmente devem interessar ao povo.  



Da Redação
Ícaro Gomes
Imagens: Estagiário do Blog

Postar um comentário

0 Comentários