Depoimento de jovem maracanaense que trata infecção traz gama de informações importantes




A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e close-up


Oi, AMIGOS.

Sei que tenho andado um pouco sumido e tudo isso tem a ver com uma possível infecção por Covid-19, não passei por bons momentos durante estes dias. Agora me encontro bem melhor, graças a chás de compostos naturais e própolis que ajudaram a fortaceler meu sistema imunológico para combater a infecção.

Eu sempre me mantive em isolamento e sempre incentivei o isolamento de quem podia ficar em casa. Tudo leva a crer que fui contaminado aqui em casa, já que alguns familiares apresentaram sintomas antes.

Todos tiveram resposta positiva no enfrentamento à doença, o meu caso foi um pouco mais delicado. (Sei que aqui não é hospital e vocês quase nunca me veem falando da minha vida pessoal, mas creio que vou estar prestando um serviço, que pode ajudar a tirar dúvidas de muitas pessoas.)

Nos primeiros 2 dias fui acometido por febre alta, calafrios, dores musculares intensas, dor de cabeça e sensibilidade a luz. Foram 2 dias sem dormir e indisposto, somente me hidratando já que eu não tinha apetite.

A princípio suspeitei de Dengue, devido a intensidade dos sintomas, mas eu já havia sido infectado com Dengue no passado e foi uma reação bem violenta, o que me levou a pensar que meu organismo não estava sabendo como me defender do agente infeccioso ou seja eu não possuía anticorpos para isso.

No 3° dia de infecção a febre alta cessou dando lugar a febre baixa, suor frio, dor nas costas, sudorese noturna, indisposição e o mais desesperador dos sintomas que é a dificuldade respiratória, minha respiração ficou mais pesada e funda como se eu estivesse acabado de fazer muito esforço físico mesmo estando em repouso, percebi que se me deitasse de lado em posição fetal a respiração melhorava. (Já fiquei alerta quanto a possibilidade de ser algo além de uma gripe comum.)

No 4° dia foi o mais perturbador a fadiga me consumia muito rápido e o simples fato de falar, já me cansava. Comecei a me hidratar e me alimentar melhor mesmo sem apetite, pois percebi que perdi peso muito rápido, cerca de 2 kg em 4 dias. Ainda com dificuldade respiratória senti um gosto estranho na garganta e ao cuspir no vaso sanitário pude constatar que era SANGUE, nesse momento passou um filme na minha cabeça de toda minha vida. Pois logo pensei, isso é uma lesão pulmonar que indica que meu pulmão está comprometido. Em todas as infecções virais que tive, isso nunca havia acontecido comigo.

Mandei mensagem pra minha prima que é enfermeira e ela conversou com algumas amigas e consultou médicas que disseram que poderia ter sido apenas algum microvaso da garganta que havia se rompido, se isso acontecer com você não se desespere igual eu que fiquei amedrontado. Agora sabemos que também é um sintoma de COVID-19 a tosse com sangue.

No 5°dia percebi que amanheci sem meu olfato, ao tomar banho eu não sentia cheiro de nada, perfume perdeu a graça, fiquei triste por não sentir o cheiro das coisas e o pior foi quando perdi o paladar... é como se toda a minha memória gustativa fosse apagada. Você consegue identificar se é doce ou salgado mas definitivamente não sabe o que é até que você veja o que está comendo, até o simples ato de comer perdeu a graça. Eu como porque preciso me manter nutrido. Ontem tive que perguntar qual sabor de suco estava bebendo pois eu não sabia.

São pequenos detalhes que muita das vezes não damos valor, mas que perturbam ao ir embora. Ontem fiz pipoca pra assistir um filme e comi apenas uma pequena porção porque parecia que estava comendo isopor com sal. (Não façam isso tá? Pipoca pode aumentar a crise de tosse, no meu caso eu não tive, mas é melhor evitar).

Comer se torna um desafio porque tudo se torna enjoativo, comer perdeu o encanto.

6°Dia a respiração melhorou mas senti um desconforto na região paranasal e inchaço nos olhos, uma pressão como se algo quisesse sair pelos meus olhos que se irradiava por toda a testa, talvez seja pelo fato de o vírus também atacar o sistema vascular aumentando a coagulação. É uma situação bem desconfortável que não te deixa dormir direito ou deitar sem ser de lado, o que ajuda a aliviar a pressão na cabeça.

7° Dia, hoje amanheci bem melhor a sensação de pressão no rosto e olhos desincharam e melhoraram, porém continuo com Anosmia e Disgeusia. Já que se trata de um infecção sistêmica eu leve mais tempo pra recuperar. Esperando voltar a sentir cheiro e o sabor das coisas.

Com certeza pra mim não foi uma gripezinha, se cuidem, mantenha-se hidratados, se estiverem com mais de uma pessoa no mesmo lugar que você, use máscaras de proteção pra inibir a taxa de transmissão a quem está com você.

E diminua a carga viral de onde você está, limpando com cloro ou qualquer desinfetante com água qualquer superfície que você tenha tido contato, limpe o piso, maçaneta, botão de descarga e não compartilhe utensílios de uso pessoal como escovas de dentes, copos, pratos lençóis e etc... Toalhas e lençóis devem ser lavados e deixados separados e longe de pessoas não infectadas.

A SESPA já se pronunciou por canais oficiais que perda de olfato e paladar não se trata de uma virose paralela e sim de COVID-19. Portanto se você apresentou um caso igual ao meu, possivelmente você esteja infectado.

Essa doença tem a letalidade em torno de 5% em que 20% dos infectados irão ter um quadro grave de insuficiência respiratória e precisarão ser hospitalizados, outros 50% apresentarão sintomas leves e moderados como foi o meu caso e 30% serão assintomáticos, não apresentando nenhum sintoma, porém ocorrendo multiplicação viral no organismo e por consequência infectando outras pessoas por acharem que não estão doentes, por isso a necessidade da quarentena. Faça isso por você e por quem você ama.

Continuo aqui me recuperando e utilizando máscara pois mesmo após recuperado há a possibilidade de transmissão viral por até 14 dias, sendo necessário ficar isolado neste período.

Depois que tudo isso passar é certeza de que eu vou dar muito mais valor as pequenas coisas e aos meus amigos que estiveram ao meu lado, preocupados, mandando mensagens, dando apoio e me fazendo rir nas horas que precisei.

E principalmente tentem se manter calmos, sei que passa muita coisa pela cabeça na hora da enfermidade mas o importante é manter a fé e ser resiliente.

OBS: Só procure ajuda médica se apresentarem falta de ar aguda. Hospitais agora, são locais com cargas virais altíssimas o que está acometendo a morte de profissionais de saúde. Se o seu caso for leve ou moderado poderá prejudicar sua recuperação.

Há estudos de universidades da Ásia que indicam o fim da pandemia no Brasil no começo de Junho, é apenas um indicativo que pode ocorrer ou não, estamos no pico da Pandemia, logo isso deverá passar.

Pra quem perguntou o chá que eu tomei havia
- Alho (poderoso antibiótico e anti inflamatório natural)

- Limão (com a casca, o óleo de limão é um poderoso antibiótico e fortalecedor do sistema imunológico)

- Gengibre auxilia nos casos gripais e nas crises de tosse (se for hipertenso é melhor evitar)

- Vinagre (tem propriedades antissépticas)

- Mel (Pra adoçar a vida e lubrificar a garganta pra que ñao fique seca.)

- Própolis ( possui propriedades fortalecedora do sistema imunológico, antivirais, antifúngicas e antibacterianas, obtive melhora ao ingerir 30 gotas por dia, vou adotar pra vida.)

-Cebola (isso mesmo cebola ajuda em crises gripais e ajuda na circulação sanguínea afinando o sangue)

-Erva doce (É mentira que ela tenha a mesma substância presente no tamiflu, eu uso pois é um calmante para o estômago).

Há diversos artigos que comprovam a eficácia destes compostos é só pesquisar.

Não é cura tá? São cuidados paliativos.

Se cuidem, não é uma doença letal para os que não compõem o grupo de risco, mas por experiência própria, ela causa um transtorno que você ainda tem chance de evitar!!!

Compartilhado na rede social pública Facebook

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Fico muito angustiado com a situação que maracanã está passando. Melhoras amigo.

    ResponderExcluir