Sistema de abastecimento de água movido à energia solar




]
Desejo simples, mas antigo, dos moradores da Comunidade Murui, no Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Lago Grande, era ter água nas torneiras. Situação esta que foi exibida no Fantástico onde contou a história do adolescente Everton Dias, de 12 anos, relatando a dificuldade de acesso a água potável. Para muitos, esse sonho estava cada vez mais longe de ser concretizado. Mas, na sexta-feira (20), a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) e o Projeto Saúde e Alegria transformaram esse cenário com a inauguração de um microssistema de abastecimento de água potável movido à energia solar.


O empreendimento contempla um poço de 100 metros de profundidade, rede de distribuição com 2.400 metros de extensão, além de 16 placas fotovoltaicas para o bombeamento da água que faz com que o projeto use energia limpa e renovável sem agredir o meio ambiente. Cerca de 40 famílias serão beneficiadas em uma localidade que antes tinha alta incidência de doenças de veiculação hídrica e mortalidade por viroses e diarréias agudas, relacionadas ao consumo inadequado de água do rio e à falta de saneamento básico.

O Prefeito de Santarém Nélio Aguiar esteve presente na cerimônia de entrega. Em seu discurso, destacou o esforço do governo e da parceria com o PSA para a implantação do microssistema. "Continuamos investindo em Saneamento Básico levando qualidade de vida para os nossos munícipes. Esse tipo de parceria firmado juntos as ONGs são importantes, no intuito de levar água potável para os ribeirinhos”, disse Aguiar.


Messias Dias, representante da Associação de Murui, lembra o empenho dos comunitários para que o sonho de ter água de qualidade se tornasse real na localidade. “Estamos muito felizes. Esse momento vai ficar marcado na historia de cada comunitário, pois antes sofríamos bastante com a falta de água potável. Agradecemos a Prefeitura e o Psa que contribuíram para a realização desse sonho, agora vai melhorar a qualidade de vida de todos”, relatou.

A ação nesta localidade é fruto de uma parceria entre o governo municipal e o Projeto Saúde e Alegria (PSA) que coordenou a ação. Com a parceria, a Prefeitura ficou responsável pelos serviços de perfuração do poço.



“Foi um compromisso firmado com a comunidade, e hoje, realizamos a entrega de mais esta importante obra, que foi realizada através de parceria com a Prefeitura de Santarém. A inauguração de um sonho da comunidade que era ter sistema de água encanada”, disse o coordenador geral do PSA, Caetano Scanavinno.

A Prefeitura de Santarém tem investido em Saneamento Básico através de recursos próprios e parcerias na perfuração de poços e construção de novos microssistemas de abastecimento de água na zona rural do município, beneficiando diversas famílias com a resolução do problema da falta d’água e fomentando atividades agrícolas.

Para o Secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, a entregue do sistema aos moradores são a prova de que o trabalho com parcerias é importante para o bem dos ribeirinhos. "São muitos os avanços que temos conseguido por meio de programas e parcerias, levando assim dignidade aos moradores. São parcerias que somam esforços para melhorar a qualidade de vida das famílias nas comunidades", ressaltou.


Na solenidade de entrega, estiveram presentes o Prefeito de Santarém Nélio Aguiar, Secretário de Agricultura e Pesca Bruno Costa, Coordenador do Projeto Saúde e Alegria Caetano Scanavinno, Vereadores da Câmara de Santarém Junior Tapajós e Didi Feleol, além de representantes do Instituto Coca-Cola.

Postar um comentário

0 Comentários