Diga-se De Passagem

A lista tríplice da Prefeita

A imagem pode conter: 1 pessoa

Durante o ano de 2019, surgiram muitos nomes, ocorreram reuniões e a coluna com o "ouvido em pé" sempre acompanhando, assim como faz também nas pré-candidaturas de oposição. A prefeita de Maracanã não se incomodou em demonstrar de cara sua preferência: queria mesmo a sua confiável e fiel escudeira tesoureira Margareth. Porém, as pesquisas não ajudaram. Então, uma reunião interna bateu o "martelo de Thor" na mesa e haverá uma pesquisa eleitoral imediata para decidir a questão com três nomes de vereadores: Antônio Júnior, José Casseb e Nathália Botelho.
Todavia, segundo nossa fonte mais oficial que a mosca azul, os deputados Nilson Pinto e Cilene Couto já estão decididos - e acima das pesquisas - pela vereadora Nathália Botelho do PSDB e não se fala mais nisso.

Afunilando

Com a certeza que o PL de Maracanã lança mesmo o empresário Reginaldo Carrera e agora a quase certa candidatura do governo municipal, na terra de Cintra só fica mesmo faltando a fórmula que unirá Tinô dos Santos e Geovan Martins com as bençãos do governador Helder Barbalho.
Por enquanto, tudo indica que haverá somente três candidaturas. Entretanto, o mês de março que é o último prazo para definição de domicilio eleitoral e filiação partidária pode nos assegurar um norte melhor de comentário.

Paragominas se entende

O atual prefeito Paulinho Tocantins sucessor das duas gestões de Sidney Rosa e Adnan Demacki, fincou o pé que queria porque queria lançar um candidato à sua sucessão do ról de seus secretários. Sidney não gostou e começou as suas visitas pela cidade e vilas; Adnan andava afastado, mas antenado nas mexidas do tabuleiro.
Em resumo: não haverá divisão. Já sentaram na mesma mesa e haverá apenas uma candidatura do grupo que domina "Paragobela" há 24 anos.
Só que desta vez, a Oposição vai fazer frente com mais musculatura embalada pelo governador.

O Banzeiro nas vilas

A imagem pode conter: Erivelton Balga, barba, céu, close-up e atividades ao ar livre
Professor Erivelton Balga
No ano passado surgiu o movimento "Vilas Interligadas" que criou um espaço virtual para discussões de interesses comuns, especialmente, sobre as dezenas de localidades do município de Maracanã que se ressentem de políticas públicas.
Já existiam outros movimentos como o "Filhos da Terra" e o "Mocooca SOS" que trabalham em prol das suas regiões e se uniram a partir da reivindicação da pavimentação da rodovia PA 430.

Lideranças renovadas

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, close-up
Professor Elton Junior
Entre os comandantes do movimento das Vilas, muitos nomes começaram a ser revelados e hoje já orbitam no universo político podendo, inclusive, articular candidaturas no legislativo ou mesmo no majoritário para facilitar o trabalho das reivindicações. Entre outros se destacam, o pastor Júlio Modesto, os professores Elton Júnior, Erivelton e Marivaldo do Mota, o comunitário Diogo Aquino e o comunicador Valketh.

A terceira via em Salinas

A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Walmir Seabra, pessoas sorrindo, pessoas em pé, árvore e atividades ao ar livre

No Sal, o jogo político era Remo e Paysandu, caso sejam confirmadas as candidaturas de Kaká Sena - no grupo político do atual prefeito Paulo Henrique Gomes e a deputada Paula Gomes - e o empresário Max Denner pelo MDB com o aval do governador Helder Barbalho.
Eis que para modificar um pouco o cenário surge a terceira via se habilitando para candidatura à Prefeitura, trata-se do empresário Walmir Seabra, cap do empreendimento Feira no Sal.

Jatene sonha repetir o Papudinho

O saudoso Hélio Gueiros, carinhosamente apelidado de "Papudinho" pelo povo devido sua afeição pelas conversas etílicas,  foi um dos grandes políticos do Pará. Quando ele deixou de ser governador  do Estado e todos pensavam que havia se aposentado, repentinamente resolveu se candidatar a prefeito de Belém e venceu.
O ex-governador Simão Jatene saiu do governo e foi morar no distrito de Icoaraci em Belém. Todos pensam que ele já vestiu o pijama e pendurou as chuteiras, mas segundo um blogueiro o homem pescador vem se ensaiando concorrer à Prefeitura de Belém.
A conferir!

Cenário em Castanhal

Titan é mesmo como uma árvore castanheira:  tenaz e longeva! Pois as pesquisas recentes colocam o rapaz de 70 e poucos anos como favorito na disputa que se avizinha. O atual prefeito Pedro Coelho tenta de tudo para melhorar o desempenho, mas a rejeição é estratosférica. Por outro lado, o deputado Júnior Hage organizou um bom grupo e se articula de mansinho. Todavia, o jogo embaralhou mesmo com a possibilidade do deputado federal Hélio Leite resolver assumir a candidatura como quer seu grupo político.
Segundo nossas fontes, o ex-deputado Márcio Miranda já disse que apoia Hélio, mas ele mesmo não vai nem que a vaca tussa.

Edno recua em Santa Luzia do Pará

Com forte rejeição nas primeiras pesquisas, o atual prefeito de Santa Luzia, Edno Alves, vai sendo convencido a desistir da disputa de outubro. A candidatura que nasce é da ex-vereadora professora Olinda que conta com o aval de seu filho Edinaldo Lucena, um dos mais prósperos empresários do Maranhão.
Do outro lado da BR, a atual vice-prefeita Lúcia Machado pontua bem na pesquisa e o ex-prefeito Adamor Aires se conseguir regularizar suas contas é fortíssimo candidato.

Para onde vão?


Segundo os bastidores políticos de Maracanã, o ex-vereador Rafael Raiol, considerado fortíssimo no rol dos pré-candidatos a Câmara Municipal, sem nomes para compor uma chapa solo em seu partido, poderá se "apoitar" no PL do empresário Reginaldo Carrera e do ex-prefeito Rafael Reis.
Ainda segundo nossos drones de cozinha, o vereador Cacaia filiado ao PSDB também já está com as malas prontas para embarcar no PL.

O MDB velho de Guerra

Enquanto isso, no MDB já chegaram o Anestesia que é irmão do prefeito de Salinas e filho nativo da vila de Tatuteua, o advogado João Costa "Cuspir", o Louro da Liberdade, a Mocinha da Resex, entre outros que estão cogitando pré-candidatura.
Na casa já há os parlamentares professora Fernanda Cristo e Guto Santos. 

Postar um comentário

0 Comentários