Bernadete Costa, a jornalista maracanaense que tornou-se cidadã do mundo

Berna Costa, em Brasília sempre a trabalho



O BlOg tem uma leitora muito especial, Maria Bernadete Felizarda e Costa, afinal é jornalista de muita expertise e já frequentou as mais diversas redações assinando profissionalmente como Bernadete Costa. Sim, uma mulher cabocla maracanaense, orgulhosa de seu berço e que faz sucesso por onde passa.
Foto: Keilon Feio


Jornalista profissional, formada pela UFPA, exerce a profissão desde 1989, então, já são 30 anos dedicados à Imprensa, sendo 25 anos emprestados à Imprensa política - Prefeitura de Belém, Governo do Estado, Governo Federal. Seus textos fantásticos pontuaram em muitas redações e por mídias seculares. Atuou por muitos anos como Assessora de Imprensa de órgãos diversos, assessora especial de governantes e secretariado, inclusíve, compôs a assessoria de comunicação do atual governador do Estado, Helder Barbalho, quando prefeito do município de Ananindeua. Mas, depois de toda essa movimentação frenética resolveu se estabelecer na Comunicação para a Igreja Católica em Belém, a serviço da Arquidiocese de Belém, primeiro como voluntária na Rádio Nazaré FM (91.3Mhz) e desde outubro de 2013, dirigindo o jornal impresso Voz de Nazaré - veículo oficial da Arquidiocese de Belém - ao lado dos Bispos numa rotina diária e uma celebração será a cobertura da Ordenação Episcopal de Dom Irineu Roman, como primeiro Arcebispo da recém-criada Arquidiocese de Belém, onde estarei dia 2 de fevereiro acompanhando esta cerimônia na Catedral São Francisco de Assis.






As origens de Berna


A jornalista é filha do pescador Claudomiro Costa, conhecido como o "Seu Coló", nascido no Sucué, e dona Maria Domingas Felizarda e Costa, nascida no ramal da Mina, Km 38. Seu avô era o rezador de ladainha João Conceição, figura lendária naquele lugar, conhecido como o "João Fiteiro".

Fala ai Berna:

Foto: Mácio Ferreira


"Há duas eleições, a saudade da terra me fez voltar o olhar muito amoroso pra terra natal, até que os movimentos pela PA-430 me encontraram e engrossei a campanha pelo bem dessa gente, e assim, ressurgi entre o povo que calorosamente me acolheu, mesmo sabendo que deixei minha nação aos 10 anos "pra estudar na capital" e hoje cidadã do mundo, entre 5 irmãos, sendo a primogênita, penso que galguei um cantinho digno na vida ao completar dia 29 passado 53 anos, celebrados com as comunidades ribeirinhas do Baixo Acará, Outeiro e Cotijuba, ganhando mais bençãos e amor que mal posso definir o que sinto".

A maracanaense Berna é uma das grandes incentivadoras dos movimentos que estão lutando pela pavimentação da rodovia PA 430 - a estrada de chão que liga à região de Mocoóca - e uma das articuladoras da comunicação social das ações que buscam melhorias pelo Campo das Mangabas, Mocooca e Maiandeua.

"Sempre intervenho onde vejo injustiça e desalento de pessoas que são obrigadas quase que praticamente mendigar sua dignidade, quantas vezes chorei vendo as divulgações de cada veículo atolado na PA, tantas vidas humilhadas pelo descaso da gestão pública, fui me envolvendo por observar, por fim, mergulhei entre eles, conheci suas lideranças. Hoje sou feliz por ter me intrometido".

Da Redação Integrada BlOg/Portal
Ana Paula Tenório

Postar um comentário

0 Comentários