Às vésperas de terminar o ano, Maracanã convive com atrasos de salários, falta de programação para o Réveillon, mas amanhã recebe quase um milhão do Pré-Sal

Amanhã tem a primeira parcela do Pré-Sal.


Os servidores contratados da Prefeitura de Maracanã estão com os salários de novembro ainda pendentes. Para piorar, mesmo com o fim do prazo de pagamento do décimo terceiro ter expirado dia 20 de dezembro passado, os temporários ainda não viram "a cor do dinheiro". Amanhã, vence também os salários de dezembro. Nas festas de Natal, os servidores contratados tiveram que passar com suas famílias sem a ceia digna que poderia advir dos seus salários. As lamentações foram grandes.
Por outro lado, os servidores efetivos estão na espera do pagamento do mês de dezembro e do cálculo para verificação de eventuais sobras do Fundeb, o que pode gerar um abono em janeiro de 2020.

Réveillon
Resultado de imagem para reveillon

Já os visitantes fiéis da bela cidade de Maracanã estão preocupados, pois até a manhã de hoje nenhuma programação oficial foi divulgada para as tradicionais festas e fogos de fim de ano. A expectativa é que haja ainda tempo para que o evento possa ser realizado em cima da hora na orla ou na Praça. Segundo comentários, nunca nada oficiais, haverá show pirotécnico em frente a farmácia Big Ben na Orla.

Quase um milhão na conta amanhã

Hoje, dia 30, tem os créditos normais da Prefeitura (FPM, FUNDEB, Saude, etc), bem mais recheados por diferenças acumuladas durante o ano financeiro, porém, os recursos mais esperados pelas Prefeituras são inerentes da cessão onerosa do Pré-Sal e que estão sendo rateados. O Município de Maracanã receberá quase dois milhões de reais, mas amanhã a metade do valor já estará disponível na conta do Fundo Especial do Petróleo para as Prefeituras.

Utilização dos recursos

Os recursos do Pré-sal não podem pagar folha de servidores, pois têm finalidades específicas de quitar dividas previdenciárias e os investimentos, podendo ser na infraestrutura, educação, saúde, entre outras áreas. Certamente que com o advento de montante de recursos tão significativos, as outras fontes poderão sobrar e ser utilizadas para recompor as folhas de pagamentos.


Da Redação Integrada
Icaro Gomes

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Sou filha de Maracanã,moro em Belém mais tenho família lá
    É uma vergonha no que vem acontecendo em Maracanã
    Passei um mês fazendo um trabalho social lá e fiquei muito triste com que eu vi
    Vou passar o ano de 2020 fazendo trabalho social em Maracanã,sou instrutora do senar

    ResponderExcluir