ITUPIRANGA – Deputado é acusado de derrubar mata em área de Marinha




Moradores ribeirinhos de duas comunidades localizadas na região do Lago dos Macacos, em Itupiranga, na divisa com o município de Marabá, sudeste do Pará, denunciaram que estão sendo ameaçados de expulsão por empresários e latifundiários.

Segundo eles, as notícias da construção da hidrovia Araguaia-Tocantins começaram a despertar o interesse dos grandes empresários e latifundiários, que estão tentando expulsar os antigos moradores, usando máquinas pesadas para derrubar a mata, as construções e até mesmo as plantações, casas e roças dos moradores. 

De acordo com as denúncias, as obras deverão passar pelo Pedral do Lourenço, que está situado no caminho das duas comunidades, e quem estiver estabelecido no local deverá ser indenizado.

Um dos acusados é o deputado estadual Gustavo Sefer, que segundo os ribeirinhos, usou um trator de esteira para desmatar a mata virgem em um trecho de 15 quilômetros, argumentando que era o proprietário das terras. 

Durante a derrubada da mata, um grupo de homens armados dava proteção ao tratorista e intimidava os ribeirinhos. O local é área da Marinha, administrada pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU), cuja proprietária é a União.

No documento encaminhado, as lideranças comunitárias afirmam que está estabelecido o conflito na região, mesmo as duas comunidades ribeirinhas tendo sido inscritas pela SPU no Programa Nossa Várzea. 

Após constatar que a área era de Marinha, a SPU identificou os moradores e estabeleceu pontos de GPS para localização de cada morador. A partir destes levantamentos foi preparada a documentação do programa.

Os ribeirinhos explicaram que, por lei, todas as áreas localizadas nas margens dos rios têm uma Área de Preservação Permanente (APP), medida conforme à largura do rio. No caso do rio Tocantins, pode chegar a 500 metros de área de extensão. Os ribeirinhos que moram nestas duas áreas vivem de pesca e agricultura.

“O deputado Sefer está fazendo mal a várias famílias. Já não basta o gordo salário que recebe às nossas custas, agora ele quer expulsar duas comunidades que residem na região. Precisamos que estas denúncias sejam divulgadas para que as providências sejam tomadas, pois terra é para quem nela trabalha”, pediram os ribeirinhos. Sobre outros latifundiários interessados nas terras, as comunidades estão levantando informações.

Sem retorno

O Ver-o-Fato procurou por telefone o deputado Sefer para ele apresentar sua versão dos fatos denunciados pelos ribeirinhos de Itupiranga. Na Assembleia Legislativa, falamos com a chefia de gabinete, no último final de semana. Essa chefia explicou que o parlamentar estava em viagem e que iria levar o caso ao conhecimento dele. Até agora, porém, Sefer não se manifestou, embora saiba dos fatos a ele imputados.

Portal de Notícias VER-O-FATO

Postar um comentário

0 Comentários