Expedição "Caminhos de Maiandeua" - uma trilha de Fortalezinha, Furo Velho e Algodoal

Sávio Lima e suas lentes nos caminhos de Maiandeua

O fotógrafo nativo de Algodoal, Sávio Lima, tem um grande acervo de registros fotográficos de Maiandeua, sendo hoje, um importante guardião das belezas naturais, a cultura e os costumes da região cheia de surpresas maravilhosas.
Hoje o Blog coloca a mochila nas costas e convida você leitor(a) para caminhar na trilha da Ilha de Maiandeua, saindo de Fortalezinha, com breves paradas no Furo Velho. Então, vamos lá mochileiros. Vem conosco!

Por Sávio Lima
As ruínas da casa de Pedra
Fortalezinha é uma vila bastante rústica e tem ruas de areia batida e um povo muito acolhedor, seu nome é em razão da Casa de Pedra’ - construção erguida por padres Jesuítas, segundo contam os nativos. Esta edificação - hoje praticamente em ruínas - foi o início do povoamento da comunidade e servia forte (daí o nome Fortalezinha). Hoje a casa de pedra fica atrás de uma casa em construção que quando ficar pronta certamente poderá esconder este patrimônio histórico.

A ilha fica acima do nível do mar proporcionando uma vista incrível para o rio Maracanã  e integra a Área de Preservação Ambiental Algodoal-Maiandeua.
 
Saindo de Fortalezinha, adentra-se na "Trilha do Cajueiro", cheia de curvas até a bela praia do Mupeua. Antes de falar propriamente sobre as trilhas é importante dizer que no período de estiagem (geralmente entre agosto a novembro) é muito melhor para as caminhadas, mas a paisagem na ilha pode mudar: a grama seca e o verde assume um tom amarelado. Ainda assim, aqui é o paraíso! Seguindo a trilha de Fortalezinha até a ponta da praia são quase 40 minutos de caminhada e você pode esbarrar com gado - muito comum por ali, os bois e vacas andarem soltos. Os cachorros na ilha acabam sendo grandes companheiros nessas trilhas. Pode acreditar!
Ranchos de pesca
Também é maravilhoso sair um pouquinho da trilha, ai podemos conferir algumas cabanas de pescadores no furo velho, como ponto de pesca, pois são locais mais próximos e fartos de peixes, devido a enorme variedade por já ser mar aberto. A visão que temos no furo felho é só mar, areia, céu e muita água. Furo Velho é o canal que separa Algodoal e Fortalezinha, com uma faixa de areia que se estende da ponta de Fortalezinha ao fim da praia da Princesa e chamada de Praia do Mupeua, que em tupi significa "furo raso".
Aqui todo o charme das construções criativas
Chegando na praia da Princesa que possui aproximadamente 5km de areia branca, vários bares e restaurantes, É hora de uma parada para água de coco bem gelada, recuperar o folego e a jornada continua até Algodoal.
 
Observação: Para realizar o trajeto há guias turísticos na ilhda.

Trilha do Cajueiro

Bastar abrir a porteira e caminhar...



Fortalezinha

A igreja católica de Fortalezinha

Rua em Fortalezinha

Furo Velho



Comércios na ilha

De Fortalezinha para o olhar no mar

A praça

Placas indicativas

No caminho a biodiversidade amazônica

Ali é o mar






O campo de futebol de Fortalezinha



Eu vou pro mar...


Postar um comentário

5 Comentários