Sedop destinará cinco mil quilômetros de asfalto para municípios do Estado nos próximos meses



Foto: Ascom / Sedop

Com informações da Agência Pará

O anúncio sobre a destinação de cinco mil e cem quilômetros de asfalto, que devem ser repassados, nos próximos meses, a municípios do interior do estado, foi feito pelo secretário executivo de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), Ruy Cabral, nesta quinta-feira (22), durante o encerramento da 15ª Reunião Ordinária do Conselho das Cidades, que teve início na última terça-feira, em Belém.

“O estado dará continuidade, a partir da abertura de propostas para asfaltos nos interiores, à política de pavimentação que já existia nas gestões passadas, mas que faremos com uma nova roupagem, de forma mais transparente e responsável. Então, os municípios devem ficar atentos, para que possam submeter seus projetos”, anunciou Ruy.

Durante a “Caravana Por Todo o Pará”, iniciativa do Governo do Estado que percorreu as regiões do Xingu e Tapajós, entre os dias 9 e 11 de julho, a secretaria destinou mais de 190 quilômetros de asfalto a doze cidades daquela área. “São vários os programas que tornaremos públicos e que visam o mesmo interesse, que é o desenvolvimento do Pará, somente com recursos estaduais e operações bancárias”, complementou.

Saneamento Básico – Ainda durante a reunião, a secretaria divulgou que já estão sendo finalizados os planos de saneamento, envolvendo investimentos de cooperação entre CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e NDB – New Development Bank, de 15 municípios. Dentre eles, Castanhal, São Miguel do Guamá, Benevides, Bragança, Capanema, Viseu, Cametá, Igarapé Miri, Moju, Capitão Poço, Tomé-Açú, Redenção, Monte Alegre, Breves e Portel.

“O plano vai mostrar as demandas municipais e uma previsão de investimento destinado para saneamento, ou seja, quanto cada cidade precisará gastar para ter todas as melhorias, em um determinado período. A ideia é tratar todos os municípios com sistema de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem pluvial e resíduos sólidos, e entregar a eles, com custo zero, os seus planos finalizados”, explicou Valdir Acatauassu, secretário adjunto de Gestão e Desenvolvimento Urbano.

De acordo com o secretário, os recursos provenientes do convênio com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), já proporcionaram a entrega do plano de saneamento ao município de Placas. “Também estamos em execução com o plano de Ulianópolis e vamos começar a licitar para a produção do plano do município de Rio Maria”.

Estão sendo desenvolvidos, ainda, pela Sedop, os planos de mobilidade urbana para os municípios de Cachoeira do Piriá, Salinópolis, Redenção, São Miguel do Guamá, Anapú, Mojú, Tailândia, Capitão Poço, Soure e Viseu.

“Fizemos a previsão para que, até o final do ano, estes municípios já estejam com os seus planos entregues. É uma meta. Vamos buscar”, concluiu.

Postar um comentário

0 Comentários