Após vencer preconceitos, Transsexual nativa de Algodoal, torna-se destacada empreendedora na Ilha




Diana nasceu menino, mas cultivava o sonho de ser uma menina...e o tempo e perseverança a levaram à França, de onde com muito trabalho construiu em sua ilha de nascimento, um dos maiores empreendimentos hoteleiros.

A sempre charmosa Algodoal, também é a ilha de Diana
O Blog tem contado muitas histórias de gente vitoriosa que pautou sua vida numa rota de sonhos, quer seja bem pertinho de suas raízes; quer seja bem distante, às vezes, mais ao sul do país ou até mesmo lá no velho continente europeu, bem do outro lado do oceano.

O Blog gosta de contar histórias de gente simples e de gente sofisticada. Agora imagine, quando podemos mesclar as duas qualidades. Porém, a maior essência de nosso objetivo como tal é contar a vida e vivenciar os sonhos de gente que mesmo distante não esquece de suas raízes, de sua pureza como pessoa da beira da maré, praiana, nativa, pé na areia...

Na nossa opinião ela é uma lenda! 

Já a vi, meio que de longe, mas já ouvi que ela saiu da Ilha de Algodoal e ganhou o mundo a partir da França. Hoje mora na Europa, mas mantém na ilha uma das melhores pousadas com direito a 44 apartamentos, piscina e academia. Ela é mesmo uma lenda, podendo até sua história ser confundida com a Princesa que um dia se encantou na ilha e virou a grande lenda.

Mito ou Lenda, ela tem nome de Princesa, talvez, a princesa mais reconhecida no mundo moderno: a Lady Di! isso, a Lady Diana! A mulher de coroa que olhava no olho dos pobres na Inglaterra. Mitologicamente, nossa Diana da ilha é uma guerreira, uma mulher, a transsexual que brilha muito forte em sua ilha e no mundo.
Diana de Cristo Sousa, nasceu na Ilha de Algodoal, mora hoje em Montpellier, no sul do França, empreendedora, é a cap da Pousada Mythologia na ilha mágica de Maiandeua-Algodoal. Bem, agora vamos saber um pouco mais de uma história que todos precisam conhecer.


Blog – Conte-nos sobre sua infância e sua família...
Em primeiro lugar, quero agradecer pelo interesse do Blog sobre a minha pessoa e a minha história de vida. Hoje me chamo oficialmente DIANA DE CRISTO SOUSA, nasci na ilha de Algodoal, município de Maracanã, nordeste do Pará. Também conhecida como MAIANDEUA! 
Sou filha de Pescadores - o senhor José de Cristo e dona Francisca de Cristo. Meu pai é muito conhecido na ilha de algodoal, famoso por seu humor inabalável, e os seus versos de carimbó. Hoje com 71 anos, conhecido pelo apelido GODENGO OU SEU ZÉ, vive cantando seus versos e fazendo a alegria dos turistas e visitantes.
A minha mãe com 61 anos já é uma senhora tipicamente nativa com seus costumes e princípios morais antigos. Não é de falar muito! Passa a maior parte de seu tempo fazendo artesanato com conchas do mar.
Seu Godengo, uma personalidade de versos de carimbó na ilha
A minha infância não foi na ilha de Algodoal, pois minha mãe teve que sair da ilha, devido o problema de alcoolismo do meu pai na época, que os levaram a separação. Então, mamãe levou os quatro filhos para morar em Belém. Na cidade grande, as coisas eram muito difíceis e tive que "por a mão na massa" para ajudar na renda familiar. Adolescente, eu não sabia se ia para escola ou tentava ganhar algum dinheiro; optei por trabalhar, trabalhei no mercado de Icoaraci como saqueiro, picolezeiro, engraxate, faxineiro, açougueiro, verdureiro e flanelinha. Onde tinha trabalho eu estava lá; então foi uma infância e adolescência difícies, mas o grande começo de uma estrutura de responsabilidade para meu crescimento como pessoa.

Blog – Como bate este “estalo” de ir para a Europa?

A Europa! minha amada França! devo muito a ela! Depois que voltei ainda garoto para à Ilha de Algodoal. de férias, na época, tinha muitos franceses que viviam por lá. Sempre eu via muitos, mas não passava pela minha cabeça ainda essa possibilidade. Daí então, foi na minha passagem por Macapá-AP,  que veio a vontade de cruzar a fronteira. Eu ouvia falar primeiramente da Guiana Francesa. Embarquei no sonho e então segui meu destino até a França.


Blog – Como é sair de uma ilha e repentinamente se encontrar no meio do mais badalado continente da civilização?

Olha, é muito difícil chegar em outro país, sem saber falar a língua, sem dinheiro, sem amigos, no frio. Eu era um jovem com muitos sonhos na bagagem. Deixei pra trás todos os amigos, meus pais, minhas raízes. Não foi fácil e o mundo completamente diferente. Certamente, o medo toma conta, mas eu sabia o "porque' eu estava aqui e o que eu vim buscar!
Uma referência em hotelaria na ilha de Algodoal
No começo a gente se sente despatriada, desamparada, mas como eu já tinha uma experiência de vida nada fácil, foi como uma blindagem para os problemas que encontrei e encontraria. Eu sabia que tinha que ser forte mais ainda, pois eram os meus sonhos que estavam em jogo e o jeito de viver da minha família tinha que mudar.

Blog – E como convive com a saudade da família, dos amigos, do jeito de ser praieira?

É muito difícil porque vivo e penso o dia todo nessa ilha, onde meu pai enterrou meu umbigo...(muitas risadas)...Vejo muitas fotos, cada uma mais linda que a outra. Hoje com as redes sociais e a facilidade da internet, abrandou mais a saudade, pois consigo me comunicar mais com as pessoas da ilha e a ansiedade passa por algum tempo.
Porém, não demora, lá estou eu de novo olhando as fotos e vídeos para querer saber o que está se passando. Até a previsão do tempo na ilha de Algodoal eu fico acompanhando. (Muitas risadas). Estou contando os dias para a minha volta.
Uma construção caprichosa, sem usar nenhuma pedra e nada de areia da APA Maiandeua

Blog – Transsexual? Como tudo aconteceu?

A pessoa que possui uma identidade de gênero oposta ao sexo designado. Isso, transsexual. Olha, desde muito cedo eu já tinha esse interesse de ser menina, mas devido as dificuldades no qual eu me deparei, fui obrigada a reprimir minha transição: uma porque muito jovem e em situação de rua seria muito perigoso. As pessoas têm medo do desconhecido e não iam entender; eu via muitas trans na época sendo maltratadas e expulsas de casa; e isso me fez refletir. Por outro lado, eu também era o esteio da família com o que eu ganhava no trabalho e isso era essencial para a renda da família. Então, resolvi dormir mais um pouco no casulo (risadas). Eu era um menino "afeminado" bonito. As meninas viviam se apaixonando por mim. O meu pai até brinca, hoje, que meu apelido era "bom de mulher". As meninas gostavam de mim e eu dos irmãos delas!!!! era muito complicado até os 16, 17 anos, já tinha conhecido o hormônio essencial para uma transição, mas nem sabia direito! Só sei que as "trans" da época tomavam, então eu tomava escondido, ate que não aguentei mais e sai do casulo, enfrentando as consequências, entre elas, perdi o emprego e fui expulsa de casa. Porém, me senti livre das responsabilidades e foi ai que a DIANA apareceu pronta para a guerra como a mulher maravilha (risadas). Eu sou fã da Mulher Maravilha até hoje!

Mythologia vai se tornando a pousada com referência internacional
Blog – Você é possivelmente um dos grandes exemplos de empreendedorismo na ilha de Algodoal-Maiandeua, já que sua pousada é uma referência quando se fala em conforto, sofisticação e charme. Como nasceu a ideia de investir na ilha?
(Risadas) Obrigada! mas, nosso empreendimento ainda não acredito que esteja neste nível, verdade que estamos trabalhando duro para chegar à referencia internacional, com a visão e a experiência que tenho certamente chegaremos lá.
A pousada Mythologia tem muitos significados, quebra de barreiras e superações. Meu pai foi um dos pioneiros comerciantes da ilha, então quando eu voltei da Europa a passeio, já casada com um francês, percebi na ilha uma oportunidade de criar um novo conceito de hotel que tivesse um Know How internacional. Então, junto com a minha irmã - que é meu braço direito nessa aventura - começo um projeto cheio de planos e hoje estamos com diversas realizações. Todavia, não sabíamos o quanto seria difícil a construção. Primeiro pela logística do local. E nós nunca aceitamos que uma única pedra ou um balde de areia fosse retirado da Ilha de Maiandeua. Eu tenho muito orgulho de falar que não tem nada dentro da nossa estrutura que não seja comprado de lugares adequados de materiais e fora da nossa APA de Algodoal-Maiandeua. Imagina o trabalho de formiguinha! Quem mora e visita Algodoal sabe que é difícil construir.  A Mythologia tornou-se algo diferente, visto com outros olhos. Imagina um Mulher Trans, filha de pescadores, vivendo na Europa e construindo uma estrutura diferenciada e o maior empreendimento na ilha de Algodoal. Tudo isso, causou especulações, barreiras, mas enfim, sempre estive preparada para enfrentar desafios. Hoje tudo já se acalmou! Muitos empreendedores da Ilha melhoraram muito suas estruturas e cada vez mais Algodoal cresce.
Nossa intenção é oferecer o melhor possível para quem visita à ilha. Sempre primando em nossa empresa como compartilhadora de responsabilidade social e ambiental. Já estamos quase lá! Nosso desejo é trabalhar com a comunidade. Meu projeto, a minha missão é trabalhar o social. A Mythologia, tornou-se um nome forte, capaz de ser um transformador social, Virou uma marca, como você disse representa uma lenda, tem muitos significados.
 
Cuidar do corpo também na Ilha, Claro!

Blog – Planos para sua retumbante volta?

Sim! Há anos estou me preparando para isso. Estou estudando e me informando. Quero chegar e me dedicar num trabalho social com a comunidade da nossa ilha, onde todos juntos, possamos melhorar muito a vida uns dos outros, sem quaisquer interesses. Para que isso possa acontecer, temos que deixar as diferenças de lado e seu unir. Deixar que cada nativo mostre seu talento, sua vocação, que haja oportunidades para todos. Hoje temos a academia, foi um investimento, que é fundamental para assegurar aos jovens a possibilidade de cuidar do corpo e também da alma e enfrentar com força o mundo das drogas. Vamos nos acostumar com o hábito dos esportes. Temos ideias que serão colocadas em prática no meu retorno.
A marca que vai reunindo muitos significados de superação e quebra de tabus

Blog – É difícil vencer e ter sucesso na Europa?


Muito! Muito! Muito mesmo! 

Blog – Tem muitos jovens, que como você, sonham bastante, relacionam seus sonhos, fazem planos, mas o receio os detém. O que você pode dizer sobre?
Sim. Tem muitos! Até hoje algumas pessoas têm receio de se aproximar de mim, mas não devem. Eu estou para unir forças. Sou exemplo que podemos enfrentar os preconceitos e as barreiras. Podemos sonhar e realizar. Tudo depende do querer e do trabalho. Nativos ou não, dentro ou fora do Brasil, o segredo é trabalhar com responsabilidade.

Postar um comentário

10 Comentários

  1. Eu como prima sempre soube rsrs brincava comigo de bonecas. Tenho orgulho de vc sua história é muito linda mesmo uma lenda 🤩

    ResponderExcluir
  2. E uma pessoa maravilhosa e muito carismatica.não existe pessoa como a Diana além de bonita e muito umilde e bem humorada...quem conhece Diana se encanta com sua personalidade ...

    ResponderExcluir
  3. Diana é uma verdadeira MULHER MARAVILHA.

    ResponderExcluir
  4. Sou uma pessoa privilegiada, pois esse é o sentimento de quem conhece ou conheceu Diana Lemos, Eu conheci ela a muitos anos em Macapá-AP, uma pessoa maravilhosa.

    ResponderExcluir
  5. Tive o privilégio de conhecer Diana Lemos a muitos anos em sua passagem por Macapá-AP, uma pessoa maravilhosa, educada, bem humorada e com forte personalidade já naquela época. Me sinto feliz por toda a sua trajetória e seu sucesso sempre merecedores.

    ResponderExcluir
  6. Muito corajosa 👏👏👏👏👏👏👏👏
    Curiosidade em conhece-la.

    ResponderExcluir
  7. Lindo hotel, fiquei hospedado em 2012 na virada de ano e fui bem atendido. Parabéns pelo o sucesso!!!

    ResponderExcluir
  8. História deslumbrante,desconhecia.👏

    ResponderExcluir
  9. Que linda! Parabens pelas vitorias (vida e trabalho). Que felicidade saber dos planos de projetos sociais.

    ResponderExcluir
  10. É maravilhoso quando vemos que uma mulher trans chegou lá, ainda mais sabendo de todos os obstáculos que a Diana enfrentou para tal feito. Parabéns guerreira!! Me representa!!

    ResponderExcluir