Ex-prefeito de Maracanã recebe sentença e vai recorrer



(Arte: Secom/PGR)

A Justiça Federal condenou o ex-prefeito de Maracanã (PA) Agnaldo Machado dos Santos, o Tinô, pela falta de prestação de contas da aplicação de R$ 105 mil em verbas federais destinadas à merenda escolar, em 2008 e 2009. Publicada na terça-feira (23), a sentença acata pedidos de ação do Ministério Público Federal (MPF).

O ex-prefeito terá que devolver os recursos aos cofres públicos, e foi multado em valor equivalente a 10% desse total. Além disso, teve os direitos políticos suspensos por cinco anos, mesmo prazo em que ficou proibido de contratar com o poder público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais públicos.

Um dos argumentos da defesa de Agnaldo Machado Santos foi o de que ele não era o ordenador das despesas da alimentação escolar. O juiz federal autor da sentença, Omar Bellotti Ferreira, considerou improcedente essa alegação porque a gestão de verbas federais destinadas ao município é de responsabilidade própria do cargo de prefeito. “Cabe destacar que o acatamento de defesa no sentido pretendido exigiria a demonstração de que a gestão dos recursos em questão teria sido delegada, por força do poder administrativo hierárquico, a agente público diverso, circunstância não evidenciada nos autos”, complementou o juiz federal.

Na ação judicial do MPF, o procurador regional da República José Augusto Torres Potiguar lembra que o prejuízo à sociedade vai além da falta de acesso à informação sobre a aplicação dos recursos, porque a falta de prestação de contas gera a suspensão dos repasses de recursos federais. "A omissão quanto ao dever de prestar contas de recursos públicos demonstra a total indiferença da autoridade no trato da coisa pública, o seu desdém e menosprezo às instituições e, sobretudo, o desrespeito à sociedade que, afinal, é a verdadeira dona dos recursos públicos e, por isso, é quem deve usufruí-los”, citou o membro do MPF na ação.

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Que a justiça seja feita e que isso valha para todos os políticos desonestos.

    ResponderExcluir
  2. Mais do que na hora.aleluia!.
    Fora corrupção
    Fora família #santosaraujo
    Fora tinô
    Fora dica.

    ResponderExcluir
  3. É BOM INVESTIGAR ESSA TAL DA DICA,POIS, ELA FAZIA PARTE DESSE MESMO PACOTE DE CORRUPÇÃO NA ÉPOCA.

    ResponderExcluir
  4. Já estava na hora desse babaca do tinô ser julgado, ainda foi pouco pra quantidade de dinheiro que esse homem roubou do nosso município.

    ResponderExcluir