Cravação das estacas da ponte Rio Moju iniciam neste sábado


Foto: Divulgação/Agência Pará

Após dois meses do acidente que derrubou a ponte do Rio Moju, a Secretaria de Estado de Transportes (Setran) iniciará, no próximo sábado (8), a cravação das estacas metálicas. Essas estacas formarão, mais adiante, os dois pilares do mastro central da ponte, que terá 45 metros de altura de concreto e 20 metros de estruturas mistas (aço-concreto) totalizando 65 metros de altura acima do tabuleiro (pista por onde passarão os veículos).

Segundo Pádua Andrade, secretário de Estado de Transportes, as obras de reconstrução do trecho da ponte ocorrem dentro do prazo previsto, que é de 180 dias. “O serviço de cravação das estacas acontecerá durante todo o mês de junho. Em julho iniciaremos a montagem do tabuleiro misto que será em aço e concreto e terá 268 metros de comprimento. Em seguida, haverá a instalação dos cabos-estais, tudo dentro do prazo previsto para o novo trecho da ponte estar pronto em outubro deste ano”, disse o secretário.

Segundo o titular da Setran, o prazo da obra é recorde se for levado em consideração o tempo de construções de obras como essa no Brasil. “A obra será feita em cinco meses, em ritmo normal, de acordo com os modelos brasileiros, ela levaria de um ano a um ano e meio para ser concluída”, explicou Pádua.

O secretário informa ainda que os serviços não param. “Além de estamos trabalhando 24 horas por dia, todos os finais, de segunda a segunda para honrar o compromisso de restabelecer o tráfego de veículos na alça viária dentro do cronograma previsto, o projeto executivo prevê que todas as peças da nova ponte devem ser pré-fabricadas, ou seja, chegam prontas para serem montadas”, detalhou o secretário.

Tabuleiro – O mastro central dará origem ao novo trecho de 268 metros de extensão da ponte, que será construída em estágios de 12 metros, quando são instalados estais para sustentação da pista. O serviço é, atualmente, a principal solução para produzir grandes vãos, como é o caso da ponte estaiada do rio Moju, que tinha 19 apoios e quatro deles foram derrubados pelo choque da embarcação, justamente por ter um vão de apenas 88 metros, inadequado para áreas de navegação de grandes embarcações.

Uma parte do material para a obra da ponte está mobilizada em Belém (estacas e armações dos blocos e pilares) e outra parte está sendo fabricada por empresas de Fortaleza e São Paulo (Aduelas de aço do tabuleiro, segmentos de aço do mastro e as ancoragens dos cabos-estais).

“Antes de vir para Belém, todo o material passa por certificação de qualidade da área de engenharia da Setran, que garante o embarque apenas das peças testadas e aprovadas para a rápida montagem da ponte”, explica Pádua Andrade.

O método construtivo tomou como diretriz a construção da ponte em dois eixos de ações: pré-fabricação da pista e parte do mastro, e a construção, in loco, da fundação e pilares. Essa determinação possibilita que a montagem final seja rápida o suficiente para atender o prazo previamente estabelecido.

Com informações da Agência Pará

Postar um comentário

0 Comentários