Retrovisor - Alonso Balga, o pioneiro de 4 Bocas


Alonso Balga Rodrigues foi o primeiro a descobrir o quanto era boa a posição geografia de 4 Bocas, que a poucos metros já encontra saída para o rio e de lá ganha-se o mar pela ponta do Maia. Casou-se com dona Círia e construiu uma família de 13 filhos.
E "seu Alonso" nasceu na praia do Elias, mas logo seguiu com seus pais Domingo Balga e Vitória para o porto do Maia, até se inspirar para ser o fundador e o primeiro morador daquela que seria no futuro uma das vilas polos mais importantes de Maracanã: o 4 Bocas.
O acesso era feito pelo rio, através de grandes canoas se chegava à Maracanã e Marapanim, mas ai veio a necessidade da estrada em épocas difíceis quando máquinas de terraplenagem eram raras aparições. Porém, havia muita disposição e esperança. "Seu Alonso" juntos outros moradores de posse de enxadas, terçados, enxadecos, picaretas e outras ferramentas - doadas pela Prefeitura - ganhando a mata e o campo para fazer o pico e chegar até à vila de Martins Pinheiro, que era a antiga "vila Chata" - segundo estudos um lugar remanescente de quilombola. 
Contam os moradores antigos que os pioneiros já havia traçado mais ou menos 15 quilômetros, quando a Prefeitura assumiu o serviço e com máquinas realizou a ligação por estrada que hoje é a rodovia estadual PA 430.
Quer saber quem estava na Prefeitura na época? Será num próximo retrovisor.


Da Redação
Ícaro Gomes
Imagem: Arquivo familiar

Postar um comentário

3 Comentários

  1. E tão bom saber o aconteceu na região nos anos anteriores.obrigador por compartilhar esse conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. E tão bom saber o aconteceu na região nos anos anteriores.obrigador por compartilhar esse conhecimento.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom saber que meu avô foi o primeiro morador desse lugar

    ResponderExcluir