Fim da greve - professores vencem em Castanhal

Professora Jack Farias, destacou no movimento
Havia dois meses de suspensão das aulas na rede de ensino municipal de Castanhal, já que os professores mantinham greve geral, em razão da publicação do Decreto do prefeito Pedro Coelho, que restringia as gratificações sobre 100 horas previstas no concurso público. Mesmo que o professor ministrasse 200 horas não poderia receber as gratificações de forma integral.

Apelidado de "Decreto da Maldade", a ordem do prefeito foi contestada pelo Sintepp Castanhal e ganhou a adesão de muitos trabalhadores e trabalhadoras. Entre as lideranças mais destacadas do movimento, a professora Jackeline Farias, que comandou um estilo diferente de greve com apresentações culturais, caminhadas nos bairros para informar aos pais e alunos, entre outras ações que aconteceram durante várias dias do movimento.

Primeiramente, na Câmara Municipal, os vereadores não derrubaram o decreto que entrou em vigor; depois a justiça em primeira estância deliberou que o decreto era inconstitucional e determinou a revogação pelo prefeito, que preferiu recorrer. O fato jurídico manteve a greve, mas o tribunal de Justiça julgou que o decreto não encontrava arvoramento jurídico e então determinou a sua suspensão sob multa. Então, o prefeito não viu outro caminho e revogou o decreto.
Uma grande vitória da classe dos professores de Castanhal!  











Da Redação
Ícaro Gomes
Imagens: Grupo de wwp do Blog.

Postar um comentário

0 Comentários