ENTREVISTA - Vereadora Fernanda Cristo de Maracanã


O BlOg convidou todos os nomes efervescentes no cenário político do município de Maracanã e que possivelmente serão pré-candidatos e pré-candidatas à Prefeitura. Entregou a todos 16 perguntas e um pedido de envio de 10 fotos a escolha. Claro! nenhum pleiteante ao cargo é obrigado a respondê-las, mas a vereadora Fernanda Cristo (MDB) se dispôs e vamos conferir!

Quem responde as 16 perguntas do Blog???????

Fernanda Cristo é professora com formação e especialização em Letras pela UEPA e UFPA respectivamente, advogada e cumpre mandato de vereadora no município de Maracanã. No parlamento, tem sido atuante na defesa dos direitos do povo e conquistas para os que pouco têm voz. 

Sua atuação atrai represálias da atual gestão que arregimenta pessoas contratadas para tentar inibir o exercício do mandato, mas tem “tirado isso de letra” e hoje é a campeã de projetos de Lei aprovados e proposições em tramitação. 

É dela, por exemplo, a autoria da Lei que impede o corte de luz às sextas-feiras e vésperas de feriados, a Lei de Acessibilidade, a bolsa aos universitários, entre outras. O governo municipal faz tudo para manter as leis sem publicação, o que impede o real cumprimento. 

Ao ouvir a vereadora Fernanda, noto sua angústia com o fato de pouco poder fazer, já que as prerrogativas do mandato são limitadas. Suas tentativas de construir conquistas na legislação para o povo, às vezes, encontram o veto de alguns de seus pares, muitas vezes de forma orientada pelo governo municipal. Ela demonstra que pode concorrer ao cargo majoritário. 


Blog1 – 2020 é contigo?






FernandaPrecisamos ter um projeto amplo para melhorar Maracanã. Penso que podemos fazer isso juntando várias lideranças, suas ideias e iniciativas. Eu trabalho para que haja unidade na oposição do município e cenário político de renovação, espero sinceramente que tenhamos um “acordão de oposição” e o meu nome está colocado. 2020 é comigo sim! 


Blog2 – Um dos assuntos mais debatidos na região nordeste paraense é o nepotismo, inclusive com decisão judicial em Timboteua. Se conseguir vencer às eleições, haverá nomeação de parentes em seu governo? 



FernandaNão haverá um parente nomeado caso eu esteja no Executivo. Em casa, aprendi a célebre frase que “não se pode nomear quem não se pode exonerar”. Imagine meu marido nomeado e se não for bem na sua pasta, como posso manda-lo embora? A gente deve governar com lideranças e técnicos; os parentes quando o assunto é profissional, cada um no seu quadrado. 


Blog3 – A água é um dos gargalos em Maracanã na sede e no interior do município, o que pretende fazer para encaminhar soluções ao problema? 


FernandaPrefeitura deve cuidar do município e do seu povo. Saúde, educação, geração de renda, emprego. Não costumo encontrar prefeitura vendendo água por ai. Quem tem que cuidar de água é a empresa vocacionada para isso e no Pará tem a Cosanpa. No meu governo, tratarei com o governador Helder a incorporação do sistema do Disama - que distribui água sem tratamento - pelo Estado por meio da Cosanpa que tem potencial para investir, tratar adequadamente a água e distribuí-la regularmente. Onde tem cosanpa uma família paga 24 reais de tarifa padrão, mas tem água tratada. 


Blog4 – Outro gargalo é a saúde, com constantes reclamações dos usuários que o hospital não tem estrutura adequada, não há médicos suficientes e nem as especialidades; que não há distribuição de remédios em quantidade que atenda o mínimo possível e que há muitos encaminhamentos. Enfim! Qual a sua proposta para reverter este quadro? 


FernandaA saúde em Maracanã já é plena faz tempo, mas tem atendimento de básica. Precisamos mudar isso de forma intensa. Pretendo conseguir recursos federais por meio de emendas para investir em um hospital adequado com muitos leitos, com atendimento de emergência, mas que tenha também as especialidades. Um centro de especialidades que atenda da criança ao idoso; será prioridade o cuidado com a mulher gestante. Para os casos complexos, manteremos uma equipe multiprofissional capaz de encaminhar no futuro hospital regional de Castanhal e onde houver condições adequadas de atendimento. Cuidaremos com carinho do TFD, dos maracanaenses com doenças crônicas como os renais, criaremos a Casa Maracanaense de Apoio a Saúde na capital – que inclusive é um Requerimento que consegui aprovação na Câmara, mas a Prefeitura não atendeu – com profissionais que acompanhem a evolução do quadro dos doentes de nosso município em Belém, tendo comida, dormida e vale transporte para os deslocamentos. Sei que muitos tem parentes na capital, mas não gostam de incomodar por muitos dias e a casa de apoio do maracanaense será capaz de cumprir esse papel de acolher nossos irmãos. Estará também em nosso plano de governo o funcionamento das Unidades de Saúde 24 horas nas vilas do Penha, 4 Bocas, KM 26 e Algodoal, que são vilas polos e necessitam estar de portas abertas e com profissionais de saúde para atender a qualquer momento. 


Blog5 – As grandes vilas de Maracanã não têm asfalto, não têm praças, escolas nem sempre adequadas, não há quadra de esportes. O Olhar do seu eventual governo para as vilas apresentará novidades ou a sede continuará sendo a menina dos olhos? 


FernandaSe Deus quiser venceremos com a ajuda do povo maracanaense e na primeira estação de verão do nosso governo entregaremos às comunidades o asfaltamento de duas grandes ruas nas vilas do Penha, Mota, 40 do Mocooca, 4 Bocas, KM 19 , KM 26 e Martins Pinheiro. E então seguiremos para cuidar das outras vilas e em cada verão deveremos asfaltar mais ruas no interior. Em todas as vilas polos do interior construiremos com recursos articulados nos governos federal e estadual as quadras poliesportivas, as praças e academias ao ar livre. Quem já foi na vila de São Bento na vizinha Salinas e compara com nossas vilas polos, entende o que eu estou falando. As regiões de praias terão um olhar diferente com luta permanente para conseguir recursos para orlas marítimas. É nosso desejo atrair veranistas para nossas vilas praianas, em alguns casos, até doando terrenos para que construam suas casas de férias e gerem renda e emprego. Vamos implantar na vila do Mota o polo turístico com sustentabilidade de apoio ao acesso à praia da Marieta que deve ser monitorado, pois trata-se de importante praia para a desova de tartarugas e área protegida, porém deve ser utilizada responsavelmente como atração turística. No Mota vamos atrair hotéis, pousadas, restaurante e bares. É assim que podemos gerar renda e emprego. No 40 do Mocooca, faremos a mesma coisa, justamente para potencializar o acesso à Maiandeua e Algodoal. Entretanto, temos que cuidar muito também da cidade, que ainda tem bairros para receber asfalto, novas praças na vila Nova, Liberdade e Residencial. Há muito o que fazer!


Blog6 – A orla do município teve sua última repaginação na década de 90, as encostas do 40 do Mocooca estão destruídas e até a primeira rua sumiu. Você tem um plano para tratar as questões de modo prático? 


FernandaNosso sonho será realizado com uma nova orla, que tenha diferentes níveis de acesso a maré, respeitando quem passeia, faz caminhadas, é cadeirante e quem desce para pescar e extrair caranguejo no mangue. A orla deve ser uma janela aberta para o mar sempre, mas tem que contar com equipamentos como academias, quiosques de comidas, sorvetes e bebidas, ciclovia, calçadão, acessibilidade e muito paisagismo. Precisamos de um mirante para servir como ponto de observação e contemplação das belezas do rio Maracanã. E como vou fazer isso? Simples! Saindo da minha cadeira com projetos debaixo do braço e muita luta em Brasília. Sentada e esperando nunca cairá do céu. 

Todos os anos é a mesma coisa: vilas praianas sofrem com as grandes marés e nós precisamos assegurar projetos e muita luta para conquistar os muros de arrimo. Podem anotar! No fim do primeiro ano de governo, entregaremos o caís de arrimo do 40 do Mocooca, quer seja com recursos de fora ou com recursos próprios do município, economizando com tantos penduricalhos hoje existentes. 


Blog7 – No mundo inteiro se fala de turismo! O litoral de Maracanã tem as melhores praias do norte do Brasil: Algodoal, Marieta, Fortalezinha, Santa Helena, Penha, entre outras. O que o povo pode esperar na área de turismo para que gere emprego e renda? 

FernandaNuma pergunta anterior falei sobre o plano de transformar a partir do Mota e do 40 do Mocooca os polos para o turismo, acessando as praias maravilhosas de nosso município. Além disso, temos que criar as condições para o desenvolvimento do turismo no Penha, na vila de Santa Helena, em Tracuateua e no Suá Suá. São vistas incríveis e com potencial para a pesca esportiva e turismo de aventura. Quero lançar a Marieta como a nova praia maracanaense, numa grande campanha publicitária que atraia turistas para nossa Maracanã, mas de forma responsável, com educação ambiental e preservação em parcerias com Ibama, ICM-Bio, Ideflor, APAS e Resex. 

Não posso esquecer do turismo religioso. Temos um dos círios mais antigos do estado do Pará, temos igrejas evangélicas históricas e de várias doutrinas, então, precisamos ter eventos voltados para trazer gente de fora que gaste e movimente a nossa economia. Por outro ângulo, Maracanã não tem um festival que atinja o público de todo o estado. Precisamos escolher um tema e buscar um festival capaz de ser uma grande confraternização regional e que gere renda. 



Blog8 – A vocação de Maracanã para a agricultura, o extrativismo e a pesca é uma realidade que perdura gerações. O seu possível governo terá um plano verdadeiro para os segmentos ou serão apenas números em orçamentos não cumpridos? 


FernandaO que plantamos? O que colhemos? Talvez até o banco de dados do município já se perdeu quando se fala em agricultura. Temos vilas produtivas, muitas estão às margens e nos ramais da rodovia PA 127; estão também do outro lado do rio no campo das Mangabas, mas infelizmente não são incentivadas. Primeiro vou criar o programa municipal de legalização das terras, a partir do CAR (cadastro ambiental rural) para que o pequeno produtor possa bater no peito e dizer que é dono de seu chão. Investiremos no apoio com máquinas para trabalhar a terra e a distribuição de sementes. Se Deus permitir que dirija Maracanã, criarei as casas de mariscos nas vilas do Tatuteua e Boa Esperança e no bairro da Liberdade, para que possamos habilitar o selo federal e colocar finalmente a massa e a patinha de caranguejo de Maracanã nos grandes supermercados de Belém e do Pará, assim como o mexilhão, o sarnambi e as famosas ostras do Nazaré do Seco. Lutarei de forma permanente para atrair uma empresa que trabalhe o pescado em nossa cidade, que gere emprego e exporte filés do mar. Vamos buscar tecnologias e parcerias no Sebrae para implantar a fábrica de beneficiamento de caranguejo e a de processamento de frutas na região do campo das Mangabas, ainda a de processamento do açaí na estrada PA 127. 


Blog9 – Qual a sua avaliação do governo da professora Dica? 


FernandaSou vereadora de oposição ao governo da professora Dica como toda Maracanã sabe. Mas sou oposição responsável, sem ranço e ódio. Todo governo deixa um legado, quer seja bom ou ruim. Na minha avaliação a atual gestão é tímida. Não enfrentou os problemas de frente. Falta coragem, mobilização. A gente procura, mas não acha nada tão especial, assim como uma grande obra. Até a creche da entrada da cidade está parada. Município que não consegue resolver obra federal paralisada não é bem visto por ai e nem em Brasília, pois demonstra incompetência. Por outro lado, mesmo que tenha sido obra eleitoral e o ex-governador fez isso em todo o Pará, penso que a professora Dica foi astuta ao conseguir asfalto para o São Mateus e Vila Nova. Certamente melhorou muito a vida do povo daqueles bairros. Já se vão quase sete anos de governo e isso é muito tempo para o pouco que foi feito. Eu até acredito que a gestão da professora Dica melhorou quando eu cheguei à Câmara Municipal, porque com pressão de nosso mandato funcionou um pouco melhor. 


Blog10 – Sustentabilidade é a palavra da moda. Como será a conexão de seu governo entre desenvolvimento e meio ambiente? 


FernandaMaracanã tem o fundo municipal de meio ambiente e com o programa dos municípios verdes ganhou carro e equipamentos. Precisamos agora colocar tudo isso para funcionar. Com o cadastro ambiental rural vamos também aumentar os recursos do fundo por meio do ICMS verde. A presença e a importância da RESEX de Maracanã é fundamental para que os investimentos sejam feitos adequadamente contando com o ICMBIO e o IBAMA. Vamos trabalhar intensamente para preservar áreas em Algodoal, o campo das Mangabas e a ilha do Marco. Quero em nosso eventual governo criar oficialmente a trilha Fortalezinha-Algodoal toda sinalizada e reconstruir a ponte sobre o furo. Na cidade, pretendo criar o parque municipal do Poço do Bocal com calçadão, parque infantil, lago e uma nova estrutura para nosso famoso cartão postal. 


Blog11 – Caixa Dois nas campanhas está sendo combatido pelos tribunais eleitorais no Brasil inteiro. Como será o financiamento de sua campanha no ano que vem? 


FernandaSou professora e agora advogada. Sou precavida quanto a preservação das Leis, tenho juramento constitucional como profissional e assim o farei sempre. Minha campanha será custeada de acordo com a legislação, sem qualquer afronta a legalidade. A rede social será uma ferramenta de grande valia para nossa equipe de coordenação, o que barateia a campanha. 






Blog12 – Os estudantes e pais reclamam que a merenda escolar não chega em quantidade e nunca no prazo regular; há escolas com prédios em situação de caos; muitas escolas do campo foram fechadas; comenta-se que recursos da educação estariam sendo aplicados em outras áreas. Como será a configuração da rede municipal de ensino caso o senhor ou a senhora sente na cadeira principal da cidade? 


FernandaEu amo fazer educação. Eu sempre vivi no universo da educação. Minha vó é aposentada da área de educação, minha mãe é professora, meu esposo é pedagogo. Já no primeiro ano de governo, cinquenta por cento da alimentação escolar virá dos agricultores familiares de Maracanã, porque vamos complementar os recursos federais da merenda com dinheiro do ICMS e servir proteínas: carne, frango e peixe. Queremos que Maracanã receba prêmio como merenda de qualidade e adequada. Usaremos o exemplo de Paragominas que sempre é premiada. Nosso programa de ampliação, reforma e reparos em escolas será de rotina e a cada três meses entregaremos à comunidade escolar uma unidade reformada. Os servidores da educação serão ouvidos e valorizados. A carga horária não será ferramenta de intimidação e nem de perseguição de professores em nosso governo. 

Nosso plano de educação contará com a ideia de construção da escola municipal da natureza, que motive acerca da preservação ambiental e os conceitos e princípios de cidadania. Na escola da Natureza haverá tudo o que faz parte de nosso universo cultural como casa de farinha, confecção de instrumentos de carimbó, confecção de tarrafas e tantos fazeres de nossa gente. Vamos levar os estudantes a vivenciar o que realmente é nossa região


Blog13 – As rodovias PA 430 e PA 442 que ligam regiões do município importantes para o turismo e a produção terão a sua adesão na luta pelo asfaltamento e como pretende fazer isso? 



FernandaEssa luta já tem minha adesão. Os movimentos “Filhos da Terra” e “S.O.S. Mocooca” contam integralmente com meu apoio. Toda vez que eu encontrar o governador Helder falarei sobre o asfaltamento de nossas duas rodovias. Esses caminhos asfaltados são a redenção econômica que esperamos, pois movimentarão a produção agroextrativista e o turismo. Nós vamos inaugurar se Deus quiser no nosso governo o novo acesso para Algodoal pelo Mocooca, que será então mais seguro e trará retorno econômico para todo o nosso município, assim como dividiremos a atenção do turista para que possa passar a frequentar a praia do Marieta, muito mais tranquila que o Atalaia. 


Blog14 – A Prefeitura depois de 14 anos realiza um concurso público para 142 vagas, deixando ainda de fora educação e saúde. O senhor ou a senhora é a favor de concurso público? E caso não aconteça para os segmentos de educação e saúde pretende realiza-los caso se torne prefeito(a)?

FernandaSou autora do pedido de concurso público. Fui no Ministério Público Federal do trabalho, fui na CGU em Brasília. Denunciei de todas as formas como vereadora a falta de concurso em nossa cidade. Se a prefeita não realizar o concurso da educação e da saúde, eu o farei no meu primeiro ano de governo se Deus quiser. 


Blog15 – Vice na atual modalidade eleitoral brasileira tem uma forte presença nas eleições, mas pouca visibilidade durante o governo. Apesar que o atual vice da república vem tomando o caminho do protagonismo. O senhor(a) já tem na cabeça um perfil do(a) vice ideal para sua chapa?


FernandaQuero um vice ou uma vice que seja de luta, que tenha coragem, que esteja ao meu lado, sugerindo e trabalhando. Quero muito que seja uma pessoa do interior do município ou da cidade, porém, ligada às causas do interior, pois já está na hora do olhar do governo municipal ser presente e vislumbrar também nossos irmãos que não vivem na sede municipal. 

Blog16 – Por que deseja ser o(a) prefeito(a) de Maracanã? 

FernandaEstou preparada! O mandato de vereadora me proporcionou ganhar experiência e principalmente a conhecer os caminhos e atalhos para se conseguir verbas e enfrentar de cara os problemas que temos. Não tenho medo de trabalho, comecei cedo, desde os 13 anos já ajudava minha mãe a oferecer aulas particulares em casa. Quero trabalhar mais pelo povo de Maracanã e tenho a facilidade de ser alinhada com o governador Helder Barbalho, o que se torna fundamental para que o município tenha uma relação de parceria e carinhosa com o governo do estado. Na Câmara me sinto “amarrada”, pois tenho vontade de fazer mais, porém, só estando no executivo, serei capaz de resolver o que hoje enxergo com mais sensibilidade. Quero ajudar a conduzir Maracanã a um novo tempo capaz de orgulhar nosso povo. Eu não desejo ser prefeita por vaidade, pra perseguir ninguém, penso que temos que juntar e fazer de forma coletiva o que é melhor para a população.

Quero ser prefeita para melhorar Maracanã ao lado dos maracanaenses nascidos e adotados que amam nossa terra. Nosso governo não contará com técnicos de fora, vamos valorizar os profissionais daqui. A não ser que não tenhamos profissionais em determinada área. A gestão moderna precisa ser plural, ouvir as pessoas, traçar planos de forma coletiva e efetivamente ter vontade política e disposição ao trabalho. Maracanã é maior do que todos nós e merece ser tratada como tal, como uma cidade grande. Deus nos abençoe!

Postar um comentário

6 Comentários

  1. O secretário de saúde disse em reunião que irá colocar escuta no hospital

    ResponderExcluir
  2. O secretário de saúde disse em reunião que irá colocar escuta no hospital

    ResponderExcluir
  3. Nossa, li e relir essas respostas com muito entusiasmo... que meu deu vontade até de voltar para minha cidade que tanto amo Maracanã. .. meu voto garantido com certeza .
    2020 estou junto dela��
    Desde de quando ela começou a lutar pelo concurso, eu sempre comentei que se ela viesse como candidata a prefeita eu votaria nela.

    Preciso votar e sentir orgulho de colaborar com meu voto para ela está lutando por nós,por aquela cidade e por todos que ali residem.

    Orgulhosa de vc vereadora Fernanda
    Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voto nela de novo tbm..mais como Vereadora.

      Excluir
  4. Nossa futura prefeita. Maracanã precisa de pessoas novas para administrar nosso querido município que tanto sofre.

    ResponderExcluir